Psicologia
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Artigo Científico Acesso fechado Prática Docente na Pandemia: Percepção dos Professores do Ensino Fundamental II do Estado de São Paulo.(2021-12-07) Gama, Caroline Freitas da; Costa, Laiza de Jesus RibeiroDiante da pandemia de COVID-19, a área da Educação sofreu uma reconfiguração repentina na organização das atividades, demandando a utilização de novas ferramentas para o planejamento e execução das práticas educacionais. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos docentes do estado de São Paulo, atuantes no Ensino Fundamental II, perante suas vivências, condições de trabalho, aspectos emocionais e competências profissionais na prática do ensino remoto/presencial diante do contexto pandêmico. Participaram da pesquisa 20 docentes da rede pública e privada, de ambos os sexos, que estavam lecionando no Ensino Fundamental II em 2021. A amostragem foi acidental, coletada por meio da divulgação de carta-convite nas redes sociais com link de acesso ao formulário digital (autoaplicável) da pesquisa. Quanto aos resultados encontrados, de maneira geral, estes retratam uma vivência de intensa sobrecarga, declarada por 75% dos participantes do estudo. Frente à sua prática no contexto de pandemia, os estados afetivos de desamparo (50%), preocupação (45%) e desvalorização (40%) são percebidos com maior frequência. O levantamento indica que as vivências da prática docente no contexto pandêmico sugerem impactos significativos no estado afetivo, intensificando a vulnerabilidade destes profissionais. Destaca-se a relevância deste estudo, visto que a bibliografia relacionada ao tema apresenta uma vasta lacuna ao que se refere a docentes atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Recomenda-se que novos estudos sejam realizados com este mesmo público em outros Estados do Brasil, a fim de ampliar o entendimento das percepções.