Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Autor "Andrade, Claudiana Ribeiro dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto O idoso e a dança: contribuições da dança para melhorar a qualidade de vida dos idosos(2021-12-15) Silva, Sayonara de Jesus Oliveira; Santos, Jeovane Ferreira dos; Soares, Alana Patrícia Silva; Silva, Domingos Neto Da; Souza, Alessandra da conceiçãoO presente estudo visa fazer uma análise acerca dos vários benefícios que a dança traz para a melhora na qualidade de vida dos idosos. O objetivo é verificar os efeitos da Dança nos parâmetros cognitivos e motores e na qualidade de vida dos idosos. A capacidade cognitiva é um determinante da qualidade de vida na terceira idade, uma vez que perdas em funções cognitivas podem resultar em comprometimento do funcionamento físico, social e emocional dos idosos. As evidências mostram que o comprometimento cognitivo está fortemente associado à mobilidade prejudicada, bem como à desorientação espacial e à deterioração das funções executivas. O exercício físico pode melhorar a saúde mental e contribuir para prevenir transtornos como depressão e até demência. Para promover um envelhecimento mais saudável, a dança tem sido indicada como uma forma de atividade física. A dança é entendida como arte através da expressão corporal e determina o estado de espírito das pessoas. A dança está relacionada à melhoria da qualidade de vida dos idosos, melhorando tanto a mobilidade quanto os problemas psicológicos como resultado da socialização. Isso faz com que a autoestima dos idosos aumente, fazendo com que eles deixem um estilo de vida sedentário para se tornarem mais ativos fisicamente. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental, feita através da revisão de livros e artigos sobre o tema descrito anteriormente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e argumentativaArtigo Científico Acesso aberto O uso da TICs na Educação física escolar durante a pandemia(2021-12-13) Marques, Emanuella Regis da Silva; Matias, Bruno Barbosa; Silva, Joffeson dos Santos; Amorim, Abimael Ribeiro; Motta, Edson PereiraPensando na Educação física e os desafios da educação durante a pandemia, bem como no retorno gradual das aulas, organizamos esta exposição que busca discutir as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física durante uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como estratégias para sua utilização nas aulas, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Considerando que estas tecnologias foram inseridas no âmbito escolar com o intuito de auxiliar professores e estudantes nas suas atividades, em meio às dificuldades geradas pela COVID-19, entendemos o período pandêmico como uma crise necessária para a educação, despertando os educadores para novos saberes.