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Navegando Letras por Assunto "Língua Portuguesa"
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Monografia Acesso aberto A literatura local como facilitadora para o ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa do 6º ao 9º ano, a partir da obra: "A Serra dos Dois Meninos", de Aristides Fraga Lima(2021) Santos, Genicélia Leal dosO presente trabalho monográfico apresenta enquanto temática: A literatura local como facilitadora para o ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, a partir da obra: "A Serra dos Dois Meninos", de Aristides Fraga Lima. Diante do supracitado tema, tem-se como objetivo geral: compreender como a literatura local pode ser usada como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Já referente aos objetivos específicos: pesquisar as principais fontes teóricas acerca do valor pedagógico que a literatura local exerce para o ensino-aprendizagem; identificar os saberes essenciais na construção de competências cognitivas a partir do uso da literatura local nas aulas de Língua Portuguesa; analisar as potencialidades pedagógicas presentes na obra: “A Serra dos Dois Meninos”, de Aristides Fraga Lima. Como base teórica, utilizou-se, principalmente, Cândido (1970), Gonçalves e Bellodi (2005), Lajolo (1986), Oliveira (2016) e Brasil (2017). No que diz respeito a metodologia usada para a concretização desse estudo, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. Nota-se que a obra em análise (A Serra dos Dois Meninos) é crucial para o ensino, por exemplo, das variações e mudanças linguísticas, dos elementos da narrativa, bem como dos saberes identitários, especialmente da vida do sertanejo nordestino, todavia, para tanto, é indispensável desenvolver propostas de aulas em torno de sequência didática, a fim de sistematizar e contextualizar tais conteúdos.Monografia Acesso aberto “NA LÍNGUA, NADA É POR ACASO”: A etimologia latina como ferramenta didática no ensino de Língua Portuguesa(2021) Feitoza, VitóriaEste trabalhado visou fomentar o uso do Latim nas aulas de Língua Portuguesa como ferramenta didática que possibilita ao educando um conhecimento mais amplo a respeito da história da sua língua. A língua latina, conhecida como a língua mãe do português se encaixa nesse contexto como facilitador de ensino que trabalha a lógica, o raciocínio, e o conhecimento sobre fatores linguísticos na morfologia e no léxico. Foi proposto por meio da produção de uma árvore genealógica, ver, de maneira explícita, as influências e derivas deixadas pelo latim em muitos termos na Língua Portuguesa. Essas influências rodeiam a Língua Portuguesa desde a sua história como língua oficial do Brasil, seja de maneira consciente ou inconsciente. Alguns desses fenômenos também encontram-se presentes na variação linguística e a falta de conhecimento etimológico a respeito desse assunto é o que, muitas vezes, acarreta o preconceito linguístico na sociedade por alguns falantes. Ensinar esses aspectos e fenômenos presentes na Língua Portuguesa, torna-se importante na compreensão do porquê o falante recupera e retira fragmentos do Latim para a composição ou criação de novas palavras. E, dessa forma, levando ao aluno entender que esses fenômenos presentes na língua, não são por acaso.