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Navegando Letras por Assunto "Educação"
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Artigo Científico Acesso aberto Inclusão escolar em meio à exclusão digital(2021-07) PINTO, Jamile Timoteo da Silva; SOUZA, Greiciane Simões; MONTE, Vitória Silva doEste trabalho tem como objetivo trazer conhecimentos sobre inclusão escolar nesse período de educação remota em que estamos vivendo e a exclusão digital que acomete grande parte da população, direciona-se a diversos caminhos que foram essenciais para a elaboração desse material. Para isso foram utilizados da concepção de inclusão escolar com o aporte da lei previsto na Constituição Federal de 1988; Camacho (2003) fala da importância de estabelecer um tipo de escola capaz de adaptar-se, acolher e cultivar as diferenças; Baptista (2006) fala em propor a inclusão escolar no sentido de promover a educação dos alunos em geral; Moran (2000) afirma que ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem; Silva (2018) ressalta as dificuldades enfrentadas pela sociedade por não possuir condições de acesso a equipamentos e conectividade; Lévy (1999) e o ciberespaço como mediador essencial da inteligência coletiva da humanidade. O presente artigo tem como principal objetivo mostrar as dificuldades enfrentadas por alunos e professores frente a inclusão escolar e exclusão digital, bem como o papel das redes de ensino mediante a esse processo. Alguns fatos apontam que são diversos os desafios enfrentados pela escola e por todos os que fazem parte dessa construção de conhecimento, em incluir a tecnologia no âmbito educacional. Dessa forma, entendemos que infelizmente nem todos possuem estrutura necessária para fazer parte desse meio virtual, principalmente os alunos deficientes e mostra que nunca foi tão imprescindível essa aliança educação/tecnologia, pois é percebido que é uma realidade, tendo em vista a constante evolução em ambos os âmbitos.Artigo Científico Acesso aberto Perspectivas da Educação Inclusiva Para os Surdos(2021-07) SOUZA, Ivonezia Santos; SILVA, Marcela Carine Monteiro; SILVA, Gerson PereiraO presente artigo, tem por objetivo abordar os temas dos direitos humanos e cidadania, bem como a Inclusão educacional em Libras para os surdos, visto que essa língua é parte de comunicações que são entendidas em uma perspectiva integral e multidimensional, ficando evidente que o respeito aos direitos humanos tem distintas vertentes e desafios. Há profunda desigualdade social, acesso limitado e oportunidade de educação, saúde pública percorrida questão a Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais de modo precário. Preferencialmente, no ensino regular é uma das principais metas da Lei de Diretriz e Bases da Educação, sendo assim, o aluno surdo poderá ser incluído no ensino regular. Com o proposto de compreender como é feita a inclusão do aluno surdo, quando seu contexto linguístico é trazido para o espaço escolar, este trabalho aborda uma questão pertinente à organização do espaço escolar no início da escolaridade do aluno surdo: a ação educacional. Essa abordagem se deu através de fundamentação teórica seguindo as teorias de Quadros (2004), Penha, Silva e Carvalho (2014) os quais trazem concepções de como a Libras é importante a fim de incluir pessoas surdas na sociedade e na escola.Artigo Científico Acesso fechado Transversalidade: diálogos étnicos na escola(2021-07-27) Silva, Marta Hermógenes; Matos, Joelma Oliveira de; Leite, Juliene Quelle da SilvaA seguinte pesquisa trata de analisar a importância dos temas transversais na educação básica com ênfase nos estudos étnicos, temática essa presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, pois é compreendida como um dos pilares fundamentais para a sociedade brasileira desenvolver o respeito étnico, sendo a escola um espaço propício para debater essa temática, já que a Base Nacional Curricular Comum também postula uma formação cidadã. Em conformidade a isso, esse artigo científico tem como objetivo geral, compreender a importância dos estudos étnicos nas escolas do Brasil, enquanto que os objetivos específicos são entender o respeito como algo edificado socialmente, analisar como o negro e o indígena são postos na conjuntura sócio-histórica do país e desconstruir uma visão errônea sobre esses grupos. Em virtude da proposta abordar um tema intangível, cuja a ênfase não é voltada a exatidão, os procedimentos metodológicos partem de uma pesquisa qualitativa sob uso de bibliografias.