Química - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Química - Licenciatura por Autor "Batista, Suzana Cimara"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Educação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de química(2018) Barreiros, YuriA nanociência e nanotecnologia são o estudo e aplicação de coisas extremamente pequenas, que envolvem manipular e controlar átomos e moléculas individuais para criar novos materiais. É um campo multidisciplinar que engloba diferentes áreas da ciência, como química, biologia, física, ciência dos materiais e engenharia, entre outras. O campo emergente da nanociência e nanotecnologia está se tornando cada vez mais popular todos os dias. O seu progresso da ciência é muito importante para a economia e melhoria na qualidade de vida da sociedade e, portanto, a nanociência deve ser incluída como parte sólida do currículo educacional para incutir e despertar a curiosidade dos alunos em aprender sobre o que é e o que ocupará de forma mais dominante na sociedade. O grande desafio é como incorporar a nanociência e nanotecnologia nos currículos escolares já existentes, bem como a falta do conhecimento científico por parte dos professores. Diante disso, neste trabalho foi proposto sugestões de sequências didáticas fáceis de serem aplicadas, nas quais incluem tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia de forma contextualizada em conteúdos de química dentro dos currículos do ensino médio. Como forma de avaliar o papel das sequências didáticas, foi aplicado um questionário inicial antes da apresentação, e um final após a apresentação em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola de rede pública localizada na cidade de Tubarão-SC. O objetivo dos questionários foi coletar dados para descrever de forma comparativa o desenvolvimento cognitivo antes e após a aplicação das sequências didáticas, bem como investigar o interesse dos estudantes sobre nanociência dentro do ensino médio. Os resultados da pesquisa mostraram uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como o interesse pela área de nanociência e nanotecnologia, o que torna as sequências didáticas positivas para aplicação em determinados conteúdos de química.Monografia Acesso aberto O ensino de química por meio de uma alternativa metodológica: dispositivos móveis(2017) Fernandes, Felipe CitadinThis work investigates the potentialities of a methodological alternative for the formal education of chemistry. Considering that, because it is considered by the learning subjects, a discipline with very abstract contents, making it difficult to apply concepts, it is necessary to investigate new teaching techniques that overcome these obstacles. This work presented the use of mobile devices, specifically, educational mobile applications, as a methodology to be developed in the classroom, since the target audience is young and increasingly globalized and updated. It is important to emphasize that this research establishes a relationship between this alternative methodology and the guiding documents of education. The present work also presents aspects about the new profile of educator that education demands, were presented didactic sequences whose resolutions had contributions of the applications that were also researched in this work. In addition, there is an analysis of the graphs obtained through a questionnaire, quantifying the subjects' evaluations regarding the traditional methodology and the proposed methodology investigated. Both the research and the results are the result of a bibliographical research based on different authors of the theme. Therefore, the methodological alternative investigated proved to be effective in overcoming traditional teaching, evidencing potentialities in the teaching of chemistry, considering the documents guiding education. As well as exploring didactic situations that related the use of this methodology as a strategy to solve problems situations, thus making a meaningful learning for the student, since the latter made him protagonist in this process.Monografia Acesso aberto Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva(2017) Passarela, Luiz CarlosThis paper aims to apply a didactic sequence on chemical kinetics study in a contextualized way, the where the knowledge of the chemical universe of the automobile paint shop and painting will be approached through a lecture with a professional of the area. From that didactic experience, verify the impact of this learning method on science/chemical teaching activities. From these classroom observations, can be verified that many times the teachers are restricted to the book, and the students can not understand where this chemical concept can be applied, turning the classes monotonous and tiring. It was verified the need of planning a contextualized teaching practice that articulated and the community was looking for an interaction of the students, making them feel agents and not passive in the learning process. The research was qualitative, field study and exploring level, through the quiz semi structured of multiple choices, following Lickert scale. The results shows the knowledge built through a didactic sequence proposal and it shows to be a good alternative to turning the chemical classes more attractive and interesting, e contributed to build knowledge a promote a significant learning.