Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 129
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Direito à educação e o atendimento municipal(2011) Lourenço, Priscilla Dinah CostaO Direito à Educação no Brasil construiu-se ao longo dos três últimos séculos de forma gradativa e lenta, bem como, a obrigação do Estado em cumprir com este direito. A partir deste olhar, o presente trabalho pretendeu colaborar com a investigação do cumprimento do Direito à educação, examinando o comportamento no atendimento da Educação Básica realizado pelas redes públicas estadual, federal e municipal e pela rede privada, em suas diferentes etapas e modalidades de ensino no âmbito do município de Florianópolis entre 1996 e 2009. A pesquisa de natureza bibliográfica e quantitativa descritiva constituiu-se a partir de uma análise documental da legislação sobre o Direito à Educação e a política de fundos no financiamento da educação, através das Constituições brasileiras e autores relacionados ao tema. E a investigação deu-se através de análise quantitativa dos dados relativos ao atendimento da educação básica obtidos nos censos escolares (microdados) disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Nacionais (Inep), nos anos de 1996 à 2009. Por meio deste estudo verificou-se a evolução das matrículas na Educação Básica em direção ao cumprimento da legislação no que diz respeito a atuação das redes públicas (federal, estadual e municipal) nas competências que foram a elas designadas pelo Art. 211 da Constituição brasileira de 1988. Esta tendência em função das competências caracteriza uma política indutora no processo de municipalização, visto que, o financiamento da educação desde 1998 está ligado diretamente a política de fundos (Fundef e Fundeb), que distribui os recursos capturados através de matrículasArtigo Científico Prática pedagógica com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em classe hospitalar: um estudo de caso no Hospital Nossa Senhora da Conceição – Tubarão/SC(2017) Borges, Larissy NascimentoNeste artigo apresenta-se o resultado de uma pesquisa realizada numa classe hospitalar a fim de conhecer como é efetuada a prática pedagógica com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada na classe que fica no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão/SC. Foram realizadas entrevista com a professora que atua no período matutino e análise de documentos relacionados à classe para levantamento referente à organização do espaço e materiais didáticos disponíveis, responsáveis pela manutenção do local, especificidades de uma turma como esta, dentre outras questões relacionadas à prática pedagógica. Os resultados obtidos foram analisados tendo como base estudos de autores que tratam da temática. Constatou-se que a prática pedagógica nesse espaço precisa e é desenvolvida de maneira flexível, pois exige compreensão e respeito pela singularidade de cada criança/adolescente que está enfermo dentro de um hospital. Além de ser importante para a manutenção da relação com a escola.Artigo Científico Acesso fechado Os gêneros textuais como articuladores do processo de produção textual em uma turma de período integral (terceiro, quarto e quinto ano), de uma instituição de educação básica, do município de Tubarão, (SC)(2017) Paes, Marina AlmeidaA partir das produções de uma turma de período integral, surgem questionamentos/indagações envolvendo a criatividade das crianças na elaboração dos seus textos. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o processo de produção de diferentes gêneros textuais, em uma turma de período integral de 08 a 10 anos, de uma instituição de Educação Básica no município de Tubarão-SC. Objetivos específicos: descrever a relação cotidiana das crianças com os gêneros textuais; analisar as produções orais e escritas das crianças a partir de situações do seu cotidiano; desenvolver ações pedagógicas que desafiem as crianças para criarem textos orais e escritos; registrar e descrever este processo em que as crianças foram desafiadas a produzir seus textos por meio de diferentes gêneros textuais. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e de campo do tipo qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas observações na sala de aula, assim como registro escrito e fotográfico e foram realizadas as produções textuais. A análise de dados foi realizada a partir dos autores: Marcuchi (2002), Girardello (2007), Piletti (1986), Britto (2008), Prieto (2014), Oliveira (2007), Vygotsky (2000), entre outros. Os resultados mostram que, ao serem trabalhados os gêneros textuais carta, fábula e poema com as crianças, sendo que elas demostraram não dominar alguns deles, o que indica a necessidade de continuidade deste trabalho tendo o texto como articulador da prática pedagógica.Artigo Científico Acesso aberto A percepção dos familiares/responsáveis sobre a relação com a escola(2017) Schmitt, Hellen da RosaEm virtude de se tratar de dados de escolas da rede estadual, disponibilizados apenas para fins desse artigo.Artigo Científico Acesso fechado Ensino e aprendizagem da tabuada no terceiro ano do ensino fundamental I(2017) Santos, Paloma LessaO objeto de investigação é o processo de ensino e aprendizagem da tabuada. Temos como hipótese que, no modo de organização do ensino vigente, as crianças apenas memorizam a tabuada, sem aprender sua lógica interna de constituição. O problema incide na seguinte questão: quais são as limitações do processo de ensino que contribuem para a não compreensão teórica da tabuada por parte dos estudantes? O objetivo proposto foi investigar as limitações do processo de ensino que impossibilitam a compreensão da tabuada por parte dos estudantes do terceiro ano do ensino Fundamental de uma escola pública, municipal, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina. Foi realizada uma pesquisa de campo, com a observação de oito aulas da professora, enquanto ensinava a tabuada aos seus alunos. Os dados da pesquisa são constituídos pelas manifestações (escritas, orais e gestuais) da professora e estudantes. Estas foram coletadas por meio de observação e registros no diário de pesquisa. Ademais, também efetuamos os registros fotográficos, dos cadernos e demais produções dos estudantes, e de áudio, por meio de gravador de voz, e das explicações sobre como refletiram e resolveram as situações propostas pela professora da turma. Após a coleta de dados foi realizada a digitação das observações do Diário de Pesquisa, a transcrição dos áudios, e a inserção dos registros fotográficos em um arquivo do Word. Durante a análise, sustentada no método dialético, foram selecionados os episódios que possibilitaram responder à problemática da pesquisa. Após a análise dos dados, foi concluído que, na turma pesquisada, não houve aprendizagem da tabuada, no que se refere à regularidade que dá origem às tabelas de multiplicação. O foco incide apenas em sua memorização, como se fosse uma música a ser cantada.Artigo Científico Acesso fechado Alfabetização e letramento: algumas reflexões acerca desse processo no segundo ano do ciclo alfabetizador(2017) Cardoso, Sthefany Tayane da Silva BarbosaEsta pesquisa tem como foco apresentar o resultado da investigação de metodologias que subsidiam a prática docente no ciclo alfabetizador de uma escola do município de Tubarão (SC). Trata-se de um estudo de caso com o segundo ano do ciclo alfabetizador, com um grupo de 18 alunos. A coleta dos dados empíricos ocorreu a partir de observações, registro em diário de campo, registro fotográfico e questionário com a professora. Ao todo foram vinte horas de contato com a turma. O processo de análise e reflexão sobre os resultados da pesquisa ocorre principalmente por meio dos conceitos de alfabetização e letramento, a partir de recortes de momentos relevantes referentes à prática pedagógica na turma investigada, no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura, escrita e alfabetização matemática na classe de alfabetização pesquisada. Os resultados apontam que, para um ensino de qualidade no ciclo alfabetizador, que respeite o conhecimento dos sujeitos da aprendizagem de modo que possam se apropriar dos conhecimentos, é necessário fazer uso de metodologias que facilitem a aprendizagem no processo de alfabetização. Constatou-se a importância do professor como mediador nas situações de aprendizagem, exercendo a função de orientar, instigar e proporcionar experiências significativas para o aprendizado do aluno.Artigo Científico Acesso fechado Organização do ensino de divisão a partir da proposta curricular catarinense: memórias de uma professora do ensino fundamental I(2017) Loch, Bianca MateusO presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia se insere na área da Educação Matemática e seu desenvolvimento ocorre no contexto do Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental da UNISUL (TedMat). O problema desencadeador da investigação consiste na seguinte questão: como uma professora que atuou nas séries iniciais na Rede Estadual de Educação catarinense entre 1986 a 2012 organizava o ensino de divisão? Trata-se de um estudo de caso, que se constituirá a partir de relatos de uma professora aposentada há 5 anos pela Rede Estadual de educação de Santa Catarina sobre a organização para o ensino do conceito de divisão. Assim, o objetivo é investigar o modo de organização do ensino de divisão proposto por uma professora durante o período de implementação da Proposta Curricular de Santa Catarina publicada em 1998. A base epistemológica da presente investigação é dialética cujo método prevê análise do processo de desenvolvimento do objeto e não apenas seu produto. Os procedimentos adotados para a coleta de dados consistem na elaboração de um roteiro de entrevista semiestruturada a fim de proporcionar uma interação entre a entrevistada e a entrevistadora de forma que o diálogo entre ambas traga mais elementos sobre o objeto de investigação. O roteiro elaborado consiste em perguntas cujas respostas possibilitam atingir ao objetivo da pesquisa, inclusive com questões abertas para que professora entrevistada ampliasse as informações sobre os assuntos abordados. As análises foram realizadas a partir de pesquisas com referencial teórico na Teoria Histórico-Cultural. Constatamos, a partir do relato de experiência da professora colaboradora da pesquisa a necessidade de aprofundamento sobre as reflexões teórico-metodológicas apresentas na PC/SC (1998) e suas implicações no modo de organização do ensino, por meio da valorização dos conhecimentos prévios das crianças e busca pela promoção de sua emancipação.Artigo Científico Acesso aberto Por outros olhos: o processo de inserção de crianças bem pequenas na creche(2017) Santos, Stela Cruz dosO presente artigo analisa como ocorre o ingresso do bebê na creche na perspectiva do conceito de inserção. Para tanto, apresentamos elementos de uma pesquisa desenvolvida a partir dos pressupostos da etnografia, realizada em uma creche no município de Jaguaruna/SC. Como sujeitos de pesquisa, 15 bebês de 16 a 27 meses de idade, 2 professoras, 1 auxiliar que habitam uma sala de berçário, bem como as famílias dos bebês. Como problema de pesquisa temos: Como ocorre o ingresso do bebê na creche tendo por base a perspectiva do conceito de inserção? Como resultados, considerando a inserção como um processo que marca o início do estabelecimento de relações e comunicações entre os bebês, famílias e professoras no primeiro ano de frequência do bebê na creche, foi possível observar que, ao longo desse período, os bebês estabelecem relações de sensibilidade e empatia com seus pares. Nas relações entre professoras e bebês, identificamos uma busca do bebê pelo adulto como forma de ampliar a sua comunicação com o outro e para conhecer o espaço. Frequentemente, essas buscas passam despercebidas pelos adultos que estão envolvidos em uma rotina organizada de modo rígido e linear. As relações entre professoras e famílias são marcadas pela ausência de trocas e compartilhamentos, acontecendo, muitas vezes, de forma burocratizada, dificultando que um diálogo seja instaurado. Trata-se de um processo delicado, marcado pelos encontros e desencontros de diferentes olhares.Artigo Científico Acesso aberto Marcas e memórias das crianças na escola dos anos iniciais do ensino fundamental(2017) Medeiros, IngredResumo: Este texto apresenta o resultado e reflexões de uma pesquisa realizada com vinte e seis crianças de rede privada e dezenove crianças de rede pública, totalizando quarenta e cinco crianças do 5° ano do Ensino Fundamental. A questão problema que norteou a investigação foi: Quais são as principais lembranças que as crianças têm de sua trajetória escolar? Que experiências marcaram esse tempo? E, como objetivo, propomo-nos a identificar as principais memórias das crianças em sua trajetória escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atender a esse objetivo, traçamos como objetivos específicos: identificar quais as atividades mais significativas para as crianças; identificar as características dos professores que mais marcaram as crianças; identificar os aspectos que não gostam na escola. A pesquisa tem como método o dialético, como metodologia o estudo de caso e abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizamos entrevista individual com áudio gravada. Ouvir as crianças nos fez perceber que elas, em suas memórias, dão-nos pistas de como organizar as escolas e, também, avaliar as práticas curriculares nela existentes.Artigo Científico Acesso fechado As experiências de outras masculinidades no espaço da brinquedoteca(2018) Silva, Ana Paula FerreiraA pesquisa teve por objetivo analisar as relações entre crianças e a influência do brincar nos padrões de gênero dentro da brinquedoteca. A produção de dados se deu a partir da observação participante e realizada com crianças de três a dez anos de idade, de ambos os sexos, durante três meses. Os resultados demonstram que, durante brincadeiras livres no espaço da brinquedoteca, as crianças não somente expressam os modelos normativos para masculino e feminino e os reproduzem em diálogos e comportamentos estereotipados, mas também confrontam e subvertem a lógica binária nas relações de gênero.Artigo Científico Acesso embargado Tempos e espaços para creche nas orientações e diretrizes do departamento nacional da criança – DNCr(2018) Bona, Karoline Cargnin deO presente artigo, resultado de um trabalho de conclusão de curso, teve como problema de pesquisa investigar quais as indicações referentes à organização de tempos e espaços para creche nos documentos produzidos pelo DNCr, órgão criado no Governo de Getúlio Vargas para efetivar em todo território nacional, a política de proteção à maternidade e à infância. Para compreender tal problemática definiu-se como objetivo geral: reunir a lógica temporal, espacial e material instituída no processo de constituição da creche nas orientações e diretrizes do departamento nacional da criança – DNCr. Ainda buscando alcançar esse objetivo geral foram delimitados os seguintes objetivos específicos: identificar os modos de organização do tempo a partir das rotinas definidas nos documentos; localizar as indicações referentes aos espaços prescritos nos documentos; buscar elementos para compreensão da historicidade da lógica temporal, espacial e material instituída no processo de constituição da creche. Para realização desta pesquisa histórica e documental buscou-se localizar e analisar, nos documentos do Departamento Nacional da Criança – DNCr (Creche - Organização e Funcionamento - dos autores Dr. Odilon de Andrade filho; Dr. Sebastião Barros Filho e Maria Bernadette Pereira Hirth e o documento Creche de Gastão de Figueiredo), indicações referentes a organização de espaços e tempos para creche. Para análise dos documentos históricos, utilizou-se como metodologia a Técnica de Analise de Conteúdo. Para as análises, recorreu-se à interlocução com documentos e diferentes autores, tais como: Agostinho (2005); Batista e Rocha (2015); Batista (2013, 2008); Brasil (1989, 1996, 2010); Broering (2014); Buss-Simão (2012); Cerisara (1999); Corsaro (2011); Escolano (1998); Forneiro (2011); Frago (1998); França (1994); Francisco (2011); Gondra (2002); Kramer e Souza (1991); Kulhmann (2000); Vieira (1988, 2011); Santos (2006). Nesse processo de análise, buscou-se nos documentos do Departamento Nacional da Criança – DNCr indicativos para responder os objetivos da pesquisa. A análise dos dados nos documentos do Departamento Nacional da Criança – DNCr revelam significados socioculturais de uma época em que as configurações dos espaços e a organização dos tempos, bem como, as indicações referentes as materialidades, alinham-se as concepções e preceitos de um modelo “higienizador” de educação.Artigo Científico Acesso embargado Bullying: conceitos e implicações no processo ensino-aprendizagem(2018) Guarezi, Giliani NandiA pesquisa é de nível de graduação, e teve como objetivo verificar a percepção de um grupo de professores dos anos iniciais de uma escola privada e uma escola pública do município de Tubarão/SC, acerca do fenômeno Bullying no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza quali-quantitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados foi feita através de um questionário, contendo dez perguntas de múltipla escolha, aplicada com nove professores das séries iniciais. Os entrevistados eram todos do sexo feminino com idades entre 30 a 39 anos. As análises dos resultados indicam que ainda ocorrem casos de Bullying no âmbito escolar, que há desafios a serem vencidos quanto ao processo de ensino-aprendizagem, alguns professores mencionam que buscam sempre melhor qualificação para trabalhar com seus alunos e foram unânimes em mencionar que se importam com o sucesso e o fracasso de seus alunos. Acreditam, em sua maioria, que o Bullying vem crescendo no ambiente escolar, tanto na escola pública quanto na privada.Artigo Científico Acesso aberto Conteúdo e procedimento de ensino sobre problemas de adição e subtração: uma análise a partir das manifestações dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental(2018) Braga, Jéssica de GodoyInvestigou-se o conteúdo e o procedimento de ensino expresso nas manifestações de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, durante resolução de problemas sobre adição e subtração. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. Para auxiliar a coleta dos dados, os instrumentos utilizados foram: diário de campo e gravador de áudio e vídeo. Adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético como base orientadora das reflexões apresentadas, desde a delimitação do objeto de estudo, as etapas de apreensão da realidade investigada até a análise dos dados, com foco para o problema da conduta fossilizada. Em consonância com o método de pesquisa adotado, no decorrer do artigo, o referencial teórico não está separado da apresentação e análise dos dados, mas em unidade dialética, ou seja, de modo inseparável. Durante a resolução de quatro problemas sobre adição e subtração, e refletiu-se sobre algumas possibilidades de superação das limitações detectadas com base na proposição davydoviana de ensino. Concluiu-se que o conteúdo e o procedimento de ensino revelados nas manifestações dos estudantes sobre resolução de problemas de adição e subtração são predominantemente empíricos.Artigo Científico Acesso embargado A formação dos/das professores/as que atuam na educação infantil em Santa Catarina(2018) Negro, Aline de PieriO presente artigo, resultado de um trabalho de conclusão de curso, teve como problema investigar qual a formação dos/das professores/as que atuam na Educação Infantil em Santa Catarina, cadastradas no banco de dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Para responder essa problemática definiu-se como objetivo geral analisar a formação dos/das professores/as que atuam na Educação Infantil em Santa Catarina, cadastradas no bando de dados do Censo Escolar do INEP. Ainda buscando alcançar esse objetivo geral os seguintes objetivos específicos foram definidos: a) Localizar, no banco de dados do Censo Escolar do INEP, quais as formações dos/das professores/as que atuam na educação infantil em Santa Catarina; b) Comparar as titulações dos/das professores/as que atuam nas creches e dos/das professores/as que atuam nas pré-escolas. Para a realização desta pesquisa buscou-se procedimentos metodológicos provenientes de caráter qualitativo, utilizando também dados quantitativos informados pelo Banco de Dados do Censo Escolar de 2016, fornecidos pelo INEP, por meio do Programa (SPSS) reunimos e organizamos os dados que informam a formação dos/das professores/as que atuam na Educação Infantil em Santa Catarina. Para a análise dos Microdados utilizou-se como metodologia a Técnica de Análise de Conteúdo. Para as análises, recorreu-se a interlocução com diferentes autores, tais como: Batista e Rocha (2015); Bonetti (2006); Brasil (1996); Cerisara (1999); Kramer (2006); Kuhlmann Jr. (1991, 2000); Lima e Sales (2018); Nunes, Corsino e Kramer (2005); Rosemberg (2002); Vieira (1988, 2011). Para o processo de análise, organizou-se quadros com base nos Tipos de Escolaridade, quadros com a formação em Nível Superior. As análises realizadas nos dados informados pelo banco de dados do Censo Escolar do INEP, com relação a formação de professores/as da educação infantil em Santa Catarina, revelaram que as formações dos professores/as da educação infantil são diversas, ou seja, existem professores/as atuando na educação infantil com escolaridade em nível de Ensino Fundamental Incompleto, Ensino Fundamental Completo, de Ensino Médio Completo e Ensino Superior Completo. Os dados revelam também uma diferenciação significativa entre a formação dos professores que atuam em creche e os que atuam na pré-escola. Palavras-Chave: Educação Infantil. Formação de professores/as. Santa Catarina.Artigo Científico Acesso fechado Formação docente para a infância: configuração curricular do curso de pedagogia da Unisul(2018) Martins, Karine MadalenaO presente artigo, resultado de um trabalho de conclusão de curso, teve como problema investigar qual a configuração curricular do Curso de Pedagogia da Unisul referente a incorporação da categoria infância proposta nas DCNCP-2005/2006. Para compreender tal problemática definiu-se como objetivo analisar a configuração curricular do Curso de Pedagogia da Unisul referente a incorporação da categoria infância proposta nas DCNCP-2005/2006. Buscando alcançar esse objetivo geral foram delimitados os seguintes objetivos específicos: localizar a apropriação e a incorporação de conteúdos relativos a infância e as crianças na formação inicial para a articulação da docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; analisar se as configurações curriculares apresentam ainda uma formação mais consistente para a docência no Ensino Fundamental em detrimento de uma formação para a docência na Educação Infantil. Para a realização da pesquisa utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise documental do currículo do Curso de Pedagogia da UNISUL, bem como entrevista com a coordenadora do curso. Para a análise dos dados optou-se pelo Técnica de Análise de Conteúdos a partir de Minayo (2009), na qual buscou-se no currículo as unidades de aprendizagem que abordavam a infância. Para as análises, recorreu-se à interlocução com diferentes autores, tais como: Albuquerque (2013), Cerisara (1999, 2002), Goodson (2012), Kramer (2006, 2007, 2011) Kiehn (2007), Sacristán (1998), Silva (1999), Vianna (2011) e Vieira (1998, 2011). Também utilizou-se documentos como a Constituição (1998), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil 1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil (Brasil 1999, 2009) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia (Brasil 2005/2006). Nesse processo de análise, buscou-se no currículo e na entrevista, indicativos para responder os objetivos da pesquisa. Os dados revelaram a presença de unidades de aprendizagem específicas para a docência na infância, bem como a existência de uma disparidade entre a formação para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. Essas constatações indicam a necessidade do Projeto Político-Pedagógico e o currículo do curso buscarem a equidade no que diz respeito a formação para a docência na educação básica.Artigo Científico Acesso embargado Procedimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto no processo de ensino e aprendizagem do conceito teórico de fração(2019) Garcia, Maria Aparecida Cardoso NunesO conteúdo e método de ensino, que se desenvolve na escola, determina o pensamento a ser ampliado pelos estudantes: empírico ou teórico. Despertar o desejo pela apropriação dos conceitos em nível teórico foi o desafio que assumimos na presente pesquisa. A partir da docência no estágio, investigamos as possibilidades de aplicação de uma situação desencadeadora de aprendizagem por meio do procedimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental I sobre o conceito de fração. A pesquisa é sustentada no método do materialismo histórico dialético, mais especificamente, sobre duas de suas categorias: o abstrato e o concreto. A fonte de dados é a experiência da docência transcorrida durante o estágio supervisionado com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, na cidade de Tubarão em uma escola da Rede Estadual de Ensino. Os dados da pesquisa foram organizados em três cenas, as quais foram extraídas da experiência do estágio mediante registro fílmico e fotográfico: Cena 1 - Concreto ponto de partida; Cena 2 – Abstração; e Cena 3 - Concreto ponto de chegada. Os resultados indicam o potencial do movimento entre abstrato em concreto, no procedimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto, desde que o fio condutor desse movimento seja a relação universal do conceito em estudo.Artigo Científico Acesso aberto Gestão da interação família e escola: explorando opiniões em escolas da rede pública do município de Pescaria Brava – SC(2019) Neves, Natália CustódioEste artigo reflete sobre a interação entre a escola e a família. Apresenta uma pesquisa exploratória e qualitativa realizada em duas escolas da rede pública do município de Pescaria Brava (SC) que envolveu as famílias, diretores e professores para coletar opiniões e percepções através de um questionário com questões abertas e fechadas. A pesquisa objetivou identificar as formas utilizadas para fomentar a interação com as famílias e relacionar as opiniões de pais, gestores e professores sobre como efetivar essa interação nas escolas. Os resultados evidenciaram a interação como necessária para o desenvolvimento do educando e que o interesse e a valorização desse aspecto na gestão da escola se faz presente. O estudo demonstrou satisfação da família com a escola, afirmando participação em reuniões e no dia da família. Sugerem, entretanto, outras formas de interação que caracterizam muitos aspectos da gestão da escola. Identificou-se manifestada a crença na interação família e escola com alguns desafios. É preciso compreender as famílias e as suas possibilidades, assim como a escola, mas fica claro que compete a segunda incentivar e envolver as famílias na gestão da escola.Artigo Científico Acesso embargado Atividade orientadora de ensino e teoria do ensino desenvolvimental: uma possibilidade de articulação na docência em matemática(2019) Zanelato, Patrícia da RosaResumo: A temática de investigação consiste no modo de organização de ensino, sustentado nos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino e Teoria do Ensino Desenvolvimental. Os dados da pesquisa consistem nas manifestações dos estudantes durante a experiência de docência em Matemática realizada no Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia sobre o conceito científico de fração. A docência em Matemática foi organizada a partir de uma situação desencadeadora de aprendizagem desenvolvida com os estudantes por meio de ações de estudo, controle e avaliação apresentadas por Davýdov. As reflexões e delimitações foram sustentadas no método dialético. O episódio de análise é composto por quatro cenas. Cada cena reflete as quatro ações de estudo desenvolvidas com os estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que é possível mudar o conteúdo e a metodologia de ensino de Matemática hegemônico no Brasil, de modo que supere o empirismo. Ao orientarmos as reflexões dos estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica da rede pública estadual localizada no município de Tubarão – SC, com base nos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, eles manifestaram indícios de apropriação de alguns elementos do conceito de fração em nível teórico.Artigo Científico Acesso aberto A inserção do bebê na creche: um estudo de caso de uma instituição de educação infantil da rede pública de Capivari de Baixo - SC(2019) Martins, Ritchelen CamiloEste artigo procura analisar como ocorre a inserção do bebê em uma creche do município de Capivari de Baixo/SC. Por sujeitos de pesquisa, tem-se 12 bebês, 1 professora e 5 auxiliares que habitam uma sala de berçário. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como acontece a inserção dos bebês na creche? Foi possível observar, como resultado, que os bebês, ao longo do período de inserção, estabelecem com seus pares laços de sensibilidade e empatia. Entre professoras, auxiliares e bebês, identificamos que as relações se davam, na maior parte do tempo, focadas no cuidado do corpo dos bebês. Nos momentos de choro e pedidos de atenção do bebê, observamos que eram acolhidos pelos adultos com afetividade. O relacionamento entre professoras e famílias, de modo geral, acontecem nos momentos de entrada e saída dos bebês. Essas formas rápidas e superficiais dificultam as relações, impedindo que um diálogo seja instaurado. Acreditamos que pensar estratégias que favoreçam o processo de inserção do bebê na creche, passa pela qualidade dos relacionamentos entre todos os envolvidos, bebês, famílias e professores que convivem diariamente neste espaço.Artigo Científico Acesso embargado Estudo de caso: a prática pedagógica no ciclo alfabetizador de uma criança com Síndrome de Down – o processo inclusivo de Bruna(2019) Bittencourt, Maria Rita SoaresO presente artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso que teve como problema investigar os desafios para o professor alfabetizador, de uma turma de segundo ano, que recebe uma criança com Síndrome de Down, de modo que a mesma possa ter o direito de ser alfabetizada, assim como de acesso à aprendizagem, como os outros estudantes, porém tendo sua especificidade/singularidade respeitada. Para responder a essa problemática, definimos como objetivo geral identificar situações, no processo ensino aprendizagem, que facilitam ou dificultam a aprendizagem no processo de alfabetização de uma criança com Síndrome de Down, de uma escola do sistema particular de ensino, do município de Tubarão (SC). Ainda buscando alcançar esse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram definidos: a) Descrever a rotina diária vivenciada pela criança com Síndrome de Down na instituição pesquisada, especialmente na sala de aula em que esta estuda; c) Identificar limites e avanços da criança com síndrome de Down decorrentes das aulas de alfabetização, numa sala de alfabetização. Para a realização da pesquisa, adotamos procedimentos metodológicos de caráter dialético, do tipo estudo de caso, com pesquisa de intervenção, pois descrevemos, intervimos e refletimos acerca da realidade pesquisada. O sujeito da pesquisa frequenta o segundo ano de uma escola da rede particular de ensino, do município de Tubarão (SC). A investigação foi autorizada pela mãe da menina e a escola. Quanto a análise dos dados, a pesquisa foi definida como qualitativa, à medida que coletamos opiniões e percepções e os dados empíricos foram analisados considerando o referencial teórico. Como resultado, observamos, no decorrer da pesquisa, que, embora a criança com Síndrome de Down tenha dificuldades, limitações e suas singularidades, a partir de um trabalho que considere suas características e particularidades, esta tem condições de aprender a ler e escrever.