Psicologia
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Artigo Científico Acesso embargado A atuação do profissional de psicologia com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto(2020) Oliveira, Matheus Cleyton Siqueira deEsta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas interventivas desenvolvidas pelos profissionais de Psicologia com adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas nos CREAS de quatro municípios da AMUREL em Santa Catarina. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo desenvolvido a partir da realização de entrevistas online com cinco profissionais de Psicologia. As respostas dos sujeitos foram analisadas utilizando a técnica Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que, de modo geral, a intervenção do profissional de Psicologia com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto possui uma metodologia de atuação bem definida, podendo ser categorizada em quatro grupos: atendimento inicial, acompanhamento, encaminhamentos e encerramento. As intervenções são realizadas com os adolescentes e também com os seus familiares, de forma individual ou em grupo. Essas atividades possuem como objetivo principal fazer com que o adolescente possa refletir e ressignificar as questões relacionadas ao ato infracional e outros aspectos da sua vida, possibilitando a construção de novas possibilidades para sua trajetória pessoal. Os resultados revelam que os conhecimentos técnicos e teóricos do profissional de Psicologia permitem que esse profissional faça uma compreensão acerca das questões psicológicas envolvidas na prática do ato infracional, permitindo a realização de intervenções que podem contribuir para a ressignificação de valores e reorganização do projeto de vida dos socioeducandos. Sendo assim, é possível afirmar que as intervenções do psicólogo são essenciais para o processo de socioeducação desses adolescentes.Artigo Científico Acesso fechado É necessário reduzir direitos para reduzir a criminalidade? O Conselho Federal de Psicologia e seu posicionamento frente aos mitos da redução da maioridade penal presentes na PEC 171/93(2022) Cardoso, Bruno FranciscoO presente artigo buscou comparar os argumentos em defesa da redução da maioridade penal de dezoito para dezesseis anos, apresentados pela PEC 171/93, aprovada em 2015 na câmara dos deputados e aguardando apreciação do Senado Federal, com o posicionamento do Conselho Federal de Psicologia (CFP) frente ao tema, concentrado na publicação: "Mitos e Verdades Sobre a Justiça Infanto Juvenil Brasileira: Por que Somos Contrários à Redução da Maioridade Penal?”. Entre os principais argumentos presente na PEC 171/93 e ainda perpetuados por deputados, pela mídia e senso comum se encontram: o discernimento do adolescente de dezesseis anos, o aumento da criminalidade, e a impunidade. O CFP, em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera o adolescente indivíduo em peculiar situação de desenvolvimento, que embora possua consciência de seus atos, em que convive com as crises e angústias referentes ao abandono da infância, ingresso à vida adulta e construção de sua identidade. O CFP expõe como mito o aumento da criminalidade entre os adolescentes e da impunidade: esses seriam responsabilizados através das medidas socioeducativas organizadas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) previsto no ECA. A redução da maioridade penal é uma medida violenta e punitiva, visando manter os privilégios das elites ao possuir como principais alvos os adolescentes negros, pobres e periféricos. Tendo em vista a importância de tal posicionamento para os psicólogos, sugere-se futuras pesquisas a respeito do posicionamento de profissionais psicólogos no que se refere à redução da maioridade penal e sua convergência com as proposições do CFP.Artigo Científico Acesso aberto Epilepsia e funções executivas: revisão de literatura(2020) Silva, Mariana daEpilepsy is a neurological disorder that is characterized by epileptic seizures or seizures that can alter the functioning of the nervous system and impact the lives of people who develop the disease. The general objective of this qualitative study is to identify the impacts on executive functions in children and adolescents with epilepsy. Bibliographic research was carried out in the SCIELO, BDTD and CAPES databases. No published articles were found in the past ten years. Five researches were analyzed, which are dissertations and theses that correspond to the research objective. It was possible to conclude that children and adolescents with epilepsy have impaired ability to create strategies for problem solving, concentration, attention, processing speed, flexibility, working memory and inhibitory control. It was not possible to identify significant differences when comparing the losses between the epilepsies studied (rolandica, temporal lobe and juvenile myoclonic), since all the researchers analyzed presented less performance when compared to the control group. Children with early onset of seizures have greater difficulty in certain abilities when compared to children who start seizures later. The relevance of expanding studies on the subject is highlighted, as it is understood that new research can assist professionals in identifying the disorder and those with a better affective-emotional, social, academic and professional quality of life.