Relações Internacionais
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Navegando Relações Internacionais por Autor "Antônio, Terezinha Damian"
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Monografia Acesso aberto Análise da transferência do risco nos contratos internacionais de compra e venda com base na convenção de Viena e nos INCOTERMS 2010(2011) Santos, Kelly Cristina dosO objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é analisar a questão da transferência do risco nos contratos internacionais de compra e venda, com fulcro na Convenção de Viena e os Incoterms 2010. Este trabalho apresenta as peculiaridades dos contratos internacionais e de sua negociação, enfocando os contratos de compra e venda internacional e os fundamentos da Lex mercatoria, do direito do comércio internacional, de formulação dos contratos, bem como apresenta as cláusulas mais utilizadas na confecção destes. Com a intensificação da globalização, o comércio internacional pode ser considerado a mola propulsora da economia mundial. E como resultado do aumento das relações comerciais globais, verifica-se um maior volume de contratos internacionais firmados. Visando a iniciar a presente pesquisa, foram revisados vários autores nacionais. Assim, o trabalho inicia revisando a evolução histórica do comércio internacional e a formulação dos contratos internacionais e seus fundamentos. A análise proposta enfoca a solução trazida dos INCOTERMS quanto à transmissão de risco. Dado o exposto, considera-se que este trabalho possa ser útil aos interessados no estudo e na aplicação das regras analisadas (Convenção de Viena e INCOTERMS) especialmente no que tange à transmissão de risco nos contratos internacionais. Este estudo constitui uma pesquisa qualitativa baseada em dados secundários obtidos através de pesquisa bibliográfica em livros e artigos do meio eletrônico. Os dados coletados foram analisados e apresentados em forma de relatório de pesquisaMonografia Acesso aberto Análise mercadológica de exportação de embalagens flexíveis na linha de pet food produzidas pela empresa Incoplast para o Chile(2010) Bendo, Katícia GiordaniThis study has its theme the marketing analysis of flexible packaging to be export to Chile. INCOPLAST Packaging company, located in the city of Sao Ludgero, seeks the overseas market as an alternative business. The company operates in the production of flexible plastic packaging, specifically in the line of pet food. This paper seeks to answer the following research question: What opportunities and threats, strengths and weaknesses highlighted in the marketing analysis for the export of flexible packaging in the line of pet food produced by the company INCOPLAST to Chile? The aim of this study is to analyze the viability of export marketing of flexible packaging in the line of pet food produced by the company INCOPLAST to Chile. Specific objectives are: to present the conceptual aspects, reasons and export features, highlighting the factors that should be considered at an international market research, characteristic of the company under study, to characterize the product to be exported; do a study on the Chilean market flexible packaging in the line of pet food, to identify and qualify potential customers Chileans; prepare a SWOT analysis considering the micro and macro environmental variables of the Chilean market and the internal variables studied in relation to the company, analyze the collected data to propose suggestions for company. The main reasons justifying the choice of Chile are guided by the fact that this country is a traditional importer of plastic packaging from Brazil, but also in the fact that this is a country with which the company already has a good commercial relationship. This study is a qualitative research and is designed as a case study, which corresponds to deep and exhaustive study of a unit case. It's based on primary data and secondary data. Primary data were collected through observation and interview, to know the characteristics of the studied company and the products in question, as well as the variables of the Chilean market. Secondary data were collected through the literature and will serve to motivate the subject and also know the Chilean market. The method used in this study was inductive, that part of specific issues to reach general conclusions.Monografia Acesso aberto Atuação da gerência regional de comércio exterior do Banco do Brasil, localizada em Blumenau (SC), no Programa Exporta Mais(2008) Oliveira, Juliana Bittencourt deO presente relatório tem como objetivo conhecer a atuação da Gerência Regional de Comércio Exterior (GECEX) no programa Exporta Mais do Banco do Brasil, apoiando as ações de incremento das exportações do Governo Federal. A metodologia de pesquisa utilizada foi da indução naturalística, realizada através da pesquisa qualitativa de descrição. Foram coletados dados primários do local do estágio e dados secundários, em acervo bibliográfico e internet. Na revisão bibliográfica foram abordados temas como o comércio internacional, os aspectos operacionais da exportação, comércio exterior brasileiro, programas de apoio à exportação e sistema financeiro nacional, que auxiliaram na contextualização do tema e sua importância. O estágio foi realizado na GECEX, em Blumenau, onde foi possível conhecer a operacionalização do Exporta Mais. O estudo acerca do tema demonstrou que o programa busca a inserção e capacitação das micro e pequenas empresas (MPEs) no comércio internacional, através do atendimento personalizado, prestado pelos gerentes de negócios internacionais; disponibilização de serviços de consultoria às empresas em todas as etapas do processo de exportação; treinamentos; acesso a linhas de financiamento de exportação, principalmente o PROGER Exportação; e ferramentas de promoção comercial, com foco na utilização do Balcão de Comércio Exterior. A análise da operacionalização mostrou que o programa está inserido nas atuais ações de incremento das exportações do Governo Federal, que busca manter o equilíbrio da balança de pagamentos frente à elevação do volume de importação registrado no primeiro semestre de 2008. Ao final, foram propostas recomendações à Instituição para disponibilizar treinamentos sobre o programa e procedimentos básicos do comércio exterior aos gerentes de contas e funcionários que prestam atendimento às empresas pertencentes ao público-alvo; maior divulgação do balcão de comércio exterior no mercado externo; e informar as agências sobre os treinamentos desenvolvidos para o público externMonografia Acesso aberto Franquia ou licenciamento internacional, qual é o melhor negócio para o titular da marca?(2011) Rigoni, Maycon Ferreira S.Este estudo é um trabalho de conclusão de curso. O tema é franquia ou licenciamento internacional, qual o melhor negócio para o titular da marca? O objetivo geral é identificar qual o melhor negócio internacional: celebrar um contrato de franquia ou um contrato de licenciamento internacional. Este estudo apresenta a fundamentação teórica sobre globalização de mercados, competitividade internacional, internacionalização, negócios internacionais e mercados internacionais. A análise e apresentação dos dados abordou contratos internacionais, contrato de franquia internacional, contrato de licenciamento internacional, vantagens e desvantagens dos contratos de franquia e de licenciamento e análise comparativa entre os contratos de franquia e de licenciamento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica por utilizar matérias de outros autores, como livros e matérias disponibilizados em sites de internetMonografia Acesso aberto Importação de matéria-prima da Áustria para fabricação de carimbos pela empresa Globo carimbos(2010) Sousa, Alessandro Alcini deEste estudo é um trabalho de conclusão de curso que possui como tema a importação de matéria-prima da Áustria para fabricação de carimbos pela empresa Globo Carimbos. O problema de pesquisa é entender como ocorre o processo de importação de matéria-prima da Áustria realizado pela Globo Carimbos. O objetivo geral desse trabalho consiste em analisar o processo de importação de matéria-prima da Áustria para fabricação de carimbos pela Globo Carimbos. Como objetivos específicos, destacam-se: apresentar os aspectos conceituais, operacionais e tributários de importação; apresentar os fatores micro e macro ambientais considerados no estudo de mercado; caracterizar a empresa Globo Carimbos; fazer um estudo do mercado austríaco de matéria-prima para carimbos; relatar um processo de importação realizado pela empresa Globo Carimbos; analisar os dados coletado para propor sugestões à empresa. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como característica principal ser um estudo de caso. O estudo de caso é uma investigação com características peculiares, pois incide intencionalmente sobre uma situação específica que se presume ser única ou especial, procurando descobrir o que há nela de mais fundamental e específico, compreendendo assim globalmente um determinado fenômeno ao qual o investigador atribui importância. Ao mesmo tempo, a pesquisa é definida como descritiva, pois o estudo apresenta as características reais da empresa, sem emitir juízos de valor ou gerar mudanças. A forma de coleta e análise dos dados foi através da pesquisa bibliográfica em livros, fontes na internet e contatos com a empresa alvo do estudo. A revisão bibliográfica aborda aspectos operacionais, tributários de importação, os incoterms, formas de financiamento às importações, descrição dos documentos utilizados na importação, os modais de transportes utilizados na importação, sobre o despacho aduaneiro e regimes aduaneiros, além dos fatores considerados na pesquisa de mercado tais como os aspectos conceituais de mercado e pesquisa de mercado, fatores macroambiente e microambientes, fornecedores e pesquisa de fornecedores. A apresentação e análise dos dados tratam da caracterização da empresa Globo Carimbos, do estudo do mercado austríaco de carimbos, destacando fatores micro e macroambientes relevantes, a analise do mercado interno de matéria-prima para carimbos e o relatório e analise dos dados coletos junto a empresa alvo desta pesquisa. De acordo com os dados obtidos os objetivos específicos foram alcançados com sucesso. Ao final deste estudo, apresentam-se as conclusões e as recomendações para a empresaMonografia Acesso aberto A influência da cultura nas negociações empresariais entre o Brasil e a Rússia(2011) Medeiros, Ricardo FlorianoEste monografia tem por objetivo destacar os fatores culturais que influenciam as negociações empresariais entre o Brasil e a Rússia. Trata-se de um tema que visa explicar qual o impacto da cultura na formação dos negociadores brasileiros e russos e em que aspectos essa variável pode ser negativa em uma negociação empresarial. O objetivo geral deste trabalho é analisar os fatores culturais que influenciam as negociações empresariais entre o Brasil e a Rússia. Os objetivos específicos são os seguintes: apresentar os aspectos gerais das negociações e as técnicas de negociação; destacar a influência da cultura nas negociações internacionais; analisar o perfil do negociador brasileiro; analisar os aspectos culturais da Rússia; analisar o perfil do negociador russo; diagnosticar como realizar boas negociações empresariais entre Brasil e Rússia; propor sugestões para novos estudos sobre o tema. Para isso propõe-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A revisão bibliográfica deste relatório apresentou os conhecimentos teóricos sobre negociação e cultura. A apresentação e analise dos dados levantados buscaram responder a pergunta de pesquisa. Também foram apresentadas as conclusões e recomendações ao final do estudoMonografia Acesso aberto A licitação da duplicação da BR 101 e seus reflexos na exportação do arroz no vale do Araranguá, SC(2011) Becker, HelenO tema deste trabalho de conclusão de curso é os reflexos do atraso das obras de duplicação da BR 101, no trecho entre Florianópolis, SC e Passo de Torres, SC nas exportações do arroz do Vale do Araranguá, SC. A exportação nada mais é que a saída de bens, produtos ou serviços de um país de origem para outra nação. Trata-se de uma atividade econômica com regulamentação própria, que depende de fatores externos ligados a infraestrutura de um país. O objetivo geral deste estudo é destacar os reflexos do atraso da duplicação da BR 101, trecho sul, em relação às exportações de arroz do Vale do Araranguá, SC. São objetivos específicos: realizar a fundamentação teórica sobre o tema; apresentar os aspectos históricos e o processo licitatório da duplicação da BR 101; destacar as obras rodoviárias previstas e realizadas no trecho sul da BR 101 entre Florianópolis e Passo de Torres com vistas à duplicação da rodovia; identificar os atrasos ocorridos na duplicação do trecho sul da BR 101 e seus reflexos para a sociedade sul catarinense; avaliar os reflexos dos atrasos para as exportações de arroz do Vale do Araranguá, SC e, propor recomendações a partir do estudo realizado. A revisão bibliográfica abordou aspectos sobre a globalização, competitividade internacional, internacionalização, negócios internacionais, exportação, licitação, mercados e transportes internacionais. A apresentação e análise dos dados abordam a duplicação da BR 101 no trecho entre Florianópolis e Passo de Torres, destacando a história, o processo licitatório, as obras realizadas, os atrasos e os reflexos na economia da região, especialmente, na rizicultura do Vale do Araranguá, SC. Ao final, apresentam-se a conclusão e as recomendaçõesMonografia Acesso aberto Oportunidades, ameaças e estratégias de marketing para o lançamento da escova contínua para limpeza de peças para o mercado chileno(2008) Souza, Heloisa Durante deThis report has as its objective to identify the opportunities, threats and marketing strategies to launch the cleaning continuos brush to the chilian market. The inquiry was the qualitative, through the naturalistic indution methpd. Primay information was collected a survey in the company, and secondaryu information was colleted in books, magazines and the internet. The bibliographical review approached the international marketing mix, company invionment analysis. It also explained the marketing strategies and the marketing plans, specifying questions such as the costumer importance to the company, bussines to business marketing, the company buying process, the maketing satrategies study and strategic diagnosis.The training took place at Servitech, in Tubarão, a company that acts in the sector of equipments to the ceramics industries, manufaccturing ceramics machines and suppliing laboratorial equipments. The training report analysis, through the information from the company, the product ande the macroenvionmentals and sectorials factors of the chilean market, reported the opportunities and threats, strong and weak points related to the market and the company. In conclusion, after the analysis recommendations were proposed marketing strategies to the produtc launch in the chilean Market.Monografia Acesso aberto Pesquisa de satisfação do hóspede estrangeiro com a prestação de serviço do Delupo Apart Hotel em Criciúma, SC(2010) Cologni, GiseleO presente relatório apresenta em sua estrutura quatro capítulos, tendo como objetivo geral, identificar o grau de satisfação do hóspede estrangeiro pelos serviços prestados pelo DELUPO APART HOTEL. São objetivos específicos, destacar aspectos conceituais e característicos sobre atendimento e satisfação de clientes; apresentar noções sobre marketing e marketing de serviços; conhecer noções sobre marketing de turismo e de hospitalidade; caracterizar a empresa DELUPO APART HOTEL; realizar uma pesquisa de satisfação de clientes com hóspedes estrangeiros; analisar os resultados da pesquisa realizada com tais clientes e por fim, analisar os dados coletados para propor recomendações à empresa a partir do estudo realizado. Este trabalho é considerado um estudo de caso, utilizando o método indutivo. Os dados foram coletados, em fontes secundárias, por meio de pesquisa bibliográfica, para fundamentar o tema proposto e em fontes primárias, através de questionário aplicado aos hóspedes do hotel. A revisão bibliográfica abordou temas relacionados com a satisfação de clientes, características de atendimento, noções de marketing, marketing de serviços, noções de turismo e hospitalidade e afins. O capítulo da apresentação e análise de dados apresentou e analisou os dados coletados sobre a pesquisa quantitativa realizada com trinta hóspedes estrangeiros do DELUPO APART HOTEL. Ao final foram expostas as conclusões e recomendações a partir dos resultados alcançadosMonografia Acesso aberto Questões do gênero nas negociações empresariais internacionais(2011) Farias, Sheila BorgesCom a evolução cada vez mais acelerada da globalização, os países, e consequentemente as empresas, vêm se integrando na mesma velocidade, de forma a aumentarem suas relações internacionais e o intercâmbio de informações. Porém, o ponto mais importante desse relacionamento é a cultura do país com o qual se está negociando e é considerada importante pelo simples fato de que seu desconhecimento pode levar a perder tudo. O presente trabalho tem por objetivo geral mostrar como se manifestam as questões do gênero nas negociações empresariais internacionais. Foi analisada a cultura de cada região do globo como: Europa Ocidental, Europa Oriental, América do Norte, América Latina, Oriente Médio, África do Norte, Ásia e Orla do Pacífico e África ao sul do Saara. Como a mulher é vista por esses países na mesa de negócios, como ela é tratada e se isso interfere no resultado final da negociação. A diversidade cultural é muito grande dentro do nosso próprio país, imagina aoampliarmos isto em nível mundial, por este fato, não se deve nunca deixar de estudar a cultura do país com o qual vai se negociar. Assim como os hábitos, costumes e culturas que permeiam todas as negociações internacionais funcionam como fatores capazes de facilitar ou dificultar os bons resultados. Os resultados mostram que a cultura de um país é um fator determinante no processo de negociações internacionais e assim, tornasefundamental o seu conhecimento de maneira clara por parte dos negociadores, para obter melhores resultados nas negociações e não se indispor com o país anfitrião. O estudo mostrou que a mulher em alguns países é aceita na mesa de negociação e em outros não. A pesquisa foi desenvolvida através do método qualitativo por meio de pesquisa bibliográficaMonografia Acesso aberto A ZPE como mecanismo de parcerias e investimentos internacionais(2010) Torres, Oscar Manuel ChaparroO tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) como mecanismos de parcerias e investimentos internacionais. Comércio Exterior consiste na reciprocidade de negociações de compra e venda internacional de mercadorias e serviços, que ocorrem entre países ou entre empresas, o que conhecemos como importação e exportação. Trata-se de uma atividade econômica com regulamentação própria. O objetivo deste trabalho é identificar as razões pelas quais a Zona de Processamento de Exportação de Imbituba - SC, ainda não está funcionando, bem como, apresentar os aspectos conceituais, negociais e operacionais de exportação; destacar os aspectos conceituais e as características das zonas de processamento de exportação; comentar sobre as experiências internacionais e a situação atual das ZPEs no Brasil; analisar as vantagens e desvantagens oferecidas pelas zonas de processamento de exportação ao país, ao município de Imbituba e às empresas; apresentar um relatório sobre a instalação da Zona de Processamento de Exportação de Imbituba - SC; e analisar os dados coletados para propor sugestões para novos estudos. A revisão bibliográfica abordou aspectos sobre exportação, zona franca e zona de processamento de exportação. A apresentação e análise de dados trataram sobre as características de Zona Franca e Zona de Processamento de Exportação (ZPE), bem como, as razões que impedem o funcionamento desta ZPE em Imbituba. Conforme o estudo, um dos motivos pelos quais a ZPE de Imbituba ainda não está funcionando é a falta de liberação dos pedidos de autorização por parte do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio; o excesso de burocracia por parte do MDIC e da Receita Federal para o alfandegamento das empresas interessadas em instalar-se na ZPE de Imbituba é outro motivo pelo qual, a implementação desta zona de exportação ainda não ocorreu. Ao final, foram apresentadas algumas recomendações