Nutrição
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Navegando Nutrição por Autor "FRANCO, Élida Paula Dini de"
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Monografia Acesso aberto Influência Da Vitamina D Na Secreção De Insulina No Diabetes Mellitus Tipo II: Uma Revisão Bibliográfica Narrativa(2024-06) SOUZA, Helen Carolina Bruno; MARTINS, Miriam PetrinaA vitamina D ou Calcitriol desempenha um papel crucial no metabolismo do cálcio e na manutenção da saúde óssea. Além dessas funções, a vitamina D tem mostrado desempenhar um papel crucial em diversos processos biológicos, incluindo a modulação do sistema imunológico e a manutenção da homeostase da glicose. A Deficiência dessa vitamina é comum globalmente e pode causar problemas ósseos como raquitismo e osteoporose, além de estar associada ao diabetes mellitus tipo II, devido à sua influência na secreção de insulina. A diabetes mellitus tipo II é uma doença crônica caracterizada por hiperglicemia, resistência à insulina e altos índices de morbidade e mortalidade. No Brasil, cerca de 11,9 milhões de pessoas têm DM2, com projeções de aumento significativo até 2045. Estudos recentes sugerem que a deficiência de vitamina D pode estar associada ao desenvolvimento e agravamento da resistência à insulina. Nossos achados demostram que níveis adequados de vitamina D podem melhorar a sensibilidade à insulina, contribuindo para um melhor controle glicêmico. Além disso, intervenções com suplementação de vitamina D têm mostrado potencial na redução da resistência à insulina em indivíduos deficientes. Recomenda-se que pacientes diabéticos monitorem seus níveis de vitamina D e considerem a suplementação sob orientação médica para melhorar os desfechos metabólicos. Estudos futuros são necessários para aprofundar o entendimento dessa relação e desenvolver diretrizes clínicas mais precisas.Artigo Científico Acesso aberto Marketing que alimenta: O impacto na obesidade infantil(2024-06) RIBEIRO, Raphaella de FariaEste estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar a relação das estratégias utilizadas pelo marketing no consumo de alimentos não saudáveis, contribuindo para a obesidade infantil. As pesquisas realizadas embasaram que, com o aumento do mercado direcionado ao público infantil, o marketing de produtos alimentícios utiliza diversas técnicas em suas publicidades nas mídias sociais e tradicionais. Essas técnicas utilizam de elementos visuais, linguagens específicas e associações emocionais, de forma persuasiva, para influenciar a percepção e preferência dos hábitos alimentares das crianças, promovendo uma alimentação não saudável. A análise das diversas formas de marketing foi realizada em diversos artigos acadêmicos, livros e materiais na internet, em plataformas como Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed, com objetivo de compreender o impacto da influência do marketing no crescente índice de obesidade infantil, principalmente no Brasil.Essa influência reflete diretamente nos hábitos cotidianos das crianças, enfocando-se nos hábitos alimentares, isso se deve ao fato dos alimentos que são promovidos e divulgados pelas mídias frequentemente não são saudáveis. Os impasses preexistes na nutrição infantil são intensificados devido ao impacto das estratégias para capturar a atenção das crianças, resultando em relutância em aceitar introdução de alimentos saudáveis, tendo em vista que não geram o mesmo apelo que os alimentos não saudáveis que são especialmente promovidos para chamar atenção, cativar e instigar interesse das crianças através das mídias.