Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Autor "MAGALHÃES, Túlio Silva"
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Monografia Acesso aberto CASA - Centro de Acolhimento, Solidariedade e Afeto: centro de recuperação especializado em dependência química feminina em Catalão-GO(2024-06) OLIVEIRA, Isabella deEste estudo propõe um projeto arquitetônico para um Centro de Recuperação Especializado em Dependência Química Feminina em Catalão, Goiás, visando preencher uma lacuna nos serviços para mulheres farmacodependentes. A ausência desse centro afeta negativamente o tratamento e reintegração das mulheres, buscando-se criar um ambiente seguro e terapêutico para atender suas necessidades específicas, promovendo a recuperação física, mental e social. O projeto se baseia em pesquisa detalhada das necessidades do público-alvo e análise de casos similares, enfocando acessibilidade, segurança e bem-estar das pacientes, além do impacto positivo na comunidade. A implementação desse Centro de Recuperação é essencial para preencher essa lacuna nos serviços de reabilitação, oferecendo um ambiente propício para a reintegração das mulheres dependentes químicas.Monografia Acesso aberto Centro integral de apoio educacional (CIAE): vem ser, núcleo especializado em saúde mental e neurodesenvolvimento.(2023-12) OLIVEIRA, Lucas Michael Reinaldo deDiante do aumento de casos diagnosticados com transtorno mental comportamental e do neurodesenvolvimento, e a necessidade da criação de espaços para a abordagem educacional especial faz-se presente no processo de desenvolvimento individual. Defendida pela política Nacional de Educação Especial a Educação Especial, garante o ensino voltado para o desenvolvimento de pessoas com transtornos e a criação de espaços que auxiliem nesse processo. Diante dessa demanda, o presente estudo visa a criação de um centro educacional especializado baseado em estratégias da neuroarquitetura e suas aplicações, associada com a filosofia da semiótica e a fenomenologia da ambiência como base filosófica e cientifica para aplicação das técnicas arquitetônicas de design sensorial e conforto ambiental a fim de controlar os estímulos necessários em cada ambiente, auxiliando no processo de educação e familiaridade dos elementos arquitetônicos, com os encontrados no cotidiano ao longo da vida dos estudantes.