Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo por Autor "AFONSO, Caroline Gazert"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Neuroarquitetura aplicada na primeira infância: metodologias Montessori e Waldorf(2022-06-23) ALVES, Débora dos SantosÉ certo que na infância a criança tem as suas primeiras experiências de vida. A instituição de ensino propaga o conhecimento, de essencial importância para o desenvolvimento da personalidade, inteligência, vida emocional e socialização da criança. A escola não é somente os alunos, professores e livros, o ambiente físico importa. A arquitetura escolar é fundamental para o bom aprendizado. Um ambiente corretamente projetado apresenta conforto térmico, acústico e iluminação adequada, contribuindo para o melhor desenvolvimento na primeira infância. Nesse contexto, buscando a adequabilidade do ambiente escolar, pode-se citar a neuroarquitetura, ciência que estuda os impactos do ambiente nas pessoas. Sendo assim, aplicando a neuroarquitetura em um ambiente escolar com a combinação de materiais, texturas, cores, iluminação, sons, plantas e entre outros, é possível criar ambientes inteligentes que influenciam positivamente no comportamento das crianças, proporcionando, maior concentração, motivação, relaxamento e assim por diante. Utilizando a neuroarquitetura, estudo da neurociência juntamente, com metodologias de ensino compatíveis com a proposta para estudar, tem-se como objetivo criar diretrizes para o desenvolvimento de um projeto de uma escola de ensino infantil, para estimular o desenvolvimento das crianças. Esta monografia apresenta ainda análises de estudos de caso, que sustentam, junto com o referencial teórico, as diretrizes projetuais. Estas, por fim, estão apresentadas no último capítulo, e embasarão o projeto a ser desenvolvido no próximo semestre.