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Navegando Letras por Assunto "Variação linguística"
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Monografia Acesso aberto A literatura local como facilitadora para o ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa do 6º ao 9º ano, a partir da obra: "A Serra dos Dois Meninos", de Aristides Fraga Lima(2021) Santos, Genicélia Leal dosO presente trabalho monográfico apresenta enquanto temática: A literatura local como facilitadora para o ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, a partir da obra: "A Serra dos Dois Meninos", de Aristides Fraga Lima. Diante do supracitado tema, tem-se como objetivo geral: compreender como a literatura local pode ser usada como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Já referente aos objetivos específicos: pesquisar as principais fontes teóricas acerca do valor pedagógico que a literatura local exerce para o ensino-aprendizagem; identificar os saberes essenciais na construção de competências cognitivas a partir do uso da literatura local nas aulas de Língua Portuguesa; analisar as potencialidades pedagógicas presentes na obra: “A Serra dos Dois Meninos”, de Aristides Fraga Lima. Como base teórica, utilizou-se, principalmente, Cândido (1970), Gonçalves e Bellodi (2005), Lajolo (1986), Oliveira (2016) e Brasil (2017). No que diz respeito a metodologia usada para a concretização desse estudo, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. Nota-se que a obra em análise (A Serra dos Dois Meninos) é crucial para o ensino, por exemplo, das variações e mudanças linguísticas, dos elementos da narrativa, bem como dos saberes identitários, especialmente da vida do sertanejo nordestino, todavia, para tanto, é indispensável desenvolver propostas de aulas em torno de sequência didática, a fim de sistematizar e contextualizar tais conteúdos.Monografia Acesso aberto "Nóis prantemo e nóis vamo cuiê": análise de aspectos linguísticos na obra “Mané Tomé, o Liberto”, de Aristides Fraga Lima(2021) Santos, Jeane Tereza RosaO presente trabalho apresenta uma análise sobre a importância da literatura no contexto educacional, apontando as variações linguísticas presentes na obra “Mané Tomé, o Liberto” de Aristides Fraga Lima. Nota-se a pertinência da pesquisa ao propor uma aula mais significativa, abrindo espaço para o conhecimento das variações linguísticas presentes nos textos literários, levando em consideração o contexto social, histórico e cultural que permeia a discussão. Como aparato metodológico a pesquisa científica é de nível básico e de abordagem qualificativa, cujo objetivo é de caráter exploratório, no que tange ao tipo de pesquisa é de cunho bibliográfico, debruçando-se em embasamentos teóricos. Vale salientar que o presente estudo teve como objetivo geral: discutir a relevância da aplicação da obra “Mané Tomé, o Liberto”, de Aristides Fraga Lima, com o intuito de promover a valorização da literatura local e incentivar a aprendizagem significativa, mediante o contexto regional, social, histórico e os aspectos linguísticos concernentes a obra. Já os objetivos específicos são: analisar a relação da literatura com os aspectos linguísticos presentes na obra “Mané Tomé, o Liberto”; destacar a importância da obra “Mané Tomé, o Liberto” como ferramenta pedagógica para análise das variações linguísticas; acrescentar a proposta aos documentos de língua portuguesa no município de Paripiranga (BA). Portanto, o presente estudo, possibilitou promover uma discussão acerca da importância da valorização da literatura local, bem como a inserção da obra de Aristides Fraga Lima no ensino de língua portuguesa no município de Paripiranga, considerando que a obra “Mané Tomé o Liberto”, apresenta uma série de fatores que contribuem para uma prática inovadora, capaz de mobilizar a aprendizagem significativa ao abranger uma gama de conhecimentos, principalmente, referente aos aspectos linguísticos, culturais, históricos e sociais, que foram o foco principal desta pesquisa.