Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Anselmo, Anna"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso fechado O processo de ensino aprendizagem na alfabetização: reflexões sobre algumas possibilidades/estratégias didáticas.(2022-07-12) Anselmo, AnnaO presente trabalho enfatiza o papel do professor alfabetizador na aprendizagem de um sujeito em processo de alfabetização, uma vez que este é o momento em que nos apropriamos do código escrito, onde utilizamos esse código para ler e escrever, no entanto existem etapas a serem cumpridas e um processo a ser respeitado. É necessário ir além da aquisição da decodificação de signos, é preciso saber fazer uso em sua amplitude como função social, e a função do professor alfabetizador é buscar sugestões para que a percepção da escrita e da leitura ocorra no dia a dia com um didática interativa e inovadora. A pesquisa possui como problemática: como é exercido o papel do professor durante a alfabetização, em uma sala de 3º ano do ensino fundamental em uma escola de rede privada? A partir dessa problemática tem-se como objetivo geral: refletir sobre o processo de alfabetização e o seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos específicos: identificar a importância da variação de método para o processo de alfabetização e letramento; e, explorar os desafios do professor no contexto da aplicação de métodos de alfabetização e letramento. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Como instrumento utilizou-se a entrevista semiestruturada e observação em uma escola privada do município de Tubarão (SC). Considerando a importância da busca por aperfeiçoamento das metodologias de ensino, o professor deve estabelecer uma visão dinâmica no processo de ensino aprendizagem, capacitando alunos para serem indivíduos críticos, conectados por seu aprendizado e suas experiências dentro e fora da sala de aula. Além disso, abordaremos os desafios dessa jornada de ensinar e aprender, analisando os resultados da observação e os principais enfoques da alfabetização na atuação e na prática docente em sala de aula.