Educação Física - Licenciatura

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    O lúdico como ferramenta de ensino da educação física na educação infantil e fundamental II: um relato de experiencia
    (2023-12) SNATOS, Pedro Henrique Freitas
    O exercício esportivo é um privilégio universal, destacando-se o papel fundamental do esporte na formação completa dos indivíduos, conforme estipulado na Constituição Federal de 1988 e nas diretrizes educacionais. Nesses termos, é importante integrar a Educação Física desde a educação infantil, seguindo as etapas educacionais definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Base Nacional Comum Curricular. O objetivo do presente trabalho foi relatar as experiências referentes ao desenvolvimento das aulas de Educação Física no ensino infantil e fundamental II. O estudo possui caráter qualitativa, em que o relato de experiência foi inferido partindo dos conceitos apresentados por Marconi e Lakatos. Foi utilizando um diário de campo juntamente com pesquisa de materiais acadêmicos nas plataformas Google Acadêmico e SciELO para fundamentar o estudo. Durante as intervenções realizados nas escolas José Barreto Filho do dia 13 de abril de 2023 a 02 de maio de 2023 e Dr. Luiz Viana Filho do dia 26 de maio de 2023 a dia 9 de junho de 2023., foram realizadas experiências por meio de questionários com os professores, gestores e alunos, aulas teóricas e práticas, como os jogos "coelhinho sai da toca", "pegar o cone", "amarelinha das emoções" e vôlei adaptado (com cones). Ficou evidente que a abordagem lúdica na Educação Física é crucial para estimular a excitação dos alunos durante as aulas. Mesmo diante das limitações de recursos, o professor de Educação Física consegue transmitir conhecimento e consolidar o aprendizado dos alunos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da educação física escolar no desenvolvimento das habilidades motoras na primeira infância
    (2022-12-10) Dias, Carolinne Bispo; Costa, Jéssica Soares da Silva; Afonseca, Marina Diogens
    As reflexões sobre o assunto em questão iniciam-se a partir do contexto da educação física escolar, que segundo RESENDE (2018), é uma área que se preocupa com o desenvolvimento dos alunos em termos de competência física, mas também de autoconfiança e formação ética e moral. Ensinar os alunos a aprender a mover-se e a mover-se para aprender é um dos pontos mais importantes no desenvolvimento das habilidades motoras na EFE, pois foca em habilidades que envolvam a participação física, conhecimento do próprio corpo, capacidade de movimento, interação com os outros e etc. As habilidades motoras fundamentais são adquiridas naturalmente em cada fase da criança, mas é de suma importância que haja estímulos para que essas habilidades sejam refinadas. Caso haja atraso no desenvolvimento das habilidades motoras, por conseguinte, pode afetar negativamente na execução de algumas tarefas, principalmente em atividades recreativas ou esportivas, em que o aprendiz enfrentará grandes dificuldades em realizar as habilidades motoras que lhe são requeridas. Autores como (GALLAHUE, 2005; FREIRE, 1997; TANI et al, 1988) enfatizam a relevância do desenvolvimento integral do indivíduo, compreendendo os aspectos motor, cognitivo e afetivo-social, havendo uma interdependência entre esses aspectos, e sem a aprendizagem efetiva desses movimentos, não é recomendável aprender os gestos técnicos de um esporte, uma dança, ginástica ou luta. Desse modo, o profissional de educação física precisa atentar-se às dificuldades individuais, e em grupo, que seu aluno dispõe, e assim desenvolver atividades e práticas apropriadas para que essas adversidades sejam revertidas em ações motoras condizentes com as necessidades de seus educandos.
  • Monografia Acesso aberto
    Danças culturais quilombolas da cidade de Senhor do Bonfim - BA: uma proposta para sua inserção na Educação Física Escolar
    (2021) SILVA, Roberta Taíze Evangelista
    A pesquisa teve como objetivo analisar as danças culturais Quilombolas da Cidade de Senhor do Bonfim- BA, como conteúdo fundamental para transformação educacional nas escolas, tendo como base as contribuições de Isabel Marques, a partir da obra de Laban “Domínio do movimento” (1978), além de artigos nacionais da área de Educação Física que trazem o tema da dança como referência. A partir desses, identificamos diversas contribuições que a dança pode beneficiar no âmbito escolar, tornando-se instrumento de socialização para construção de cidadãos críticos, comunicativos e conscientes, sendo ela uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e diálogo, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que favorecerá no processo de ensino aprendizagem.
  • Monografia Acesso aberto
    A educação inclusiva na educação física escolar e o papel do professor
    (2021) da Silva, Ingrid Yane Andrade
    A Educação Física é uma modalidade de ensino muito importante para o desenvolvimento humano, principalmente quando alcança a igualdade e a inclusão. Todas as questões voltadas à Educação Física Escolar e a Educação inclusiva são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a mesma viabiliza a interação e a participação, além de estreitar os laços afetivos. Os profissionais atuantes da Educação Física na Educação Inclusiva precisam ser profissionais capazes de intervir quando o preconceito apontar no ambiente escolar, também é imprescindível adaptar e adequar os conteúdos pedagógicos que fazem parte do currículo escolar para melhor atender a todos. E assim, fazer com que o ensino da Educação Física escolar inclusiva seja relevante e auxilie no processo de ensino e aprendizagem dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Através da inclusão é possível assegurar o direito de igualdade e de oportunidades, permitir que além de crianças, todo portador de deficiência possa se relacionar e interagir com outras crianças e outras pessoas que não apresentam necessidades especiais e vivenciar trocas que auxiliem em seu crescimento pessoal e intelectual. Nesse contexto, o professor tem o papel de mediar, e tem o objetivo de apontar para o aluno o caminho do aprendizado e da inclusão. Mesmo com o passar dos anos é possível perceber que os passos dados em direção a inclusão nas escolas brasileiras ainda não são suficientes para atender a essa população e, nesse sentido vale, ressaltar que algumas instituições foram criadas na tentativa de atender pessoas com necessidades educacionais especiais, porém as políticas públicas existentes não atendem adequadamente. Para tanto é importante que o professor conheça a realidade de seus alunos para a educação inclusiva fazer sentido no ambiente educacional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O Convívio Escolar do Deficiente Auditivo: O Professor de Educação Física e a Inclusão
    (2021-12-03) Oliveira reis, José Marcio; Costa da Cruz, Keciane; Pereira de Castro, Raylana; Pereira de Castro Neto, Rubens; Pereira da Silva Neto, Valdomiro
    Diante do fato dos grandes desafios que muitos docentes encontram na escola para inserir metodologias de ensino das atividades físicas com alunos surdos e mantê-los na escola, o presente trabalho busca analisar as premissas da educação inclusiva no que tange o papel do professor de Educação Física com alunos que possuem Deficiência Auditiva, as análises deste artigo são feitas por meio de uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos referentes ao tema. Alguns professores não possuem preparação adequada para lidar com discentes que tem essa deficiência específica e, por muitas vezes, acaba por segregá-lo, no entanto, leis e políticas públicas protegem o direito de uma educação de qualidade para esses estudantes. Desse modo, trouxemos algumas teorias de autores que dialogam com a temática, estando a nossa pesquisa pautada da metodologia qualitativa, a qual traz hipóteses levantadas, chegando à conclusão que o ato de incluir não depende apenas do professor de Educação Física, mas de toda comunidade escolar e primordialmente da intervenção dos órgãos responsáveis por leis que garantam os direitos dos deficientes enquanto seres humanos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O idoso e a dança: contribuições da dança para melhorar a qualidade de vida dos idosos
    (2021-12-15) Silva, Sayonara de Jesus Oliveira; Santos, Jeovane Ferreira dos; Soares, Alana Patrícia Silva; Silva, Domingos Neto Da; Souza, Alessandra da conceição
    O presente estudo visa fazer uma análise acerca dos vários benefícios que a dança traz para a melhora na qualidade de vida dos idosos. O objetivo é verificar os efeitos da Dança nos parâmetros cognitivos e motores e na qualidade de vida dos idosos. A capacidade cognitiva é um determinante da qualidade de vida na terceira idade, uma vez que perdas em funções cognitivas podem resultar em comprometimento do funcionamento físico, social e emocional dos idosos. As evidências mostram que o comprometimento cognitivo está fortemente associado à mobilidade prejudicada, bem como à desorientação espacial e à deterioração das funções executivas. O exercício físico pode melhorar a saúde mental e contribuir para prevenir transtornos como depressão e até demência. Para promover um envelhecimento mais saudável, a dança tem sido indicada como uma forma de atividade física. A dança é entendida como arte através da expressão corporal e determina o estado de espírito das pessoas. A dança está relacionada à melhoria da qualidade de vida dos idosos, melhorando tanto a mobilidade quanto os problemas psicológicos como resultado da socialização. Isso faz com que a autoestima dos idosos aumente, fazendo com que eles deixem um estilo de vida sedentário para se tornarem mais ativos fisicamente. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental, feita através da revisão de livros e artigos sobre o tema descrito anteriormente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e argumentativa
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência de jogos e brinquedos na coordenação motora fina e global: o que é viável e praticável na educação física escolar
    (2021-12-14) SANTOS FERREIRA, MAICON; BIRNE DA SILVA, WALLISON; SILVA SANTANA, MARIA VITÓRIA
    O presente artigo traz discussões a respeito da influência de jogos e brinquedos culturais na coordenação motora fina e global, para a Educação Física essa temática tem um grande peso, pois a mesma prioriza o desenvolvimento como um todo (corpo e mente), respeitando a biodiversidade, singularidade e particularidade de cada indivíduo. Todavia, é sabido que fatores intrínsecos e extrínsecos influência no desenvolvimento humano. O artigo traz por objetivo os desafios na inclusão de jogos e brinquedos culturais nas aulas de Educação Física escolar, aliado a visão do professor, o que seria viável para tornar o ambiente mais agradável, e quais ferramentas o auxiliaria durante o decorrer da aula. Tem por metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo sobre questões referentes ao desenvolvimento da Educação e Educação Física no Brasil. Entendemos que esta pesquisa auxilia na compreensão básica dos educadores, mediante a importância e a necessidade dessa metodologia de ensino.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso da TICs na Educação física escolar durante a pandemia
    (2021-12-13) Marques, Emanuella Regis da Silva; Matias, Bruno Barbosa; Silva, Joffeson dos Santos; Amorim, Abimael Ribeiro; Motta, Edson Pereira
    Pensando na Educação física e os desafios da educação durante a pandemia, bem como no retorno gradual das aulas, organizamos esta exposição que busca discutir as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física durante uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como estratégias para sua utilização nas aulas, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Considerando que estas tecnologias foram inseridas no âmbito escolar com o intuito de auxiliar professores e estudantes nas suas atividades, em meio às dificuldades geradas pela COVID-19, entendemos o período pandêmico como uma crise necessária para a educação, despertando os educadores para novos saberes.
  • Monografia Acesso aberto
    Os esportes complementares no contexto escolar: a inserção do futevôlei nas escolas
    (2021-07-15) Neves, Carlos Ramon Conceição
    Dentro da escola são trabalhadas diversas disciplinas, entre elas está a Educação Física, que é a área do conhecimento humano ligada às práticas corporais e que são designadas como conjuntos de atividades e exercícios físicos não competitivos. O futevôlei é um esporte, que como todos os outros no contexto escolar, é capaz de trabalhar com os alunos valores morais e éticos, além da interação, socialização e promoção de saúde. Este estudo tem como objetivo compreender o pensamento dos professores e alunos em relação a inserção do futevôlei nas escolas. Além de refletir sobre a inserção dos esportes complementares dentro da Educação Física escolar, externando a abordagem desse conteúdo como ferramenta de grande relevância para a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, utilizando os seguintes descritores: futevôlei, os futebóis e esportes complementares na Educação Física escolar. Esta busca foi realizada por meio de uma coleta de informações na literatura de artigos, livros e dissertações. Foram encontrados 623 estudos com a temática do futevôlei, 77 para os futebóis e apenas um (1) para os esportes complementares na Educação Física escolar. Conclui-se que os esportes complementares variantes do futebol, com foco no futevôlei são ferramentas importantes e necessárias a serem trabalhadas no âmbito escolar, pois estas fornecem benefícios que outras modalidades não permitem os alunos vivenciarem.
  • Monografia Acesso aberto
    Contribuiçoes do ensino da educação física na educação de jovens e adultos (EJA) para o processo de aprendizagem
    (2021) Silva, Eliane Maria
    A Educação para Jovens e Adultos (EJA) foi instituída no Brasil com a finalidade de oferecer a oportunidade para que pessoas, que não conseguiram estudar regularmente no período e idade comuns, pudessem ter acesso à Educação formal. A Educação Física é um componente curricular e uma modalidade de ensino muito importante para o desenvolvimento humano e que não é oferecido obrigatoriamente na EJA. Este trabalho apresenta como objetivo discutir de que maneira a educação física escolar pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos da EJA e de que maneira proporciona a cultura corporal do movimento levando a promoção da saúde e bem estar. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, descritiva e com abordagem qualitativa. Destacam-se como pontos importantes: a Educação de Jovens e Adultos e Educação Física escolar, e observou-se que os profissionais atuantes da Educação Física na EJA precisam ser profissionais capazes de acolher seus alunos e ofertar uma aula atrativa para que estes alunos permaneçam interessados nas aulas mesmo depois de um dia cansativo de trabalho. Também é importante que o professor possa adaptar os conteúdos pedagógicos que fazem parte do currículo escolar para melhor atender a todos e respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno. Desta forma, ele fará com que o ensino da Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos seja relevante e auxilie no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que anseiam por terminar seus estudos e poder ter uma realidade de vida melhor.
  • Monografia Acesso aberto
    O LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da categorização jogos, brinquedos e brincadeiras com ênfase na cultura nordestina
    (2021) Passos, Naliene Ribeiro de Freitas
    A Educação Física escolar, articula o conhecimento para ressignificar as práticas corporais e a formação humana. O lúdico no ambiente educacional está relacionado a qualidade daquilo que é estimulado através da fantasia, diversão ou da brincadeira. Pode ser representada pelo jogo, uma atividade livre de caratér lúdico, que contém regras convencionais competitivas ou não. É fundamental que se integre temas pertencentes a BNCC que na Educação Física aborda a expressão dos alunos a partir das práticas corporais, assim possibilitando experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, sendo essenciais na educação básica. O objetivo desse estudo é discutir o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras nordestinas nas aulas de Educação Física Escolar. Esta é uma pesquisa bibliográfica sob os descritores: “Educação Física escolar”, “exploração do lúdico”, “jogos, brinquedos e brincadeiras” e “pluralidade cultural”, com arco temporal de 1996 e 2021. Observou-se que o lúdico pode ser uma ferramenta que desperta interesse na criança, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso, o professor de Educação Física pode trabalhar o tema sob a perspectiva regional, o que agrega a pluralidade cultural à área, tema transversal, que desperta o respeito, o pertencimento e a identidade locais.
  • Monografia Acesso aberto
    Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola
    (2021) Santos, Messias Silva
    O presente estudo teve como objetivo debater a problemática que envolve a inclusão escolar do surdo através das análise de pesquisas teóricas que possibilitaram a coleta de dados referentes ao tema proposto. Foram examinados os seguintes tópicos: aspectos da inclusão no Brasil. A língua natural das pessoas com surdez: libras; ideia de inclusão escolar do aluno e a inserção da inclusão no Projeto pedagógico das unidades escolares. A metodologia empregada constitui-se da pesquisa bibliográfica bem como a pesquisa de campo com instrumento de pesquisa que buscaram a fundamentação em: Strobel (2008), Perlin e Miranda (2003), Damázio (2007), Sassaki (2004),Mantoan (2006), Vasconcelos e outros. As práticas pedagógicas ainda não atingem um aprendizado significativo para os alunos surdos, eles são excluídos de certa forma do processo de ensino e aprendizagem uma vez que não oportuniza o bilinguismo, sua língua mãe, para que aconteça realmente aprendizagem. Infere-se nesse contexto a necessidade de o profissional da educação estar em formação continuada buscando meios de renovar suas práticas de ensino.
  • Monografia Acesso aberto
    Benefícios das práticas de atividades físicas em crianças no âmbito escolar
    (2021) Sátiro, Renan da Silva
    RESUMO No âmbito escolar existem várias disciplinas distintas, dentre elas, a Educação Física, definida pela área do conhecimento humano ligada às práticas corporais e atuação do profissional, que indica o conjunto de atividades e exercícios físicos não competitivos. O professor de Educação Física é importante neste contexto, pois ele disponibiliza às crianças o maior número de possibilidades, através dos desafios corporais que envolvem ações cognitivas, afetivas e motoras de maneira conjunta, tendo o corpo como entrada para o avanço de outras habilidades. O movimento na infância precisa ser trabalhado de maneira que desenvolva o indivíduo integralmente, e a criança possa conhecer a si própria, testar seus limites, modificar seus gestos, criar e compreender a função de cada movimento em busca de superar dificuldades. A prática de atividades e exercícios físicos no âmbito escolar traz benefícios ao rendimento acadêmico dos alunos, pois trabalha o físico, mental e social, e pode levar a melhores aproveitamentos nos processos de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, reunir e discutir os benefícios trazidos pela inserção das práticas de atividades e exercícios físicos nas escolas para crianças em desenvolvimento, além de expor os tipos e fatores relacionados a estes benefícios, com ênfase no rendimento acadêmico. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, que utilizou os seguintes descritores para coletar informações de artigos, livros e dissertações: “benefícios e atividade física”, “educação física escolar”, “aspectos cognitivos” e “desempenho acadêmico”. Dos resultados observados, conclui-se que as atividades e exercícios físicos dentro da Educação Física escolar possibilitam sensações de bem-estar físico e emocional, além disso, parecem interferir no desempenho acadêmico de crianças. Por fim, acredita-se que existem muitos estudos acerca dos benefícios provenientes da prática da atividade física, mas que os profissionais da área necessitam apropriarem-se destes resultados a fim de fortalecer a Educação Física escolar e divulgar as múltiplas facetas desta disciplina.
  • Monografia Acesso aberto
    Os impactos da prática de atividade física nas funções motoras dos alunos idosos da educação para jovens e adultos.
    (2021) Souza de Santana, Josellan
    O corrente trabalho tem a intenção de discutir os benefícios que a prática da Atividade Física proporciona para a saúde, autonomia, bem estar e qualidade de vida dos alunos idosos da Educação para Jovens e Adultos. Nesse sentido, foram elencados alguns benefícios extraídos da literatura científica, que podem ser adquiridos pelos estudantes da terceira idade, diante da adoção de uma vida próativa e menos sedentária. O objetivo geral é pautado em identificar os principais impactos positivos que a prática de atividade física pode promover nas funções motoras dos alunos idosos da EJA. A ferramenta metodológica utilizada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou a análise de estudos científicos os quais evidenciaram que os indivíduos que praticam atividade física apresentam menos limitações físicas nas fases mais avançadas da vida, ou seja, na velhice. Assim, a prática de atividade física apresenta efeitos potenciais para diminuir a ocorrência de doenças crônicas e degenerativas e atua na redução do comprometimento emocional comuns aos idosos como em quadros de isolamento social e depressão. Além disso, sabe-se que as habilidades motoras costumam limitar e comprometer a saúde de idosos, especialmente daqueles sedentários cuja baixa mobilidade acarreta na falta de autonomia, na redução da qualidade de vida e bem estar e, posteriormente, proporciona o encurtamento da vida. Desta forma, a prática de atividade física também se mostra favorável para melhorar este quadro. Por tudo isso, compreende-se que a Atividade Física merece ter o mesmo espaço dado às demais disciplinas na grade curricular da EJA, com professores capacitados e formados na área que possam orientar e instruir os estudantes idosos ou não nos cuidados com o corpo e, principalmente, com a saúde.
  • Monografia Acesso aberto
    Implicações da Educação Física escolar para o desenvolvimento cognitivo
    (2021) Santos, Rayara Thaise Soares
    A atividade física é bastante conhecida pelos seus efeitos benéficos em relação à saúde, no entanto, é pouco discutido acerca dos seus benefícios sobre o aspecto cognitivo de crianças. Ao que tudo indica a atividade física pode influenciar a cognição propiciando a melhora do desempenho de várias capacidades cognitivas. Dessa forma, no presente trabalho tem-se como objetivo discutir de que forma a atividade física modifica características relacionadas à aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.Os materiais de apoio para a presente pesquisa têm como base artigos científicos nacionais e internacionais indexados em bases de dados. Duas principais bases de dados consideradas para a pesquisa, a saber: Scielo e Google acadêmico. Para selecionar os artigos que foram utilizados na pesquisa, foram aplicadas as seguintes combinações de palavras-chave: memória, aprendizagem, atividade física, aspecto cognitivo. Por fim, ao que parece, de fato a atividade física é um instrumento que pode influenciar de maneira positiva no aspecto cognitivo e aprendizagem de escolares, podendo ser observado por meio do desempenho escolar. E torna-se necessário o prosseguimento de mais medidas de avaliar o desempenho cognitivo, com o intuito de transformar o conhecimento acerca do tema mais conceituado e atuante.
  • Monografia Acesso aberto
    A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física.
    (2021) Lopes, Rosane Ferreira
    Com um número cada vez mais crescente de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas, aumentou o impacto nos resultados da mobilização da sociedade brasileira, que procura a cada dia os seus direitos. Diante desta realidade, pretendeu-se com esta monografia analisar e compreender as possibilidades de a inclusão escolar contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, e conceituar e analisar o significado dela no que se refere à postura pedagógica do professor de forma que garanta uma aprendizagem significativa. Para obtenção dos resultados foram analisados dados através da pesquisa bibliográfica que buscou fundamentação em aportes teóricos como LDB (1996), Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994), Mazzotta (1993), PCNs (1998), Melo (2007), Demo(1999), Vygotsky(1996), Valle(2007), e outros. Os resultados estão de acordo com outros estudos realizados. Conclui-se que os desafios da inclusão dos alunos autistas na sala de aula são evidentes, como a falta de material de apoio adequado, falta de capacitação dos professores, entre outros, por isso é de fundamental importância que os professores tenham uma formação continuada específica para o ensino de qualidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Inclusão de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) nas aulas de educação física escolar: Uma revisão sob a perspectiva biopsicossocial
    (2021) Martins, Ana Paula Souza
    Certamente as crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades motoras, em especial, na coordenação motora fina e global, que acaba interferindo na realização de tarefas cotidianas como, por exemplo, levantar um zíper ou amarrar o cadarço do sapato, fatos que levam à criança a depender do auxilio dos pais ou responsáveis a todo o momento, e por conta disso, sentir-se incapacitada para realizar atividades de caráter coletivo. Além disso, a principal demanda surge a partir da alta dificuldade de se relacionar socialmente, o que leva a desenvolver casos de ansiedade e depressão. Isto se torna a causa do isolamento social, lembrando que crianças com TDC, por apresentarem dificuldades motoras acabam sendo intimidadas por colegas em âmbito escolar, o que leva ao bullying e suas consequências. Desta forma, este estudo busca analisar a inclusão destas crianças nas aulas de educação física por meio de atividades lúdicas, para assim, ajudá-las a refletir acerca do bullying através da cultura corporal do movimento, sendo possível também pensar essa discussão em ambiente familiar, enfatizando a importância do respeito ao outro e a si mesmo. Para realizar tal fato, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de materiais científicos, capítulos de livros e artigos, trabalhos acadêmicos e teses de mestrado e doutorado na área da pesquisa. Concluindo, este estudo científico priorizou a reflexão sobre os aspectos da inclusão de crianças com déficit motor como o transtorno do desenvolvimento da coordenação nas aulas de educação física, buscando estratégias de inclusão através de estudos já publicados, e perceber como a educação física escolar pode contribuir para a formação desse aluno como um todo, dentro de uma perspectiva biopsicossocial, em um aspecto de ensino crítico e reflexivo.