Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Absenteísmo (Trabalho)"
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Monografia Acesso aberto As estratégias utilizadas por psicólogos em relação ao absenteísmo nas organizações em que atuam(2009) Cima, Natália PereiraO absenteísmo, considerado como a ausência do funcionário ao trabalho, é um fenômeno presente nas organizações que traz prejuízos para esta e para o próprio funcionário. O psicólogo organizacional e do trabalho tem como foco a saúde física e psicológica do trabalhador tendo como principal objetivo manter o equilíbrio entre as expectativas deste e da organização. Para atingir este equilíbrio é necessário que o psicólogo tenha conhecimento das suas possibilidades de intervenção bem como uma visão dinâmica de todo o sistema organizacional no qual está inserido. Neste sentido, a presente pesquisa teve como principal objetivo analisar as estratégias utilizadas por psicólogos em relação ao absenteísmo nas organizações em que atuam. Para isto, foram elaborados dois instrumentos de coleta de dados, uma entrevista e um questionário que foram aplicados em quatro psicólogos que trabalham em supermercados de grande porte da região da grande Florianópolis. A coleta de dados foi realizada individualmente com cada participante e ocorreu no próprio local de trabalho dos mesmos. A partir da coleta de dados, ao identificar a concepção de absenteísmo segundo os psicólogos da organização, foi possívelperceber que todos vêem o absenteísmo como a ausência do funcionário, seja esta por motivos legais, como férias, licenças, problemas de saúde comprovados por atestado médico etc, ou não legais, como no caso em que o trabalhador falta por motivos que não são previstos na legislação acarretando num desconto do seu salário. Ao verificar a existência de acompanhamentos do índice de absenteísmo na organização, percebeu-se que estes ocorrem em todas as organizações pesquisadas, porém, em uma delas este acompanhamento acontece de maneira informal, com base no dia-a-dia dos trabalhadores por meio de um acompanhamento mais pontual e individual, enquanto que nas outras organizações este acompanhamento se dá com base em planilhas e índices numéricos. Ao apontar os motivos do absenteísmo segundo a percepção dos psicólogos, constatou-se que os mesmos consideram que os motivos são relacionados à questões do sujeito, não mencionando uma possível implicação da organização na ocorrência do absenteísmo. Ao identificar as propostas de intervenção dos psicólogos frente ao absenteísmo, notou-se que estes muitas vezes não relacionam suas intervenções diárias na organização com o absenteísmo e não realizam algumas intervenções que consideram pertinentes por falta de tempo ou requisitos financeiros disponibilizados pela organização. Ao conhecer as ações realizadas na organização em relação ao índice de absenteísmo que não contam com a intervenção do psicólogo, foi possível identificar ações que são realizadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e que poderiam também contar com o apoio do psicólogo mais que não contam. Diante desta pesquisa foi possível verificar que o psicólogo realiza muitas práticas, porém, muitas vezes não as integra para que uma contribua com a outra. A intervenção do psicólogo deve então ser cada vez mais estratégica para benefício do sujeito e organizaçãoMonografia Acesso aberto A percepção de funcionários acerca de fatores que influenciam a ocorrência de absenteísmo na sua organização de trabalho(2009) Macedo, Iara ReginaO absenteísmo nas organizações de trabalho tem preocupado gestores de diversos segmentos empresarias devido às conseqüências que traz para a organização e para funcionários. Além de gerar prejuízos financeiros diretos e indiretos para a sociedade, comprometem o desenvolvimento do trabalho e a saúde do trabalhador. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo caracterizar a percepção de funcionários acerca de fatores que influenciam a ocorrência do absenteísmo na organização em que trabalham. Para desenvolver esta pesquisa o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado a 105 funcionários que trabalham em três organizações de trabalho de grande porte da região de Florianópolis. O questionário foi aplicado aos funcionários pela pesquisadora em um ambiente da própria empresa. A partir da coleta de dados, ao identificar a percepção dos funcionários sobre os motivos que levam a ocorrência do absenteísmo, foi possível evidenciar, que determinadas características da organização de trabalho repercutem em adoecimento do funcionário e consequentemente geram o absenteísmo. Ao identificar a percepção dos funcionários sobre as implicações da ocorrência do absenteísmo para os funcionários, foi possível perceber que o funcionário faltar ao dia de trabalho ele deixa de receber o benefício oferecido pela organização, o dia faltado é descontado ou recebe advertência, portanto esta política de ¿punição¿ por parte da organização pode gerar insatisfação ao funcionário. Outra implicação identificada é que quando um funcionário falta ao trabalho sobrecarrega os demais colegas de trabalho. No que se refere às implicações da ocorrência do absenteísmo para a organização de trabalho os funcionários compreendem que a organização tem prejuízo, como atraso na produção e atraso no prazo de entrega de mercadorias. Porém, quanto à percepção que os funcionários têm sobre a intensidade dos prejuízos para organização quando um funcionário se ausenta, é que o prejuízo é pequeno. A pesquisa revelou que os índices de absenteísmo podem estar relacionados ao adoecimento físico e psíquico dos funcionários em função de aspectos da organização de trabalho, como por exemplo, as condições de trabalho. A pesquisa ratifica ainda, a relevância do desenvolvimento de políticas e de práticas de gestão que promovam saúde e bem estar aos funcionários para que haja redução do absenteísmo