Matemática- Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática- Licenciatura por Autor "Rosa, Rosana Camilo da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto As funções em diferentes contextos: uma investigação nos livros didáticos do ensino médio(2017) Demartini, WandersonO presente estudo teve como objetivo conhecer os diferentes contextos em que os autores de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio abordam as Funções Elementares. Tece importantes considerações sobre a história das Funções e destaca alguns matemáticos que deixaram suas contribuições para o desenvolvimento deste tema. Descreve as Funções Elementares enfatizando suas propriedades e características. Apresenta uma sucinta abordagem das Funções nos Parâmetros Curriculares Nacionais que evidência que a contextualização é fundamental na apropriação do conhecimento matemático, pois possibilita ao aluno criar conexões com inúmeras situações cotidianas. Os resultados deste estudo foram obtidos a partir da investigação em dois livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, que buscou conhecer os diferentes contextos e áreas de conhecimento que os autores envolvem as Funções Elementares. Constatou-se que nas obras analisadas há sintonia com as determinações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas orientações de abordagem no ensino das Funções Elementares, que enfatizam a importância da contextualização na aprendizagem deste tema.Monografia Acesso embargado Instrumento de avaliação da aprendizagem no contexto da educação matemática: algumas possibilidades para qualificar o ensino da matemática(2020) Pinto, Valquiria Patricio ThomasiO presente trabalho tem como tema A avaliação da Aprendizagem, cujo objetivo é conhecer, por meio de pesquisas bibliográficas, os instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelos professores de matemática para verificar a aprendizagem de seus alunos, possibilitando um ensino prazeroso. O trabalho traz importantes conceitos relacionados as concepções de avaliação sob a ótica de alguns autores e apresenta uma sequência didática com a temática Cálculo de Áreas. Nesta proposta didática serão utilizados instrumentos de avaliação diversificados que podem ser utilizados pelos professores de matemática de modo a possibilitar o sucesso na aprendizagem do tema em questão, resultando em uma avaliação inclusiva e construtiva e promovendo a interação professor aluno. A diversificação de instrumentos de avaliação possibilita diagnosticar erros e, partindo deles, traçar novos caminhos, no qual professor e o aluno estejam empenhados em sanar as dificuldades da aprendizagem com o intuito de construir o conhecimento, qualificando o ensino da matemática.Monografia Acesso embargado O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos(2019) Ribeiro, Joás AlvesEste trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividades para explorar conceitos da geometria plana utilizando o Tangram como uma possibilidade de tornar o processo ensino-aprendizagem da matemática, significativo e prazeroso, para alunos da Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos requer professores preparados para atuar de forma que não venha apenas compensar a escolaridade perdida do aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus estudos. Sendo assim, faz-se necessário que a ação docente seja voltada para atender esse diferencial. Utilizar metodologias diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atingir os objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria. O Tangram é um quebra cabeça, considerado por muitos estudiosos, como um recurso didático que pode de forma lúdica e concreta, propor um ensino significativo. A atividade lúdica vem a ser um grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado tornando o ambiente escolar mais agradável e amigável.