Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Autor "DIAS, Ricardo Nicolau"
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Monografia Acesso aberto Edifício multifuncional Flamboyant(0024-06) CASTRO, Alana Teixeira Souza deEm resposta à corrida constante do crescimento urbano, muitas cidades em busca pela rápida modernização se perderam no desornado processo de expansão, sem um adequado planejamento urbano, resultou em cidades segregadas, com seus setores isolados, serviços, habitação e lazer separados de maneira a se tornarem ao invés de funcional para a comunidade, se tornam obstáculos ao alcance das cidades funcionais. O projeto tem como objetivo abordar as necessidades de empreendimentos multifuncionais, de maneira a atender várias demandas em um só lugar, proporcionando valor econômico e social para toda comunidade ao seu entorno, se fundamentando na análise que o crescimento urbano apresenta e a distribuição desordenada entre seus diversos setores. O trabalho é estruturado em pesquisa teórica, buscando diretrizes que fundamentem a aplicação do projeto, além da pesquisa de campo, levantando dados do próprio terreno que se propõe materializar o empreendimento.Monografia Acesso fechado Projeto para uma galeria comercial na cidade de Jataí - GO(2024-06) MICHELI, Camila Assis Neuwald SilvaO surgimento dos edifícios comerciais marca um importante marco na história da arquitetura e da sociedade como um todo. As galerias comerciais são um empreendimento empolgante que visa proporcionar uma experiência projetual única. Essas estruturas desempenharam um papel crucial no desenvolvimento econômico e social, proporcionando espaços dedicados ao comércio e ao intercâmbio de bens e serviços. Os primeiros indícios de edifícios comerciais remontam as civilizações antigas, como os sumérios, babilônios e egípcios, que desenvolveram mercados e praças públicas onde as pessoas podiam comprar, vender e trocar mercadorias. As galerias comerciais, a princípio, surgira como espaços para criar novas áreas de venda ao público, livres de veículos automotores, permitindo uma ampla visão das vitrines pelos transeuntes. As estratégias projetuais empregadas em edifícios comerciais evoluíram significativamente ao longo das épocas, refletindo não apenas os avanços na arquitetura, mas também as mudanças nas necessidades, tecnologias e preferências das sociedades. No Brasil, houve uma influência significativa do modelo europeu de comércio, mas o crescimento do setor terciário brasileiro só se assemelhou a esse modelo no início do século XX e, posteriormente, ao modelo americano. Atualmente, as galerias comerciais continuam a evoluir. Elas se adaptaram às mudanças no comportamento do consumidor e à ascensão do comércio online. Muitas galerias agora oferecem uma variedade de lojas, restaurantes, cafés e entretenimento para atrair clientes.