Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Autor "Guimarães, Larissa Oliveira"
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Monografia Acesso aberto Benefícios das práticas de atividades físicas em crianças no âmbito escolar(2021) Sátiro, Renan da SilvaRESUMO No âmbito escolar existem várias disciplinas distintas, dentre elas, a Educação Física, definida pela área do conhecimento humano ligada às práticas corporais e atuação do profissional, que indica o conjunto de atividades e exercícios físicos não competitivos. O professor de Educação Física é importante neste contexto, pois ele disponibiliza às crianças o maior número de possibilidades, através dos desafios corporais que envolvem ações cognitivas, afetivas e motoras de maneira conjunta, tendo o corpo como entrada para o avanço de outras habilidades. O movimento na infância precisa ser trabalhado de maneira que desenvolva o indivíduo integralmente, e a criança possa conhecer a si própria, testar seus limites, modificar seus gestos, criar e compreender a função de cada movimento em busca de superar dificuldades. A prática de atividades e exercícios físicos no âmbito escolar traz benefícios ao rendimento acadêmico dos alunos, pois trabalha o físico, mental e social, e pode levar a melhores aproveitamentos nos processos de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, reunir e discutir os benefícios trazidos pela inserção das práticas de atividades e exercícios físicos nas escolas para crianças em desenvolvimento, além de expor os tipos e fatores relacionados a estes benefícios, com ênfase no rendimento acadêmico. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, que utilizou os seguintes descritores para coletar informações de artigos, livros e dissertações: “benefícios e atividade física”, “educação física escolar”, “aspectos cognitivos” e “desempenho acadêmico”. Dos resultados observados, conclui-se que as atividades e exercícios físicos dentro da Educação Física escolar possibilitam sensações de bem-estar físico e emocional, além disso, parecem interferir no desempenho acadêmico de crianças. Por fim, acredita-se que existem muitos estudos acerca dos benefícios provenientes da prática da atividade física, mas que os profissionais da área necessitam apropriarem-se destes resultados a fim de fortalecer a Educação Física escolar e divulgar as múltiplas facetas desta disciplina.Monografia Acesso aberto Contribuiçoes do ensino da educação física na educação de jovens e adultos (EJA) para o processo de aprendizagem(2021) Silva, Eliane MariaA Educação para Jovens e Adultos (EJA) foi instituída no Brasil com a finalidade de oferecer a oportunidade para que pessoas, que não conseguiram estudar regularmente no período e idade comuns, pudessem ter acesso à Educação formal. A Educação Física é um componente curricular e uma modalidade de ensino muito importante para o desenvolvimento humano e que não é oferecido obrigatoriamente na EJA. Este trabalho apresenta como objetivo discutir de que maneira a educação física escolar pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos da EJA e de que maneira proporciona a cultura corporal do movimento levando a promoção da saúde e bem estar. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, descritiva e com abordagem qualitativa. Destacam-se como pontos importantes: a Educação de Jovens e Adultos e Educação Física escolar, e observou-se que os profissionais atuantes da Educação Física na EJA precisam ser profissionais capazes de acolher seus alunos e ofertar uma aula atrativa para que estes alunos permaneçam interessados nas aulas mesmo depois de um dia cansativo de trabalho. Também é importante que o professor possa adaptar os conteúdos pedagógicos que fazem parte do currículo escolar para melhor atender a todos e respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno. Desta forma, ele fará com que o ensino da Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos seja relevante e auxilie no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que anseiam por terminar seus estudos e poder ter uma realidade de vida melhor.Monografia Acesso aberto Danças culturais quilombolas da cidade de Senhor do Bonfim - BA: uma proposta para sua inserção na Educação Física Escolar(2021) SILVA, Roberta Taíze EvangelistaA pesquisa teve como objetivo analisar as danças culturais Quilombolas da Cidade de Senhor do Bonfim- BA, como conteúdo fundamental para transformação educacional nas escolas, tendo como base as contribuições de Isabel Marques, a partir da obra de Laban “Domínio do movimento” (1978), além de artigos nacionais da área de Educação Física que trazem o tema da dança como referência. A partir desses, identificamos diversas contribuições que a dança pode beneficiar no âmbito escolar, tornando-se instrumento de socialização para construção de cidadãos críticos, comunicativos e conscientes, sendo ela uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e diálogo, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que favorecerá no processo de ensino aprendizagem.Monografia Acesso aberto Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola(2021) Santos, Messias SilvaO presente estudo teve como objetivo debater a problemática que envolve a inclusão escolar do surdo através das análise de pesquisas teóricas que possibilitaram a coleta de dados referentes ao tema proposto. Foram examinados os seguintes tópicos: aspectos da inclusão no Brasil. A língua natural das pessoas com surdez: libras; ideia de inclusão escolar do aluno e a inserção da inclusão no Projeto pedagógico das unidades escolares. A metodologia empregada constitui-se da pesquisa bibliográfica bem como a pesquisa de campo com instrumento de pesquisa que buscaram a fundamentação em: Strobel (2008), Perlin e Miranda (2003), Damázio (2007), Sassaki (2004),Mantoan (2006), Vasconcelos e outros. As práticas pedagógicas ainda não atingem um aprendizado significativo para os alunos surdos, eles são excluídos de certa forma do processo de ensino e aprendizagem uma vez que não oportuniza o bilinguismo, sua língua mãe, para que aconteça realmente aprendizagem. Infere-se nesse contexto a necessidade de o profissional da educação estar em formação continuada buscando meios de renovar suas práticas de ensino.Monografia Acesso aberto Os esportes complementares no contexto escolar: a inserção do futevôlei nas escolas(2021-07-15) Neves, Carlos Ramon ConceiçãoDentro da escola são trabalhadas diversas disciplinas, entre elas está a Educação Física, que é a área do conhecimento humano ligada às práticas corporais e que são designadas como conjuntos de atividades e exercícios físicos não competitivos. O futevôlei é um esporte, que como todos os outros no contexto escolar, é capaz de trabalhar com os alunos valores morais e éticos, além da interação, socialização e promoção de saúde. Este estudo tem como objetivo compreender o pensamento dos professores e alunos em relação a inserção do futevôlei nas escolas. Além de refletir sobre a inserção dos esportes complementares dentro da Educação Física escolar, externando a abordagem desse conteúdo como ferramenta de grande relevância para a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, utilizando os seguintes descritores: futevôlei, os futebóis e esportes complementares na Educação Física escolar. Esta busca foi realizada por meio de uma coleta de informações na literatura de artigos, livros e dissertações. Foram encontrados 623 estudos com a temática do futevôlei, 77 para os futebóis e apenas um (1) para os esportes complementares na Educação Física escolar. Conclui-se que os esportes complementares variantes do futebol, com foco no futevôlei são ferramentas importantes e necessárias a serem trabalhadas no âmbito escolar, pois estas fornecem benefícios que outras modalidades não permitem os alunos vivenciarem.Monografia Acesso aberto Implicações da Educação Física escolar para o desenvolvimento cognitivo(2021) Santos, Rayara Thaise SoaresA atividade física é bastante conhecida pelos seus efeitos benéficos em relação à saúde, no entanto, é pouco discutido acerca dos seus benefícios sobre o aspecto cognitivo de crianças. Ao que tudo indica a atividade física pode influenciar a cognição propiciando a melhora do desempenho de várias capacidades cognitivas. Dessa forma, no presente trabalho tem-se como objetivo discutir de que forma a atividade física modifica características relacionadas à aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.Os materiais de apoio para a presente pesquisa têm como base artigos científicos nacionais e internacionais indexados em bases de dados. Duas principais bases de dados consideradas para a pesquisa, a saber: Scielo e Google acadêmico. Para selecionar os artigos que foram utilizados na pesquisa, foram aplicadas as seguintes combinações de palavras-chave: memória, aprendizagem, atividade física, aspecto cognitivo. Por fim, ao que parece, de fato a atividade física é um instrumento que pode influenciar de maneira positiva no aspecto cognitivo e aprendizagem de escolares, podendo ser observado por meio do desempenho escolar. E torna-se necessário o prosseguimento de mais medidas de avaliar o desempenho cognitivo, com o intuito de transformar o conhecimento acerca do tema mais conceituado e atuante.Monografia Acesso aberto Inclusão de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) nas aulas de educação física escolar: Uma revisão sob a perspectiva biopsicossocial(2021) Martins, Ana Paula SouzaCertamente as crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades motoras, em especial, na coordenação motora fina e global, que acaba interferindo na realização de tarefas cotidianas como, por exemplo, levantar um zíper ou amarrar o cadarço do sapato, fatos que levam à criança a depender do auxilio dos pais ou responsáveis a todo o momento, e por conta disso, sentir-se incapacitada para realizar atividades de caráter coletivo. Além disso, a principal demanda surge a partir da alta dificuldade de se relacionar socialmente, o que leva a desenvolver casos de ansiedade e depressão. Isto se torna a causa do isolamento social, lembrando que crianças com TDC, por apresentarem dificuldades motoras acabam sendo intimidadas por colegas em âmbito escolar, o que leva ao bullying e suas consequências. Desta forma, este estudo busca analisar a inclusão destas crianças nas aulas de educação física por meio de atividades lúdicas, para assim, ajudá-las a refletir acerca do bullying através da cultura corporal do movimento, sendo possível também pensar essa discussão em ambiente familiar, enfatizando a importância do respeito ao outro e a si mesmo. Para realizar tal fato, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de materiais científicos, capítulos de livros e artigos, trabalhos acadêmicos e teses de mestrado e doutorado na área da pesquisa. Concluindo, este estudo científico priorizou a reflexão sobre os aspectos da inclusão de crianças com déficit motor como o transtorno do desenvolvimento da coordenação nas aulas de educação física, buscando estratégias de inclusão através de estudos já publicados, e perceber como a educação física escolar pode contribuir para a formação desse aluno como um todo, dentro de uma perspectiva biopsicossocial, em um aspecto de ensino crítico e reflexivo.Monografia Acesso aberto A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física.(2021) Lopes, Rosane FerreiraCom um número cada vez mais crescente de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas, aumentou o impacto nos resultados da mobilização da sociedade brasileira, que procura a cada dia os seus direitos. Diante desta realidade, pretendeu-se com esta monografia analisar e compreender as possibilidades de a inclusão escolar contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, e conceituar e analisar o significado dela no que se refere à postura pedagógica do professor de forma que garanta uma aprendizagem significativa. Para obtenção dos resultados foram analisados dados através da pesquisa bibliográfica que buscou fundamentação em aportes teóricos como LDB (1996), Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994), Mazzotta (1993), PCNs (1998), Melo (2007), Demo(1999), Vygotsky(1996), Valle(2007), e outros. Os resultados estão de acordo com outros estudos realizados. Conclui-se que os desafios da inclusão dos alunos autistas na sala de aula são evidentes, como a falta de material de apoio adequado, falta de capacitação dos professores, entre outros, por isso é de fundamental importância que os professores tenham uma formação continuada específica para o ensino de qualidade.Monografia Acesso aberto O LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da categorização jogos, brinquedos e brincadeiras com ênfase na cultura nordestina(2021) Passos, Naliene Ribeiro de FreitasA Educação Física escolar, articula o conhecimento para ressignificar as práticas corporais e a formação humana. O lúdico no ambiente educacional está relacionado a qualidade daquilo que é estimulado através da fantasia, diversão ou da brincadeira. Pode ser representada pelo jogo, uma atividade livre de caratér lúdico, que contém regras convencionais competitivas ou não. É fundamental que se integre temas pertencentes a BNCC que na Educação Física aborda a expressão dos alunos a partir das práticas corporais, assim possibilitando experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, sendo essenciais na educação básica. O objetivo desse estudo é discutir o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras nordestinas nas aulas de Educação Física Escolar. Esta é uma pesquisa bibliográfica sob os descritores: “Educação Física escolar”, “exploração do lúdico”, “jogos, brinquedos e brincadeiras” e “pluralidade cultural”, com arco temporal de 1996 e 2021. Observou-se que o lúdico pode ser uma ferramenta que desperta interesse na criança, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso, o professor de Educação Física pode trabalhar o tema sob a perspectiva regional, o que agrega a pluralidade cultural à área, tema transversal, que desperta o respeito, o pertencimento e a identidade locais.