Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Autor "Couto, Marco Aurélio"
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Artigo Científico Acesso aberto Concreto betuminoso usinado a quente modificado por borracha (via úmida); Utilização da borracha de pneus na pavimentação asfáltica(2021-12) Pires, Eduarda Santana; Santos, Giseli Oliveira dos; Couto, Marco Aurélio; Rocha, Mayara Chaves; Xaviel, Milena Nascimento; Barros, Ricardo NascimentoAnualmente o volume de veículos no mundo cresce devido a busca por suprimentos e novas tecnologias para desenvolvimento de uma região ou país. Tal processo, denominado como globalização, requer vias resistentes e duráveis, contudo não é a realidade atual do Brasil. A tecnologia aplicada na fabricação do pavimento asfáltico (principal revestimento utilizado em rodovias) não evoluiu na mesma proporção e mostra-se atrasada quando comparada a outros países. Este projeto apresenta a análise dos resultados obtidos com elaboração de programa experimental - do comportamento do concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) após a inserção de borracha proveniente de pneus inservíveis para rodagem no ligante betuminoso. A iniciativa surgiu devido a duas grandes problemáticas atuais do País, que são a destinação adequada dos pneus após vida útil e a falta de qualidade do pavimento brasileiro. O objetivo deste estudo foi validar o emprego da borracha na pavimentação asfáltica através da realização de ensaios laboratoriais que garantissem que as características mecânicas desse pavimento fossem iguais ou superiores ao CBUQ convencional. E também apresentar as características melhoradas após a adição do material. O programa experimental consistiu na caracterização dos materiais: pó de pedra, pedrisco, brita 1, cal e CAP borracha utilizados na produção da massa asfáltica. Bem como a dosagem dos componentes para quatro teores diferentes de ligante com borracha (5,50, 6,0, 6,50 e 7,0%), moldagem de três corpos de provas para cada teor e a realização dos ensaios indispensáveis na pavimentação, conforme orientações do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com a finalidade de se obter as características de estabilidade, fluência e resistência à tração em atendimento às normas vigentes. O estudo provou que todas as características exigidas pelos órgãos pertinentes se enquadraram nos limites impostos. Inclusive foi comprovada a melhoria das características mecânicas, constatando que o emprego do produto torna o pavimento mais resistente às condições do fluxo local.