Resumos das Produções Acadêmicas
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Navegando Resumos das Produções Acadêmicas por Autor "SOUZA, Viviane de Melo"
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Resumo A vivência dos acadêmicos da área de saúde, humanização e brincar(2023-12) SÁ, Beatriz de Carvalho Monteiro; MARTINHO, Camilla do Nascimento R. Mello; ARAUJO, Caroline Gouveia de; SANTOS, Davi Diego de Jesus; PIVETA, Isabela; SILVA, Katherine Rodrigues da; SILVA, Raissa Viana Ferreira da; SOUZA, Viviane de MeloO brincar é uma das atividades mais essenciais na vida de uma criança, sendo necessário para a evolução do desenvolvimento, motor, social, emocional e mental. Através desta atividade sensorial em conjunto com a motora, a criança tem a possibilidade de explorar a dinâmica do corpo e a sua sensibilidade, através dos movimentos corporais e atividades coordenadas. O relacionamento interpessoal de uma criança é de suma importância para o seu desenvolvimento, mesmo que seus primeiros contatos sejam com a figura familiar, a melhor alternativa para uma adequada evolução é com outras crianças, principalmente através do brincar, do lúdico, pois por meio dessa troca de experiências, a evolução traz como resultados o amadurecimento nas diversas áreas do desenvolvimento. Sendo assim é evidente que por meio do brincar a criança aprende a conviver, a lidar com suas emoções, situações de estresse, ansiedade, tendo vivências reais, como fundamentais para a construção de soluções diante das situações que ocorrem em sua rotina. Por meio do brinquedo e as brincadeiras que tornam-se grandes aliados na liberação de todas as situações geradoras de estresse, possibilitando que sua idade mesmo que imatura para lidar com situações adversas e fatores externos que são atípicas para a sua experiência de vida, acaba por trazer uma conforto para o dia difícil, transformando o que poderia ser um problema em possíveis soluções e alivio. Diante disso, nas atividades foram observadas que durante, os comportamentos que evidenciaram maior interação com o profissional, em sua maioria, as crianças, que mostravam uma maior colaboração e interação em grupo, verbalizando os sentimentos tanto bons ou ruins, além de situações do cotidiano, mostraram um comportamento, bem como a expressão de sentimentos através de uma postura e faces relaxadas, sorrindo durante toda a atividade realizada.Resumo O enfermeiro no atendimento humanizado ao recém-nascido na terapia intensiva(2024-11) NUNES, Amanda Veríssimo Nunes; COSTA, Beatriz Silva Barbosa da; LIMA, Camila Catarina Martins de; JESUS, Danyele Santana de; LIBARINO, Juliana Coelho; SILVA, Juliana do Nascimento da; SOUZA, Viviane de MeloA humanização visa garantir assistência ampla e isonômica, especialmente na terapia neonatal, onde os enfermeiros têm um papel central no cuidado de qualidade, adaptado às necessidades individuais dos recém-nascidos e suas famílias. Este estudo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com o número CAAE: 72316223.2.0000.8157, adotou uma abordagem descritiva qualitativa não-experimental. A técnica de coleta de dados utilizada foi a técnica "Snowball", na qual colaboradores-chave indicavam possíveis voluntários que, por sua vez, indicavam outros participantes. Foram obtidos dados por meio de 21 entrevistas com enfermeiros atuantes na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Os resultados revelam algumas das aplicações de práticas de humanização, como mínimo manuseio, posição canguru redução de ruído e envolvimento da família durante internação do recém-nascido. Além disso, neste estudo foi apresentada a dedicação dos enfermeiros no seu atendimento humanizado somado à necessidade de equilibrar carga de trabalho e promover a colaboração para garantir a continuidade das práticas humanizadas neste ambiente desafiador.