Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional por Assunto "Competências"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Educação: competência essencial do aprendizado das pessoas e das organizações(2008) Costa, Márcia Maria de Brito; Moraes, Rosane RagazziThis paper deals with the importance of choices by teachers in methods and practices of the classroom that are compatible with the content being taught and how they are able to stimulate students' learning. Another item in this paper refers to the inclusion of behavioral issues as cross disciplines in regular courses of SENAI in Alagoas, because they lead to the development of attitudes, foundation for the development of professional skills. Allied skills, emphasizes is the importance of family, school and student for a relationship we want to achieve success with the achievement of expected results in order to get the investment in the quality of their relationship. In this context, there is also the essence of organizational learning, which necessarily includes the personal growth and self development in the search for employability.Monografia Acesso aberto A tecnologia como recurso didático no desenvolvimento das competências-TCPII(2008) Souza, Anderson AzeredoAssim como a tecnologia, a educação tem passado por mudanças consideráveis na busca de uma melhor metodologia. Do ensino à aprendizagem, o que antes era um monólogo do educador hoje tem como proposta uma sala de aula caracterizada por uma dinâmica interação entre alunos onde o educador é o mediador do conhecimento. Com essa nova metodologia surge um público mais exigente e com ele novos desafios. Sabe-se que um dos grandes desafios dentro da sala de aula é o despertar e a manutenção do interesse dos alunos no assunto em pauta. A problemática que norteou a presente pesquisa esteve baseada na elaboração de material didático utilizando tecnologias diferenciadas para o conteúdo "Processoi de moldagem e vulcanização de borracha" ministrado em cursos de tecnologia da borracha e na verificação da eficácia deste na motivação e interesse dos alunos para o desenvolvimento das competências. A pesquisa foi conduzida através do levantamento de informações teóricas; de coleta de dados por observação (pesquisa qualitativa) durante as aulas ministradas e por pesquisa quantitativa. O uso desta tecnologia contribuiu para os resultados positivos rumo ao alcance das competências propostas, onde, a partir das constatações, foi realizado um projeto de trabalho que teve como objetivo a elaboração, junto aos instrutores da instituição, de materiais didáticos e planos de aulas que foram utilizados nos cursos de fundamentos de operação de cilindros; fundamentos de operação de prensas e analista de processos da indústria da borracha. Os resultados foram muito positivos, uma vez que foi observada a adequação dos materiais elaborados para o desenvolvimento das aulas.Monografia Acesso aberto Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística(2005) Campos, Eliane Lopes Noronha; Vieira, Margarida Meyre LinsO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.