Engenharia Elétrica
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Navegando Engenharia Elétrica por Autor "Chaves Batista, Thiago Henrique"
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Monografia Acesso aberto Implantação de controle PID com inversor de frequência para exaustão de gases em ambiente controlado(2022-12-13) De Sousa Júnior, Edson Alves; Delfino Ferreira, Filipe Martimiliano; Da Silva Santos, Samuel Lucas; Chaves Batista, Thiago HenriqueMesmo com o avanço de novas tecnologias e novas fontes de energia aplicadas a veículos, assim como é possível ver o exemplo dos carros elétricos, ainda se vê uma vasta dependência da aplicação de motores a combustão e, por consequência dessa dependência, uma grande emissão de gases podendo ser prejudicial à saúde. Podemos encontrar um largo campo de aplicação para motores a diesel na indústria, tanto no uso de caminhões quanto em tratores e geradores. Os motores de combustão necessitam periodicamente de manutenções e testes em ambientes controlados para manter seu pleno funcionamento. A composição dos gases gerados pelo escape proveniente do processo de combustão interna é nociva ao organismo humano em curto e longo prazo de acordo com a taxa de exposição ao mesmo. Este trabalho estuda a viabilidade da aplicação de um exaustor controlado por um sistema de controle dinâmico que emprega o uso de um inversor de frequência associado a um detector de gás que gera um sinal de 4 a 20mA, tendo como foco a otimização do processo de teste e eficiência energética. Através da medição dos níveis de gás realizada a partir de um sensor de gases, é acionado o motor do exaustor, com velocidade proporcional ao sinal de corrente enviado o ao inversor de frequência com controlador PID integrado que trabalhará as variáveis do processo e ao realizar as conversões de acordo com a parametrização acionará o motor, proporcionando assim um ambiente adequado para a permanência dos operadores e pessoas que tenham atividades a serem executadas no local. O emprego do sistema proporciona a adequação do ambiente fechado a níveis estáveis de gás, permitindo maior segurança aos operadores e funcionários que transitam no local, além de gerar economia no consumo energético, devido ao controle dinâmico que aciona o motor de forma proporcional ao volume de gás no ambiente.