TCC de Graduação e Especialização
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Navegando TCC de Graduação e Especialização por Autor "Alves, Fabíola Fernanda do Patrocínio"
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Artigo Científico Acesso aberto A atenção psicossocial aos familiares com crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista(2021-12-03) Muniz, Ana; Santos, Deborah; Honório, Geaine; Ferreira, Jamilly; Almeida, KellyEste artigo resulta de um estudo teórico, cujo objetivo foi analisar como é realizada a atenção aos familiares de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Assim, neste trabalho, os temas autismo, família, políticas públicas foram correlacionadas a fim de compreender a importância que o tema possui para a sociedade atual. A identificação das fontes foi realizada por meio dos sistemas informatizados de busca, Banco de Dados Bibliográficos do Scielo, Ministério da saúde e DSM IV. Foi utilizada como proposta metodológica uma pesquisa bibliográfica, priorizando-se a perspectiva Psicossocial, além de discussões relacionadas às abordagens da Neurociência, Cognição e Comportamento. As principais discussões sugerem que, apesar dos avanços nos últimos anos, observamos que ainda há muito a ser melhorado. A família é mais do que uma aliada. Ela deve ser encarada como foco de intervenção, para que seus anseios sejam acolhidos e sua sobrecarga minimizada. A pesquisa revelou que quando a família recebe o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista ficam fragilizados sem saber como agir, por esse motivo, é fundamental que a família procure além do tratamento para criança, redes de apoio e cuidado voltados para a família, compreendendo cada vez mais sobre o assunto em busca de estabelecer uma melhor convivência diante dos desafios.Artigo Científico Acesso aberto Escolha profissional da juventude em projetos sociais: impactos das desigualdades(2021-12-13) Ribeiro Damasceno, Camila; Martins de Menezes Maciel, Cristiane; Queiroz Gonçalves, Leonardo; Moraes de Castro, MarianaEste artigo resulta de um estudo teórico cujo objetivo foi investigar o impacto da desigualdade social no processo de escolha profissional de jovens assistidos por projetos sociais. Como forma de caracterizar o jovem, objeto de nosso estudo, foi feita uma retrospectiva histórica e social acerca dos conceitos utilizados, bem como sobre o conceito contemporâneo de “juventudes”, que visa abarcar os jovens em suas singularidades e pluralidades. Foi utilizada como proposta metodológica uma pesquisa bibliográfica, priorizando-se discussões relacionadas à abordagem da Psicologia Sócio-Histórica a partir das bases de dados científicas como SciELO, PePSIC e Nexin PUC-SP, além de repositórios de pós-graduação em psicologia e educação da Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Minas Gerais. As principais discussões/resultados sugerem que os projetos sociais podem fomentar a construção, nos jovens, do senso crítico e de novas perspectivas, rompendo com os paradigmas que decorrem da desigualdade social e da escolha profissional. Através do referencial teórico estudado indagamo-nos: o jovem escolhe ou é escolhido pelas profissões? Ainda se faz necessário que os projetos sociais superem as políticas assistencialistas a fim de potencializar o lugar do jovem como cidadão de direito e deveres.Artigo Científico Acesso aberto O Materialismo Histórico e Dialético na Psicoterapia Sócio-Histórica(2021-12-03) Heider Assunção Batista, Newton Antônio de Sales Costa; Petra de AssisEste artigo tem por objetivo abordar a questão do Materialismo Histórico e Dialético na psicoterapia Sócio-Histórica. Como proposta metodológica, usa-se a pesquisa bibliográfica, priorizando-se discussões relacionadas à abordagem da Psicologia Sócio-Histórica. Os principais teóricos(as) e estudiosos(as) que embasaram este artigo foram: Ana Mercês Bahia Bock, Maria da Graça Marchina Gonçalves, Odair Furtado, Lev Vigotski, Karl Marx, dentre outros (as). As principais discussões sugerem que a dialética do material/social e a subjetividade se entrecruzam; articulando o interpsíquico ao intrapsíquico. Assim, a psicologia Sócio-Histórica apoiada pelo viés marxista, tem repertório clínico teórico e prático, capaz de formular uma práxis que dê conta de provocar reflexões e mudanças nas atitudes das pessoas, retirando delas o prognóstico de que suas dificuldades são causas intrínsecas e isoladas em si mesmas, contribuindo para a transformação social.