Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Administração de empresas"
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Monografia Acesso aberto Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social(2009) Santana, Emanuelle RibeiroFreqüentemente são vistas no cotidiano diversas empresas que se vinculam às práticas de responsabilidade social, uma prática que está sendo incorporada e operacionalizada por estas de várias formas. Todavia, são muitas as especulações sobre o real envolvimento da empresa com as causas sociais. O presente estudo refere-se à caracterização dos processos que envolvem objetivos e decisões por parte das empresas ao empreenderem ações de responsabilidade social, tema cada vez mais debatido e questionado pelas diversas áreas e campos de conhecimento. Para alcançar este objetivo foram analisados três casos de empresas de grande porte da região da Grande Florianópolis. O trabalho, de natureza qualitativa, é classificado como uma pesquisa exploratória e utiliza a entrevista semi-estruturada e análise documental para a coleta de dados. Os informantes foram três gestoras indicadas pela empresa para participar da pesquisa. O estudo teve como objetivos específicos: identificar as políticas e ações de responsabilidade social da empresa; levantar entre os gestores, as motivações explicitadas para as ações de responsabilidade social; descrever a percepção de gestores acerca da responsabilidade social; identificar a percepção de gestores sobre o impacto das ações de responsabilidade social para o contexto social e para a empresa. A partir dos dados coletados, foram criadas categorias à posteriori, e num segundo momento, os conteúdos foram analisados e vinculados ao referencial teórico. Após o processo de análise, constatou-se que os casos se diferenciam pelo modo com que operacionalizam as ações de responsabilidade social e que os motivos para as ações podem ser de ordem pessoal, sociais ou econômicos de acordo com os valores culturais e objetivos dos negócios. Quanto ao objetivo, sobre as políticas e ações de RS evidenciou-se que as ações de RS para o público externo estão relacionadas à ONGs, doações para instituições filantrópicas ou ações compensatórias pelo impacto que o tipo de negócio acarreta. Estas ações deixam pouco claro quais investimentos sociais são advindos propriamente das empresas. No objetivo sobre as motivações explicitadas para as ações, foram identificadas motivações de acordo com a religiosidade individual de uma das gestoras ou imagem institucional para a sociedade e para a comunidade que é contemplada pelas ações. De acordo com o objetivo sobre a percepção acerca da RS, esta aparece atrelada à religiosidade ou em exigências do mercado ou numa mistura entre os termos RS, sustentabilidade ou compensação. Por último, sobre objetivo sobre os impactos das ações na empresa e no contexto social, estes estão atrelados á benefício pessoal e na 7 integração dos funcionários, relacionamento positivo perante á comunidade ou resultados positivos no desenvolvimento local relacionado ao público-alvo. Estes vários conceitos e motivos diferenciados configuram-se numa mistura de significados acerca do tema responsabilidade social. Neste sentido, as empresas por falta de precisão, e por vezes de conhecimento, utilizam do termo para nomear ações filantrópicas e de obrigação social. São necessárias pesquisas que dêem subsídios para as empresas atuarem de forma efetiva com a RS, pois estas utilizam do termo para justificar a sua contribuição para o desenvolvimento social.Monografia Acesso aberto Os sentidos atribuídos à mudança organizacional por gerentes que atuam em uma empresa familiar(2010) Martinho, Cidiane RobertaO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar os sentidos que os gerentes que atuam em uma empresa familiar atribuem à mudança organizacional. Para alcançar esse objetivo buscou-se identificar os aspectos vinculados a mudança organizacional; identificar os aspectos da cultura organizacional e verificar a importância da mudança organizacional em relação à sobrevivência da empresa. A pesquisa caracterizou-se como exploratória e seu delineamento foi um estudo de caso. Para a obtenção dos dados foi realizada um entrevista semi-estruturada com cinco gerentes de uma empresa familiar localizada na Grande Florianópolis - SC. A coleta de dados ocorreu em dias diferentes, sendo que quatro foram realizadas na empresa e uma fora da empresa, tendo duração aproximada de 40 minutos. As informações obtidas pelas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo e organizadas em categorias a posteriori. Conforme os dados coletados identificou-se que todos os entrevistados são do sexo masculino, e que a média de trabalho na empresa é de 14 anos. De acordo com a análise percebeu-se que algumas mudanças ocorridas na empresa familiar foram planejadas, como a mudança de produtos comercializados, a estrutura física e a localização da empresa, e outras ocorreram sem planejamentos, como a divisão de setores e a mudança de procedimentos internos. Diante das mudanças ocorridas verificou-se que fatores internos, como a qualificação e a participação de todos, e fatores externos, como a exigências do mercado e a concorrência, foram os que contribuíram para que as mudanças organizacionais acontecessem dentro da empresa. Notou-se que por se tratar de uma empresa familiar alguns aspectos da cultura organizacional foram considerados facilitadores e outros dificultadores para a efetivação das mudanças. Viu-se também a importância atribuída às mudanças realizadas para a sobrevivência da empresa, sendo este um processo motivador e satisfatório, porém que acarreta algumas dificuldades e desgastes. Verificou-se que nesta empresa familiar analisada, a mudança organizacional é compreendida como qualquer alteração, planejada ou não, porém, para que essas mudanças sejam realizadas, a participação de todos no processo é tido como papel importante, para um melhor resultado