Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Arquitetura Escolar"
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Monografia Acesso aberto Escola Infantil Montessori em Ibirité – MG(2023-06-19) Tomaz, Meire Helen DinizA finalidade do presente trabalho é elaborar um projeto arquitetônico de uma Escola Infantil Montessori no bairro Lago Azul na cidade Ibirité para atendimento exclusivo a 324 crianças de 3 meses a 5 anos e 11 meses, sendo que serão divididos em dois turnos manhã e tarde, onde cada turno irá atender 60 crianças de 3 meses a 3 anos e 132 crianças de 3 anos a 5 anos e 11 meses. Uma edificação escolar pública de qualidade, que se baseie no princípio Montessori, método criado por Maria Montessori, numa proposta que a criança aprenda a partir do incentivo e vivências, criando espaços diferentes, para o incentivo dos alunos pelo conhecimento, que fuja das estruturas tradicionais. Neste trabalho, foram feitos levantamentos junto a Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal da Educação de Ibirité, junto a Câmara Municipal de Ibirité, as CMEIS do Bairro São Pedro e Jardim Das Rosas, monografias em meios de comunicação que tratam do tema abordado e dados estatísticos do IBGE, incluindo estudos sobre o terreno. Utiliza-se como fonte de pesquisa: artigos, livros e monografias, além de regulamentos e leis. Visa-se criar uma base sólida na definição do programa, levando em consideração necessidades reais, para a proposta final do projeto.Monografia Acesso fechado Escola Integrada de Educação Infantil(2022-12-02) Israela Cristina Da Silva VieiraO desenvolvimento da educação infantil no Brasil passou por várias mudanças ao decorrer dos anos, até chegar no método de aprendizagem e de conhecimento que temos nos dias de hoje. Por outro lado, a mudança voltada para a parte arquitetônica das escolas vem sendo evoluída de uma forma mais lenta. A educação para as crianças de 0 a 5 anos está sendo mais investida pelo governo pois as mulheres estão crescendo no mercado de trabalho e não tem com quem deixar as crianças. O objetivo deste trabalho é estudar a forma e as cores na arquitetura e como elas influenciam o ambiente escolar e melhorando a aprendizagem das crianças junto com a metodologia de ensino aplicada atualmente. E criar uma escola diferenciada utilizando formas e cores voltadas para as crianças, trabalhando no pensamento lúdicos delas, Uma escola totalmente diferente das demais da região, que seguem o mesmo padrão de arquitetura.Monografia Acesso fechado Escola Integrada de Educação Infantil(2022-12-02) Vieira, Israela Cristina Da SilvaO desenvolvimento da educação infantil no Brasil passou por várias mudanças ao decorrer dos anos, até chegar no método de aprendizagem e de conhecimento que temos nos dias de hoje. Por outro lado, a mudança voltada para a parte arquitetônica das escolas vem sendo evoluída de uma forma mais lenta. A educação para as crianças de 0 a 5 anos está sendo mais investida pelo governo pois as mulheres estão crescendo no mercado de trabalho e não tem com quem deixar as crianças. O objetivo deste trabalho é estudar a forma e as cores na arquitetura e como elas influenciam o ambiente escolar e melhorando a aprendizagem das crianças junto com a metodologia de ensino aplicada atualmente. E criar uma escola diferenciada utilizando formas e cores voltadas para as crianças, trabalhando no pensamento lúdicos delas, Uma escola totalmente diferente das demais da região, que seguem o mesmo padrão de arquitetura.Monografia Acesso embargado Escola Parque Infantil em Betim(2022-06) Ferreira de Freitas, GabrielaÉ inegável a importância da escola infantil no desenvolvimento de crianças, os benefícios que o ensino infantil pode gerar são inúmeros, servindo como base para outras etapas da vida escolar de um aluno. Aliado a esse ensino está o ambiente escolar, uma escola infantil com qualidade deve possuir também um ambiente adequado, saudável e lúdico. Com essa necessidade de se ter ambientes que promovam um ensino de qualidade, o presente artigo pretende embasar e trazer referências para fundamentar uma proposta arquitetônica de Escola Parque Infantil em Betim. Buscando, a partir dos resultados de análises desses estudos, fomentar estratégias projetuais assertivas para obter qualidade no ambiente escolar. O problema a ser enfrentado será adequar o projeto arquitetônico à metodologia construtivista e a uma comunidade onde existe vulnerabilidade social. Para isso, em parceria público-privada, o objetivo será projetar essa escola inserindo elementos lúdicos, naturais e que possuam a linguagem visual da comunidade, para que assim, os alunos se sintam pertencentes àquele local, conectando as crianças a natureza. A atual gestão de Betim já possui a meta de zerar o déficit escolar infantil no município, e a proposta surge da necessidade de um bairro que possui grande deficiência de vagas ofertadas em escolas e creches, se comparada a demanda existente de crianças que residem no mesmo. A área escolhida é uma das centralidades desse bairro, onde já existem alguns equipamentos urbanos e áreas arborizadas próximas.