Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Braga, Jéssica de Godoy"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Conteúdo e procedimento de ensino sobre problemas de adição e subtração: uma análise a partir das manifestações dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental(2018) Braga, Jéssica de GodoyInvestigou-se o conteúdo e o procedimento de ensino expresso nas manifestações de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, durante resolução de problemas sobre adição e subtração. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. Para auxiliar a coleta dos dados, os instrumentos utilizados foram: diário de campo e gravador de áudio e vídeo. Adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético como base orientadora das reflexões apresentadas, desde a delimitação do objeto de estudo, as etapas de apreensão da realidade investigada até a análise dos dados, com foco para o problema da conduta fossilizada. Em consonância com o método de pesquisa adotado, no decorrer do artigo, o referencial teórico não está separado da apresentação e análise dos dados, mas em unidade dialética, ou seja, de modo inseparável. Durante a resolução de quatro problemas sobre adição e subtração, e refletiu-se sobre algumas possibilidades de superação das limitações detectadas com base na proposição davydoviana de ensino. Concluiu-se que o conteúdo e o procedimento de ensino revelados nas manifestações dos estudantes sobre resolução de problemas de adição e subtração são predominantemente empíricos.