Matemática- Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática- Licenciatura por Autor "Dutra, Ana Regina de Aguiar"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Competências numéricas e mentalidade de crescimento: conectando alunos da educação básica com a matemática(2021-06-21) Guardini, Maria Cristina SerafimPercebe-se, ao longo da convivência com alunos a sua falta de flexibilidade com os números e pouca conexão com a disciplina de matemática. O propósito desta pesquisa foi responder à seguinte questão: O desenvolvimento de competências numéricas e mentalidade de crescimento aprimoraram habilidades matemáticas em alunos do Ensino Fundamental – anos finais? A referência foi a proposta criada por Op’t Eynde, de Corte e Verschaffel (2002), mais especificamente, no enquadramento das crenças dos alunos na disciplina de matemática. O segundo intuito desta pesquisa foi associar a metodologia Conversas Numéricas ao aprimoramento das habilidades matemáticas através da argumentação do questionamento principal mencionado. Para isso foi realizada uma revisão literária sobre competências numéricas e mentalidade de crescimento em relação a habilidades matemáticas. A coleta de dados se deu por uma pesquisa na base de dados Scopus com o propósito de coletar trabalhos relacionados ao assunto. A análise de dados evidencia que as competências numéricas estão fortemente ligadas ao aprimoramento das habilidades matemáticas e a mentalidade de crescimento influencia a persistência e de alguma forma o rendimento acadêmico matemático.Monografia Acesso aberto Uso didático do GeoGebra: aplicações no Ensino Médio(2020) Curi, Elias Alivan de OliveiraO aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizado, com a adaptação às novas tecnologias disponíveis faz-se necessário para a contextualização das experiências vividas em sala de aula às da realidade contemporânea. Nesse âmbito, existem várias propostas para a inclusão de tecnologias de ensino, tanto de forma geral quanto de forma específica, para lecionar Matemática, especialmente no Ensino Médio. Nesta pesquisa, propôs-se a aplicação do GeoGebra como ferramenta auxiliar dentro das metodologias de ensino da Matemática no Ensino Médio, através da análise de suas aplicabilidades nos conteúdos presentes na proposta curricular desta etapa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Ainda, foram propostas metodologias de ensino com a utilização do software, de forma a sugerir métodos para sua incorporação ao currículo. Em comparação com as metodologias tradicionais de ensino, observou-se melhorias na facilidade e capacidade de apresentação de conteúdos, além da criação de possibilidades de abordagens alternativas que permitem a representação dinâmica e interativa de conceitos e conteúdos; o que indica uma grande eficiência do software utilizado no âmbito do ensino da Matemática no Ensino Médio.