Matemática- Licenciatura
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Navegando Matemática- Licenciatura por Assunto "Educação matemática"
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Monografia Acesso aberto GeoGebra e aplicações na geometria plana: pontos notáveis do triângulo(2018) Souza, Tânia Aparecida deAs tecnologias estão no nosso cotidiano e não podemos desconsiderá-las, entretanto, apesar de seu papel significativo encontram grandes impedimentos para estar presente no espaço escolar. Há muitos fatores que devem ser levados em consideração e que não cabem nesta pesquisa. O uso das tecnologias na educação é fator de integração com o mundo e a sociedade. Na matemática esse recurso tecnológico é significativo, principalmente na aprendizagem da geometria plana. Os softwares livres mostram-se como escolhas eficazes, pois visam o compartilhamento de conhecimentos e a utilização para todos. Destaca-se neste trabalho de pesquisa o software livre GeoGebra pela facilidade de uso, alcance e inúmeros recursos gráficos e dinâmicos. Proporciona ao professor a realização de diversas atividades, o planejamento de aulas mais atrativas simplificando o ensino e resultando em uma aprendizagem significativa e de qualidade. Através do GeoGebra o aluno pode visualizar, explorar, conjecturar, analisar, verificar, fazer e refazer, construindo novas descobertas e conhecimentos que são integrados aos conceitos adquiridos. Os recursos tecnológicos são meios de enriquecer o ensino e aprendizagem padrão estimulando a curiosidade e criatividade dos alunos. Neste trabalho buscou-se mostrar possibilidades para o uso das TICs na educação e contribuir para a utilização desse recurso no fazer pedagógico e didático.Monografia Acesso aberto Informática e educação matemática: desafios e possibilidades(2017) Souza, Bárbara deA crescente evolução das tecnologias e a rápida expansão na utilização da informática por grande parte da população brasileira, principalmente de crianças e jovens na fase escolar, impulsionaram pesquisas e discussões que apontam para a implantação dos recursos tecnológicos de informática nas escolas públicas de educação básica. Diante deste cenário, torna-se primordial que a escola se envolva e considere as potencialidades dos recursos tecnológicos de informática para a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática bem como o alcance das suas metas educacionais. Entretanto, em contrapartida as facilidades, contribuições e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos na educação, estão os desafios que o professor encontra em sua prática docente ao utilizar a informática, principalmente em escolas públicas. Assim, realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica com o objetivo de provocar no leitor uma reflexão sobre as possibilidades e principalmente, as dificuldades e desafios do professor na utilização dos recursos tecnológicos de informática no processo ensino e aprendizagem da matemática na educação básica, especificamente diante da realidade atual das escolas públicas no país. Os principais desafios apontados pela pesquisa na expansão da utilização da informática na educação matemática deve-se à falta de capacitação dos professores no uso dos recursos tecnológicos e o baixo incentivo à sua formação continuada e a inexistência ou precária situação de laboratórios de informática como atualização e manutenção dos computadores, acesso à Internet e softwares adequados. A falta de políticas públicas que possibilitem as escolas manterem os laboratórios de informática em condições adequadas de utilização e até mesmo a falta de sensibilização interna do professor em inserir esses recursos tecnológicos de informática em sua rotina didática também são desafios a serem superados pelos professores.