Licenciatura em Informática

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  • Monografia Acesso embargado
    O uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula
    (2020) Fernandes, Ana Lucia David de Lima
    O presente trabalho tem por objetivo tratar acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos professores em sala de aula para um ensino e aprendizagem com qualidade em nossas escolas. A pesquisa dessa investigação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José no município de Corupá – SC. Busca-se analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como um instrumento na mediação desse processo. Portanto, para a realização desse estudo realizaram-se pesquisas bibliográficas e o relato de aplicação de uma aula na Sala de Informática da escola para a disciplina de Ciências. A utilização das tecnologias no ambiente escolar é transformador no processo de ensino e aprendizagem, às utilizando em sala de aula é uma forma de os alunos se interessarem mais pelas disciplinas. Porém, para que isso aconteça, precisam ser ofertadas mais formações continuadas para os professores estarem em constante atualização. Palavras Chaves: Ensino-Aprendizagem; Tecnologia da Informação e Comunicação; Professores.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise do ambiente virtual em uma instituição pública
    (2018) Castro, Marcos André Barros
    Atualmente, o maior desafio dos educadores é formar cidadãos que saibam lidar com os avanços recorrentes da evolução do sistema de tecnologia relacionado ao ensino, destacando a educação a distância como uma modalidade importante para lidar com esses avanços. O uso de ferramentas computacionais ou digitais, conhecidas como TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação) são de extrema importância para adequar ao modelo de ensino, pois proporcionam mudanças na educação a distância. Nesse quadro destaca-se a metodologia híbrida de aprendizagem (blended learning ou metodologia semipresencial). Essa metodologia promove uma autonomia, reorganizando espaço e tempo, fazendo com que haja maior interação entre o professor e o aluno, proporcionando um aproveitamento eficiente do conteúdo e maior obtenção de conhecimento. Nos últimos anos o uso dessa modalidade de ensino cresceu consideravelmente e, a partir desse aumento, houve a necessidade de adaptação e mudança dessas formas de ensino. As novas tecnologias vão contribuindo para o desenvolvimento do modelo educacional de aprendizagem, gerando novos conceitos e ferramentas de apoio aliados as transformações atuais, minimizando as distâncias entre professores e alunos. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um sistema que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdo diversos para cursos da modalidade a distância. Esse ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento dos conteúdos e materiais complementares para os seus alunos. A partir desse ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, obtendo relatórios sobre o progresso do aluno, participação nas atividades, sendo possível também verificar e fazer uma análise do processo de ensino-aprendizagem para enriquecer a instituição que adere esse tipo de sistema. O presente trabalho analisa por meio de uma pesquisa exploratória, através de fundamentação bibliográfica e a aplicação de questionário sobre como o ambiente virtual serve como uma ferramenta à disposição da educação e como ocorre por meio desse ambiente a interação aluno-professor, a prática de ensino e a relação ensino-aprendizagem.
  • Monografia Acesso aberto
    Informática como ferramenta de apoio à educação: primeiro passo para a inclusão digital da comunidade Moreira (MG)
    (2018) Silveira, Orlando Carlos
    SILVEIRA, Orlando Carlos. Informática como ferramenta de apoio à educação:primeiro passo para a inclusão digital da comunidade Moreira (MG). 2018. 44 folhas. Monografia (Licenciatura em Informática). Universidade do Sul de Santa Catarina. This work aimed to aggregate knowledge about scientific methodology, through preparation for future reports and scientific articles. The preparation is divided into stages facilitating the execution of an educational intervention, seeking the digital inclusion of a community called Moreira. Making use of the computer and new technologies and considering that they were students in need and in almost all their totality did not possess technological knowledge. We counted on the work and help of several professionals to be successful in this research, making it possible to show the lack of technological knowledge on the part of this community and to carry out an educational intervention in loco. To contribute to the change of this scenario, the work follows principles and scientific procedures, in order to give sustainability to the project. Computer classes were started and inserted shortly after training courses, thus initiating all project dynamics with students who were previously digitally excluded. Computers, educational softwares and educational websites were used to develop students' interest in education and socialization. In the accomplishment of this research besides the practical work in loco where they were offered informatics and training courses, we counted on bibliographical consultations, focusing as the Case Study in a community in the city of Santa Rita de Ibitipoca / MG. Keywords: Inclusion. Digital. Technology. Education.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso da ferramenta Google Classroom para o professor promover a cultura digital em sala de aula
    (2017) Mühlbauer, Tiago
    The present work aims to demonstrate the Google Classroom tool for the Teacher to promote the digital culture in the classroom, to describe its characteristics and functionalities. To support this work, an extensive bibliographic research was done on Virtual Environments of Learning, Information Technology and communication, the Google Classroom tool. A questionnaire was developed on the use of the Google Classroom tool with some teachers of basic education, from different disciplines and areas of activity, which obtained an analysis about the importance of the tool and potential of use to contribute significantly to the organization of contents and promote digital culture in the classroom.