Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Autor "Camargos,Helida Aparecida Nogueira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso fechado Autismo e Adolescência em Processos de Linguagem e Socialização(2023-12) SILVA,Laís Gonçalves Pereira; Ferreira,Giselia Lagares; Camargos,Helida Aparecida NogueiraA adolescência traz desafios únicos para jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), impactando sua socialização e comunicação. O TEA afeta a formação de relações interpessoais durante esta fase de mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Existe uma lacuna no entendimento das necessidades específicas de adolescentes autistas. Compreender os fatores que influenciam sua inclusão social e desenvolvimento comunicativo é essencial. O objetivo do presente trabalho é construir uma revisão literária sobre o espectro autista na adolescência e seus desafios no processo de linguagem e socialização. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica, tendo como fonte de consulta uma variedade literária relacionada ao tema estudado, tais como o uso de artigos, livros e teses sobre o tema. Constatou-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada por dificuldades na comunicação social e padrões de comportamento repetitivos, influenciada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Apesar do aumento na sua prevalência e avanços em técnicas de diagnóstico e intervenção, indivíduos com TEA enfrentam desafios contínuos, especialmente na transição para a vida adulta e na inclusão em ambientes educacionais. Pesquisas em neurociência têm fornecido insights importantes sobre as bases neurais do TEA, ressaltando a importância de uma abordagem holística e interdisciplinar no tratamento e apoio. A perspectiva e participação de indivíduos com TEA e suas famílias são fundamentais para garantir intervenções centradas no paciente e políticas públicas eficazes.