Engenharia da Computação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia da Computação por Assunto "Ads"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Análise do tráfego proveniente de publicidades em um ISP(2021) Zietz, Douglas; Redel, Renan AugustoCom o constante aumento de disponibilidade da internet nos últimos anos, e com a grande oferta de conteúdo, a priori de forma gratuita, houve um aumento relevante em relação ao consumo de dados na rede, e com a publicidade online não é diferente. Tal projeção tem promovido um aumento da quantidade de anúncios nos últimos anos. Esta ferramenta de divulgação proporciona que os anunciantes consigam alavancar seu capital por meio de sua plataforma e permite uma divulgação de produtos e serviços dentro da rede. Entretanto, o consumo destes dados derivados de anúncios, que em sua maioria são indesejados, incidem negativamente na franquia e a disponibilidade do plano de pacote de dados contratado pelo usuário. Neste contexto, esse trabalho tem como objetivo determinar o quão impactante é uso de dados provenientes de propagandas, identificar a utilização de bloqueadores de anúncio e sua eficácia, e caracterizar padrões de consumos com relação à quantidade de tráfego durante o período de análise – em um pequeno provedor de internet. Este trabalho utilizou de um segmento da área de atendimento do provedor, na qual foi analisado o consumo de dados de 33 equipamentos. Os resultados foram exibidos por via de gráfico e tabelas e mostraram que 18% do volume total de tráfego analisado é relacionado com conteúdo de publicidade.