Relações Internacionais
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Navegando Relações Internacionais por Assunto "Alimentos - Indústria"
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Monografia Acesso embargado Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense(2015) Martini, PamelaO presente trabalho elabora uma prospecção mercadológica para a exportação de lingüiça brasileira para um mercado africano, definido como mercado alvo pela técnica de seleção de mercados, o qual resultou Angola, que representa um bom potencial de mercado para a exportação de lingüiça. O estudo mercadológico aprofundou a análise nos aspectos do macro ambiente e micro ambiente, bem como os aspectos relacionados ao composto mercadológico do mercado alvo: produto, preço, praça e promoção. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental, quantitativa e qualitativa, aplicada, com duas entrevistas realizadas, os resultados mostraram que Angola representa um grande potencial de consumo, porém, ele está concentrado nas três principais cidades. O país é ainda, vítima de guerra civil e desigualdade social e sua infraestrutura é precária. Angola é altamente dependente dos produtos importados e no setor de embutidos, Portugal é o principal fornecedor, contudo, a participação do Brasil é a segunda maior. Há uma variedade de linguiças produzidas e comercializadas no país e a similaridade com as linguiças brasileiras é grande. Porém, o consumo de carnes e embutidos está mais associado ao poder aquisitivo do que as preferências e hábitos alimentares. O monopólio do mercado de embutidos em Angola encontra-se nas mãos de cinco empresas e a principal rede de supermercados pertence ao governo. Por fim, conclui-se que Angola representa um potencial mercado consumidor que apresenta uma gama de desafios internos e externos a serem superados