Licenciatura em Informática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Informática por Autor "Schuhmacher, Vera Rejane Niedersberg"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Análise do ambiente virtual em uma instituição pública(2018) Castro, Marcos André BarrosAtualmente, o maior desafio dos educadores é formar cidadãos que saibam lidar com os avanços recorrentes da evolução do sistema de tecnologia relacionado ao ensino, destacando a educação a distância como uma modalidade importante para lidar com esses avanços. O uso de ferramentas computacionais ou digitais, conhecidas como TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação) são de extrema importância para adequar ao modelo de ensino, pois proporcionam mudanças na educação a distância. Nesse quadro destaca-se a metodologia híbrida de aprendizagem (blended learning ou metodologia semipresencial). Essa metodologia promove uma autonomia, reorganizando espaço e tempo, fazendo com que haja maior interação entre o professor e o aluno, proporcionando um aproveitamento eficiente do conteúdo e maior obtenção de conhecimento. Nos últimos anos o uso dessa modalidade de ensino cresceu consideravelmente e, a partir desse aumento, houve a necessidade de adaptação e mudança dessas formas de ensino. As novas tecnologias vão contribuindo para o desenvolvimento do modelo educacional de aprendizagem, gerando novos conceitos e ferramentas de apoio aliados as transformações atuais, minimizando as distâncias entre professores e alunos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um sistema que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdo diversos para cursos da modalidade a distância. Esse ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento dos conteúdos e materiais complementares para os seus alunos. A partir desse ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, obtendo relatórios sobre o progresso do aluno, participação nas atividades, sendo possível também verificar e fazer uma análise do processo de ensino-aprendizagem para enriquecer a instituição que adere esse tipo de sistema. O presente trabalho analisa por meio de uma pesquisa exploratória, através de fundamentação bibliográfica e a aplicação de questionário sobre como o ambiente virtual serve como uma ferramenta à disposição da educação e como ocorre por meio desse ambiente a interação aluno-professor, a prática de ensino e a relação ensino-aprendizagem.Monografia Acesso embargado O uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula(2020) Fernandes, Ana Lucia David de LimaO presente trabalho tem por objetivo tratar acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos professores em sala de aula para um ensino e aprendizagem com qualidade em nossas escolas. A pesquisa dessa investigação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José no município de Corupá – SC. Busca-se analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como um instrumento na mediação desse processo. Portanto, para a realização desse estudo realizaram-se pesquisas bibliográficas e o relato de aplicação de uma aula na Sala de Informática da escola para a disciplina de Ciências. A utilização das tecnologias no ambiente escolar é transformador no processo de ensino e aprendizagem, às utilizando em sala de aula é uma forma de os alunos se interessarem mais pelas disciplinas. Porém, para que isso aconteça, precisam ser ofertadas mais formações continuadas para os professores estarem em constante atualização. Palavras Chaves: Ensino-Aprendizagem; Tecnologia da Informação e Comunicação; Professores.