Ciências Biológicas- Bacharelado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas- Bacharelado por Assunto "Baleia franca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Relatório de Estágio Acesso aberto Mudança de hábitos no Instituto Australis aplicando o conceito zero waste(2020) Neves, Danielle do NascimentoO estágio obrigatório do curso de Ciências Biológicas, habilitação bacharelado, é um momento que permite ao acadêmico aprofundar seu conhecimento quanto às áreas de atuação do biólogo, e um local que possibilita essa experiência e imersão é o Instituto Australis (IA). Inicialmente chamado de Projeto Baleia Franca, se originou em 1982 por iniciativa do Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, pioneiro na luta contra a caça às baleias. O projeto surgiu com o intuito de estudar mais este cetáceo, focando principalmente na pesquisa científica, monitoramento e proteção, auxiliando na conservação da população dessa e de outras espécies da região. A sede se localiza na praia de Itapirubá Norte em Imbituba - SC, onde são realizadas as análises dos dados de campo e os trabalhos de educação ambiental. Atualmente nossos resíduos impactam diretamente a vida dos organismos marinhos, tendo em vista a vasta quantidade que acaba chegando aos mares, e, logo, o objeto de estudo do IA também é impactado. Dessa forma, o estágio realizado entre 20 de maio e 24 de julho de 2020, teve como objetivo gerar reflexões a respeito de hábitos e costumes, que podem ser substituídos por outros mais sustentáveis dentro do IA sensibilizando assim seus integrantes e visitantes, buscando gerar o menor impacto possível no meio ambiente. Com isso em mente, durante o estágio executado de forma remota devido a pandemia de Covid-19, foram produzidos através da plataforma Canva 18 cartazes com temáticas diversas sobre boas práticas ambientais que serão expostos no IA. Vale ressaltar que ficou previsto auxiliar o IA quando retomarem as atividades presenciais, a implementar as ações sugeridas no Estágio Supervisionado em Biologia I, como a realização da compostagem dos resíduos orgânicos, a troca de sacolas plásticas nas lixeiras por sacos feitos a partir da dobradura de jornal, a troca de produtos de limpeza convencionais por opções mais naturais e o reaproveitamento dos resíduos para atividades lúdicas.