Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo por Assunto "Cibercultura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Adaptação do jornalismo televisivo às novas tecnologias: análise de edições do jornal nacional nas últimas três décadas(2019) Mulinari, KauanaO objetivo deste artigo é analisar por meio da teoria da cibercultura, a adaptação em relação às tecnologias de um dos telejornais mais tradicionais do país: Jornal Nacional. Ao longo dos 50 anos de história no ar pela TV Globo, foi preciso se moldar aos aparatos tecnológicos e à popularização da internet, principalmente nas últimas três décadas. Ao pesquisar a transição da televisão às mídias digitais, o trabalho analisa de que forma ela se moldou às novas tecnologias com o passar dos anos, e como o Jornal Nacional modificou a estrutura e os cenários em suas edições nos últimos 30 anos com a popularização da internet. Nesse sentido, leva ao público propostas cada vez mais diferentes e tecnológicas, com adaptações audiovisuais que marcaram a história do telejornalismo, como a inserção de selos, imagens com uma melhor qualidade, aberturas e cenários mais atrativos, além de diversas outras novidades que modernizaram o telejornal.Artigo Científico Acesso embargado Mobilização e engajamento: estudo de caso da hashtag #MeToo na rede social Twitter(2018) Inês, Juliana BittencourtAlém de espaços para comunicação, interação e expressão, as redes sociais são transformadas em ferramentas de ativismo social. A partir desta perspectiva, o presente artigo avalia com que propósito os usuários da rede social Twitter utilizam a hashtag #MeToo verificando se é usada para mobilização e engajamento à campanha ou críticas, comparando o número de usuários homens e mulheres. Os métodos utilizados para análise foram a pesquisa qualitativa e quantitativa de descrição, com a técnica do estudo de caso. A fundamentação teórica, que apoia as análises, passa pela cibercultura, a comunicação mediada por computador e as redes sociais, além da problemática do assédio sexual. Os resultados aqui observados mostram que a hashtag #MeToo abrigou diferentes tipos de manifestações e, além disso, proporcionou que a problemática do assédio fosse pautada e discutida com uma nova ênfase.