Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Adolescência"
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Artigo Científico Acesso aberto Implicações padrão Barbie: sentidos que meninas adolescentes atribuem aos padrões de estética e idealização do corpo.(2018) Cardoso, JenniferO presente estudo objetivou problematizar as narrativas de um grupo de meninas adolescentes de uma escola pública da região da grande Florianópolis acerca dos sentidos que atribuem às noções de “padrões de estética” e “idealização do corpo”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada por meio de um grupo focal/reflexivo. O número de participantes foi de oito meninas com idade entre 17 e 19 anos, que cursavam o Ensino Médio regular do mesmo ou diferente turno escolar. A pesquisa foi realizada durante três encontros de uma hora cada, ao longo de uma semana, Para análise dos dados, seguiu-se a metodologia de análise das Práticas Discursivas e de Produção de Sentidos de Spink e Medrado. Observou-se com esta pesquisa a importância de proporcionar um espaço reflexivo juntamente com as adolescentes e também a necessidade de potencializar a voz e os sentidos atribuídos a temática tanto dentro do âmbito escolar quanto nas relações familiares e sociais.Artigo Científico Acesso aberto Percepções de psicólogos clínicos acerca da depressão em adolescentes e a importância da psicoterapia para estes casos(2017) Silva, Lisandra MargareteEncontra-se em escalada o número de casos de transtornos de humor entre adolescentes, principalmente casos de depressão. Com o intuito de buscar mais informações e recursos para o planejamento de intervenções psicológicas no tratamento psicoterápico deste público, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar a percepção de psicólogos clínicos acerca da importância da psicoterapia para casos de depressão em adolescentes. Visa contribuir para o conhecimento acerca do tema, assim como, apontar quais estratégias de cuidado têm sido utilizadas no tratamento de adolescentes em depressão e os desafios desse trabalho. Caracteriza-se, quanto aos seus objetivos, como de caráter descritivo, de natureza qualitativa, tem corte transversal e delineamento estudo multicaso. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada, gravada, com seis profissionais da Psicologia, formados há pelo menos três anos, que trabalham ou já trabalharam anteriormente com adolescentes com depressão. Após a coleta de dados, foi feita a transcrição das respostas fornecidas evitando alteração nas mesmas. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias a posteriori que deram base para a análise e interpretação dos dados. Esta análise foi feita através da técnica de análise de dados de Lawrence Bardin. Como resultado deste trabalho, compreendeu-se que a adolescência, na percepção de psicólogos clínicos, é considerada uma fase de intensas transformações biopsicossociais e que, após o surgimento das tecnologias virtuais, tem sido extremamente influenciada por estas. Acerca da perspectiva destes profissionais, em relação à depressão na adolescência, pode-se observar o quanto há semelhanças entre os sintomas que podem ocorrer nesta psicopatologia e as características consideradas “normais” desta fase da vida humana e, devido a estas semelhanças, encontram-se as dificuldades para um diagnóstico preciso. Outro aspecto importante, abordado em relação à depressão na adolescência foi a influência do vínculo familiar na compreensão da doença. Com relação às estratégias de cuidado e os maiores desafios encontrados no acompanhamento de adolescentes em depressão, foi possível concluir a importância do diagnóstico planejado e feito por equipe multidisciplinar; que a psicoterapia é indispensável nestes casos, além de terapias complementares e possibilidade de uso de antidepressivos em casos mais graves, feito de forma controlada pelo profissional médico. Com relação às técnicas utilizadas no tratamento, evidenciou-se que há uma multiplicidade delas, tais como, técnicas corporais, diálogo terapêutico e trabalho lúdico. Demonstrou-se ainda a necessidade de que a família e os profissionais que acompanham o adolescente com depressão estejam associados e alertas para a possibilidade de suicídio, buscando protegê-lo, tornando-o consciente de suas escolhas. Entre os maiores desafios citados, estão a possibilidade de suicídio e as dificuldades no trabalho de conscientização dos familiares acerca desta psicopatologia. Relacionado à prevenção, mostrou-se relevante informar à família e à sociedade acerca das características da adolescência e da depressão e suas influências nesta fase.