Química - Licenciatura
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Navegando Química - Licenciatura por Autor "Limas, Alessandro de Oliveira"
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Monografia Acesso aberto Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto(2020) Sousa, Cristiano EleuterioO atual ensino básico de educação encontrou empasses na formação da aprendizagem processual dos estudantes no ano de 2020. As escolas tiveram um curto período de adaptação do modelo presencial ao virtual. Um novo modelo de ensino na modalidade de ensino remoto foi implantado devido a uma doença em escala epidêmica mundial que está sendo causado pelo vírus Covid-19. Em função do distanciamento social para evitar a contaminação do vírus os docentes têm encontrado dificuldades em adaptar-se ao novo modelo de ensino, mas pelo pouco domínio das ferramentas utilizadas para facilitar o ensino. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o desempenho da aprendizagem escolar dos alunos de ensino médio em sete escolas de ensino da região da Amurel, durante a pandemia na modalidade de ensino remoto. Este trabalho é uma investigação em formato de estudo exploratório realizado no ano de 2020, através de um questionário semiestruturado com o intuído de diagnosticar o desempenho da aprendizagem dos alunos do ensino médio, sendo avaliado em escala Likert. Os resultados obtidos nos trazem uma percepção de como estão sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos da escola no ensino remoto e de que forma torna-se significativo esse ensino a fim de transformar o ser humano não dogmático, mas um ser crítico e investigativo conhecendo seu verdadeiro papel na sociedade e no meio em que vive. Há necessidade de uma nova forma de abordagem didática com novas ferramentas de ensino remoto como a própria realidade do ser humano que tragam maior aproximação do professor e aluno. Assim é fundamental o planejamento do ensino coletivo, para que não haja fragmentos de conceitos, até mesmo insignificativos para o aluno, incorporando em sala de aula a interdisciplinaridade e contextualização. Desta forma, haverá um desenvolvimento cognitivo que contribuirá para a formação do indivíduo.Monografia Acesso embargado Proposta da utilização do bingo no ensino da química orgânica como método facilitador de ensino aprendizagem(2020) Morais, Rodrigo AntikevisAtualmente, os jogos didáticos têm sido utilizados largamente na aprendizagem do Ensino de Química. Este trabalho teve como objetivo, propor a utilização de um Jogo didático “Bingo Orgânico”, e na qual aborda os conteúdos das funções orgânicas oxigenadas, como: Alcoóis, Fenóis, Enóis, Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres e Éteres, abrangendo as nomenclaturas e suas formulas estruturais. A pesquisa foi realizada na turma do Terceiro Ano do Ensino Médio, da E.E.B. Dr Miguel de Patta, envolvendo 17 alunos. A aplicação de jogos didáticos visa estimular o raciocínio lógico, proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado e construção de conhecimentos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o intuito de diagnosticar dos alunos consultados, quanto ao interesse dos alunos na disciplina de Química. Conforme a pesquisa inicial foi possível observar o desinteresse dos alunos pela disciplina de Química, destacando 71% dos alunos, deste modo à necessidade de intervir utilizando o Jogo didático, como ferramenta no ensino-aprendizagem da Química Orgânica. Por outro lado 88% dos alunos gostam de jogos, como bingo que é o tipo de jogo proposto no trabalho. O modelo do “Bingo Orgânico”, assim como os demais jogos didáticos deste tipo, é bem aceito geralmente pelos alunos do Ensino Médio. Os participantes de jogos didáticos, quando utilizam o modelo de Bingo, indicam que a dinâmica auxilia a tornar mais interessante aprender e associar a nomenclatura com os compostos orgânicos oxigenados. Além disso, o jogo desenvolve melhor a socialização com os demais alunos, tendo uma motivação para a aprendizagem e desenvolvendo novas habilidades. O trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, tornando-se necessária uma avaliação da ferramenta de ensino-aprendizagem (o BINGO ORGÂNICO) na modalidade as aulas presenciais.Monografia Acesso aberto Proposta de jogo de cartas como ferramenta para aprendizagem significativa no ensino da Química(2020) Jesus, David Pereira de; Mendes, Julia Ketlen da Silva; Camilo, Stefany AlvesThe use of playful games has the power to transform ordinary classes into moments of efficient, creative, and enjoyable learning for the students. The didactic game is an important tool for the teacher to develop the student's problem-solving skills, in addiction to increasing students' motivation for chemistry classes. This paper aims to propose a card game model as a facilitating tool for meaningful learning for the teaching of Organic Chemistry, according to the theory of David Paul Ausubel (1918-2008). The qualitative exploratory research consisted in the selection of the content of Organic Chemistry to approach in the model, in the rules elaboration of the card game, in the establishment of the game mechanics with the pre-defined rules and in the didactic game prototype assembly. Through the results obtained, the game "Chemical Battle" was developed from the creation of cards based on the content of organic chemistry, seeking to address the nomenclature content of the aldehyde functional group. The rules were being created throughout the game's development process. Then, a board was assembled, which presents the basic description of the game. It can be improved, if adding new suffixes, along with different functional groups. It is necessary to carry out use tests to improve the game proposed in presential classes.Monografia Acesso embargado Proposta de sequências didáticas utilizando a química forense nos conteúdos de química do ensino médio(2020) GABRIEL, Guilherme de Souza; Leandro, Matheus Querino; Molon, Daniele AlvesA Química Forense é um ramo das Ciências Forense, tendo o intuito de auxiliar os peritos criminais na determinação de como certos crimes ocorreram, tanto no campo legal quanto judicial, através das inúmeras técnicas presentes na química. O uso dessa área no ensino tem se mostrado efetivo para aumentar o interesse, a motivação e o desenvolvimento de habilidades dos alunos. A grande dificuldade é conseguir incorporá-la aos currículos escolares já existentes. Neste sentido, o presente trabalho apresenta propostas de sequências didáticas simples e práticas utilizando a Química Forense de forma contextualizada em conteúdos da disciplina de Química no Ensino Médio. Através de análise bibliográfica foi levantado informações necessárias ao estudo, com ênfase em como o não uso da contextualização está diretamente ligado à falta de interesse dos estudantes. Por meio de questionário aplicado a professores de Química do ensino médio da região da AMUREL, verificou-se que a maioria dos docentes estão cientes da necessidade dessa inclusão de técnicas inovadores fundamentadas em contextualização e interdisciplinaridade, porém ainda existe relutância de aplicar esses conceitos na prática, havendo 46,2% de desinteresse na disciplina por parte dos seus alunos. No que diz respeito à Forense, 53,8% dos docentes demonstram ter noção da existência do campo, mas não sabem como introduzi-la à sala de aula, reforçando o que foi averiguado na literatura. Esperançosamente, almeja-se que os professores de ensino médio encontrem técnicas ou experimentos neste trabalho que possam ser aplicados em seu próprio contexto, visando motivar os alunos para o ensino de Química.Monografia Acesso aberto A utilização da experimentação como estratégia metodológica em química: uma proposta para o ensino de ácidos e bases(2021-12-18) Guarezi, RafaelAs Funções Inorgânicas são grupos de substâncias que apresentam características semelhantes com relação a propriedades químicas e estruturais. São quatro as funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. A experimentação aplicada ao ensino de ácidos e bases foi identificada como uma estratégia metodológica para a melhoria do aprendizado de Química no Ensino Médio. No ensino tradicional vários estudantes têm tido dificuldades em associar o conteúdo da disciplina de Química com o cotidiano, assim como os conceitos de ácidos e bases. A experimentação promove um efeito motivador no aluno por fazer uma ligação entre o cotidiano e os conteúdos abordados em sala, viabilizando a aprendizagem significativa. Baseado nisso, questiona-se, por que os alunos apresentam tanta dificuldade em aprender algo que está inserido em seu dia-a-dia. Na busca de alternativas que visam despertar a atenção do aluno, a temática dessa pesquisa propõe a utilização da experimentação como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em Química das funções inorgânicas de ácidos e bases. A pesquisa foi desenvolvida com 16 estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola de educação básica Princesa Isabel no município de Morro da Fumaça – SC. Os conteúdos abordados neste trabalho foram as funções inorgânicas ácidos e bases, pH e produto iônico da água. Analisaram-se os resultados por meio de questionários para verificar os conhecimentos prévios e adquiridos, e pela proposta de uma aula prática. Os dados apontaram que a dificuldade e o desinteresse dos alunos nas aulas de química são de 88% entre os entrevistados. A metodologia experimental despertou o interesse e a motivação dos alunos em 100%, e observou-se um índice de aproveitamento de 90% (considerando média 7,0) destacando a sua importância para a aprendizagem significativa.