Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Autor "PINTO, Jamile Timoteo da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Inclusão escolar em meio à exclusão digital(2021-07) PINTO, Jamile Timoteo da Silva; SOUZA, Greiciane Simões; MONTE, Vitória Silva doEste trabalho tem como objetivo trazer conhecimentos sobre inclusão escolar nesse período de educação remota em que estamos vivendo e a exclusão digital que acomete grande parte da população, direciona-se a diversos caminhos que foram essenciais para a elaboração desse material. Para isso foram utilizados da concepção de inclusão escolar com o aporte da lei previsto na Constituição Federal de 1988; Camacho (2003) fala da importância de estabelecer um tipo de escola capaz de adaptar-se, acolher e cultivar as diferenças; Baptista (2006) fala em propor a inclusão escolar no sentido de promover a educação dos alunos em geral; Moran (2000) afirma que ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem; Silva (2018) ressalta as dificuldades enfrentadas pela sociedade por não possuir condições de acesso a equipamentos e conectividade; Lévy (1999) e o ciberespaço como mediador essencial da inteligência coletiva da humanidade. O presente artigo tem como principal objetivo mostrar as dificuldades enfrentadas por alunos e professores frente a inclusão escolar e exclusão digital, bem como o papel das redes de ensino mediante a esse processo. Alguns fatos apontam que são diversos os desafios enfrentados pela escola e por todos os que fazem parte dessa construção de conhecimento, em incluir a tecnologia no âmbito educacional. Dessa forma, entendemos que infelizmente nem todos possuem estrutura necessária para fazer parte desse meio virtual, principalmente os alunos deficientes e mostra que nunca foi tão imprescindível essa aliança educação/tecnologia, pois é percebido que é uma realidade, tendo em vista a constante evolução em ambos os âmbitos.