Resumos das Produções Acadêmicas
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Navegando Resumos das Produções Acadêmicas por Assunto "Hospitalidade"
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Resumo A hospitalidade como vantagem competitiva para agentes de viagens(2023-12) OLIVEIRA, Marcela Ferreira de; MARQUES, Roseane BarcellosEste estudo analisa a hospitalidade na interação entre agentes de viagens e clientes. Os agentes de viagens facilitam a conexão entre clientes e serviços turísticos, personalizando os roteiros. O objetivo é investigar como a hospitalidade dos agentes impacta a satisfação dos clientes e a vantagem competitiva. A pesquisa usa o Cadastro Nacional de Turismo e a Associação Brasileira das Agências de Viagens para analisar agentes registrados. Utilizando técnicas quantitativas, o estudo usa um questionário no Google Forms para coletar dados de agentes de viagens. A análise explora a relação entre hospitalidade, hospitableness e vantagem competitiva. Os resultados ajudarão a entender como a hospitableness melhora a experiência do cliente durante viagens.Resumo Características hospitaleiras do anfitrião em clínicas de estética: uma avaliação dos depoimentos dos clientes(2023-12) SATURNINO,, Joana d’Arc de Souza; MARQUES,, Roseane BarcellosA hospitalidade quando orientada à área da saúde resulta em conforto, satisfação e bem-estar dos clientes. Os anfitriões ao apresentar ações com cordialidade, respeito e atenção tornam as experiências acolhedoras. O objetivo geral deste estudo, contudo, é compreender como as características hospitaleiras dos anfitriões são percebidos pelos clientes ao relatarem a sensação de bem-estar após os tratamentos terapêuticos. Adicionalmente, dentre os objetivos específicos está discutir de forma integrada aos conceitos de hospitalidade e bem-estar, os depoimentos dos clientes das clínicas de estética Buddha Spa, Zahra Spa e estética, Venus’ Secret Spa, Aura Spa e The Spa at Renaissance, inseridos nas plataformas digitais Google, TripAdvisor e Facebook. Os objetivos buscam responder o problema que norteia esta pesquisa: como as características hospitaleiras dos anfitriões podem contribuir com a percepção e bem-estar dos clientes após os atendimentos terapêuticos em clínicas de estética? Espera-se contribuir com a gestão dos estabelecimentos sob a perspectiva da hospitalidade.Resumo Hospitalidade e consumo nos estabelecimentos de varejo pela população de "baixa renda" em São Paulo.(2023-12) LIMA,, Aline MarquesO Brasil é um país com mais de 50% da população das classes C e D, o que representa um mercado consumidor potencialmente robusto. O consumo em comunidades vem crescendo de maneira exponencial, especialmente nos pequenos varejos, que se caracterizam pela entrega de produtos ao consumidor final. Os estudos a respeito do consumo estão ligados à identidade e associados à cultura e à sociedade. A interação inerente à hospitalidade ocorre nos mais diversos espaços, nas atividades comerciais e nos ambientes de varejo, pois há um encontro entre o colaborador e o cliente. A partir desse encontro, é possível produzir atitudes e comportamentos hospitaleiros para que as emoções e sensações resultantes dessa interação possam criar momentos memoráveis. A motivação para o estudo se deu com base na identificação de um desalinhamento das características desse consumidor com as estratégias utilizadas pelas empresas para alcançá-los. O estudo é relevante, pois permite compreender melhor as características dos consumidores de baixa renda (na pesquisa, representados pelos beneficiários do Auxílio Brasil, oferecido pelo Governo Brasileiro) e como a hospitalidade pode se tornar um critério de seleção na escolha dos estabelecimentos de varejo. Assim, o objetivo geral do estudo é responder à pergunta: Por que a hospitalidade pode se tornar um critério de seleção no consumo da população de baixa renda em São Paulo? Para tanto, será feita uma pesquisa exploratória e explicativa, de métodos mistos (qualitativo e quantitativo), realizada através de um experimento de Preferências Declaradas e Reveladas, com moradores do Grajaú, bairro da periferia de São Paulo, previamente selecionados pelos dados oferecidos pela prefeitura da cidade.Resumo Hospitalidade e desempenho do varejo de serviços(2023-12) MARQUES, Roseane BarcellosAs organizações comerciais, segundo Blain e Lashley (2014) poderiam se beneficiar do emprego de indivíduos que possuem e demonstram as qualidades de hospitableness, pois permite a possibilidade de fornecer experiências de serviço aos clientes, o que gera uma vantagem competitiva em comparação com os concorrentes O objetivo da pesquisa é examinar o relacionamento entre as empresas e seus funcionários para avaliar o desempenho da empresa. Essa avaliação leva em consideração elementos como hospitalidade na cultura organizacional, capital social e finanças corporativas no contexto do varejo de serviços. A pergunta de pesquisa que orienta este estudo é: Qual a correlação entre os resultados das variáveis do capital social e das variáveis do desempenho da firma no varejo de serviços, no domínio das atividades comerciais da hospitalidade? Para responder à pergunta, o estudo analisará e avaliará os depoimentos disponíveis em plataformas digitais que reúnem participantes do mercado de trabalho (empregado e empregador).Resumo Hospitalidade, capital social e vantagem competitiva(2023-12) MARQUES, Roseane BarcellosA relação entre as dimensões do capital social estrutural, relacional e cognitiva e o desempenho das empresas na área do turismo e da hospitalidade vem conquistando maior espaço na literatura da área como consequência de um fenômeno profissional que associa os resultados da empresa à forma como cada indivíduo desempenha suas funções e como as relações que se estabelecem no âmbito da empresa produzem as condições favoráveis para potencializar esta participação e este resultado. O objetivo deste artigo é analisar sistematicamente a literatura sobre o termo “capital social” aplicado nos estudos do turismo e hospitalidade na tentativa de revelar como essa literatura foi estruturada em termos de frequência de publicação ao longo dos anos, características dos periódicos nos quais os artigos foram publicados, abordagem da pesquisa empregada nos artigos com a respectiva capacidade explicativa dos objetos estudados e as palavras-chave mais frequentes.Resumo Hospitalidade, inovação e economia: uma revisão sistemática da literatura(2023-12) ARAÚJO, Augusta Maria; SATURNINO, Joana D'Arc; MARQUES, Roseane BarcellosEste trabalho contribui com a perspectiva de proximidade conceitual entre os termos hospitalidade, inovação e economia a partir dos conceitos pertinentes aos três termos na construção de categorias analíticas (Bardin, 2011). O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação da metodologia Revisão Sistemática da Literatura (RSL). As categorias Atividade de inovação em serviços, Setor de serviços, Serviços econômicos, Plataformas de economia compartilhada digital, Economia nacional, Economias emergentes, Atividade comercial, Empreendimentos turísticos e Setor do turismo foram identificadas por meio da análise de sentenças dos resumos, dos 48 artigos analisados na revisão. Os resultados da pesquisa revelam que a hospitalidade e o turismo são setores inovadores cuja vantagem competitiva reside no potencial de inovação empresarial e na sua contribuição para a economia das economias emergentes.Resumo Inovação e hospitalidade no varejo de serviços(2023-12) ASSIS,, Lucas Zolla; LIMA,, Laryssa Carvalho Silva de; MARQUES,, Roseane BarcellosA integração das práticas de hospitalidade no ambiente empresarial, na maioria dos casos, representa uma inovação do tipo dois schumpeteriano, “Introdução de um novo método de produção”, por significar uma conduta diferente na forma como o outro, no papel de cliente, é considerado e percebido na relação empresário-cliente, por analogia à anfitrião-convidado. O empresário anfitrião analogamente pode ser o empresário comercial ou industrial que ao pensar em satisfazer às necessidades do cliente/consumidor prepara seu serviço ou produto conforme a identificação dos elementos constitutivos dessa necessidade. A pesquisa tem como questão norteadora: Por que implantar processos de comunicação assertiva, criando relações estratégicas e de hospitalidade entre a ABRASFE e seus associados? Para responder esta questão de pesquisa serão investigadas as operações realizadas na comunicação entre a Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festa e Correlatos (ASBRAFE) e os associados com o objetivo de automatizar a comunicação e estreitar o relacionamento.Resumo Proposição de um café virtual no ambiente de metaverso(2023-12) CHUERY, , Luciana Bozzini Iared; CARVALHO,, Milena GonçalvesO objetivo do trabalho é explorar a cultura do café no metaverso em reuniões corporativas virtuais, levando a um aumento na satisfação do cliente, eficiência operacional e rentabilidade do negócio. Para atingir esse objetivo será desenvolvido um estudo em três fases, sendo a primeira exploratória, a segunda descritiva e a terceira uma pesquisa aplicada, por meio da proposição de um ambiente de café virtual na plataforma Upland. Com isso espera-se criar uma experiência enriquecedora para os viajantes corporativos, além de se te tornar uma ferramenta de interação e imersão social. A escolha desse estudo se deve ao fato de o Metaverso é um ambiente virtual que está cada vez mais sendo explorado para experiências gastronômicas, um exemplo disso é o uso de cafés virtuais para criar formas de interação e negócios, além do Metaverso poder ser uma forma sustentável reduzindo impactos ambientais e desperdícios. Além de poder ser utilizado para se reduzir as incertezas de potenciais visitantes de destinos ligados a viagens corporativas.