Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo por Assunto "Arquétipos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Revolucionárias, Sábias e Feiticeiras: Mulheres Reais Retratadas na Mídia Catarinense(2020) de Mello, Laura Arezio SobrozaO objetivo deste estudo é identificar as figuras que predominam sobre a mulher catarinense através do Jornalismo, em seu papel de tecnologia do imaginário. Especialistas ligados à psicologia e ao estudo dos arquétipos, como Carl Gustav Jung, Clarissa Pinkola Estés e Jean Shinoda Bolen foram essenciais para este trabalho. Além deles, as publicitárias Margaret Mark e Carol S. Pearson forneceram grande parte das imagens-base para a análise. Outros articulistas e autores, como Maria Ribeiro, Mariza B.T. Mendes e Rita Correia também trouxeram significativas contribuições. Foi realizado um estudo de caso da revista semanal que engloba produções dos três jornais A Notícia, Jornal de Santa Catarina e o Diário catarinense. Após análise de 6 meses de produção, concluiu-se que as imagens da Feiticeira, da Sábia e da Revolucionária predominam com relação às outras que foram selecionadas.