Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Batista, Lettycia Cristina"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso embargado O binômio cuidar e educar na Educação Infantil: concepções de pais e educadores.(2021-07-05) Batista, Lettycia CristinaO presente artigo trata de uma pesquisa no âmbito da Educação Infantil, acerca do binômio cuidar e educar, que são concepções que demandam ações fundamentais no cotidiano das instituições de educação, mas que, por vezes, ocorrem de forma desunida, contradizendo as legislações que salientam a indissociabilidade. A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de pais e professores de instituições da rede pública e privada de educação. O estudo teve uma metodologia pura com abordagem qualitativa, definindo-se como uma pesquisa empírica, coletando o material por meio de tecnologias (google forms), através de um questionário individual contendo sete perguntas, estas foram realizadas com oito pessoas, entre elas pais e educadores. Os dados coletados foram analisados de acordo com as concepções dos autores: Batista (1998); Kramer (2005; 2007); Pandini e Buss (2016); Ostetto (2008); Mattos (2009); Fuly e Veiga (2012); Oliveira, Donelli e Charczuk (2020); Craidy e Kaercher (2001); Flach (2006); Silva e Farias (2014) além de documentos que orientam o assunto e legislações específicas. Os resultados da pesquisa apontaram que, as suas concepções, em maioria, condizem com o que pesquisadores e documentos norteadores sobre o tema ressaltam, ou seja, a importância da indissociabilidade do binômio Educar e Cuidar. Todavia, constatou-se a necessidade deste tema ser aprofundado. Para que a dicotomia do cuidar e educar sejam superadas, é fundamental que entre os educadores e a família haja uma coletividade, sendo essencial que todas as partes compreendam o que se consolida na Educação Infantil, tornando necessário para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças a articulação entre o cuidar e o educar, em seus significados amplos e nas práticas pedagógicas cotidianas.