Comunicação Social Jornalismo
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Navegando Comunicação Social Jornalismo por Autor "Brandão, Alessandra"
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Monografia Acesso aberto Entre marketing e responsabilidade social(2007) Oliveira, Aline Daniele Silva deEste trabalho considera a Responsabilidade Social um mito criado por uma necessidade de vender, por parte de empresas, e de consumir, por parte da população. Partindo deste princípio, os objetivos do trabalho são questionar as teorias de marketing social e repensar seu uso como uma estratégia a fim de conquistar o suposto título de Responsabilidade Social. Para isso, foram buscados o estudo e a análise da campanha social: "O Amor é a Melhor Herança. Cuide das Crianças", criada pelo Grupo RBS de comunicação. Entretanto, este trabalho centralizou os questionamentos em um dos veículos cuja publicação da campanha teve grande ênfase: o jornal Diário Catarinense. A fim de questionar a Responsabilidade Social, buscou-se fundamentação teórica em pensamentos de autores que possibilitaram uma outra interpretação para as clássicas definições da "boa ação social" definidas pelo marketing.Monografia Acesso aberto Micro-jornalismo(2007) Luz, Ângela Cristina Miranda daEste trabalho tem por objetivo buscar a micro-história no jornalismo, não deixando também de observar este fator entre micro-história e o documentário cinematográfico e a micro- história e o estilo literário. Dando início a este projeto, encontra-se a inspiração do movimento micro-história: a Escola dos Annales e suas gerações, que são estudadas rapidamente para que se estabeleça um contexto histórico. O foco principal é a micro-história, em suas relações com o jornalismo e como eles podem de certa forma manter uma ligação. Ou seja, como se pode apresentar as notícias a partir de uma outra visão, um outro olhar, que seja alternativo à visão macro que alguns tipos de jornalismo empreendem com força de um espetáculo midiático. Uma discussão sobre este ponto é de fundamental importância, mostrando os moldes da nossa sociedade atual, que é a sociedade do espetáculo e buscando uma forma diferente do jornalismo apresentar as notícias e informações. Para mostrar como o jornalismo e a micro-história podem estabelecer uma relação, é utilizado o caso 174 visto de diferentes ângulos: as matérias elaboradas pelo Folha Online, que fazem parte da grande mídia, portanto, dificilmente conseguirão contar uma micro-história; a cobertura feita pelo Jornal Nacional, que fez uma abordagem macro, o documentário Ônibus 174, que utiliza o micro e o macro na sua construção, e a possibilidade de uma biografia construída com base no documentário, que recebe o nome de micro-jornalismo.Monografia Acesso aberto 'Ocupe a reitoria que há dentro de você'(2007) Silva, Marciéli daDesconstruir a idéia de imparcialidade da imprensa e das universidades como simples ferramentas de construção do conhecimento é uma das propostas desta pesquisa. Pretende-se, aqui, relacionar as informações publicadas durante a ocupação da Universidade de São Paulo com o contexto atual da política e educação no país. Compreender a ligação entre universidade, governo, O Estado de S. Paulo e ocupantes é importante para refletir sobre questões que cercam o jornalismo, a política e universitários como integrantes da sociedade contemporânea. O evento aconteceu durante os meses de maio e junho de 2007 devido à oposição dos alunos aos decretos impostos pelo governador de São Paulo, José Serra. Porém pouco ajudou a promover um debate sobre o sistema educacional no Brasil. O que se apresenta neste trabalho, a respeito das relações entre jornalismo e movimento estudantil, é uma tentativa de levantar um debate e uma reflexão para alguns pontos do processo comunicativo. Propõe-se, então, observar a ocupação da Universidade em um momento de crise política e educacional num cenário de grande prestígio político-social como a USP. Portanto, referências sobre o processo de comunicação, com um olhar crítico para as diferentes leituras possíveis de serem estabelecidas com o discurso, são bases para a compreensão de um confronto ideológico que se efetiva e ajuda a estabelecer relações de poder. Desconstruir a idéia de imparcialidade da imprensa e das universidades como simples ferramentas de construção do conhecimento é uma das propostas desta pesquisa. Pretende-se, aqui, relacionar as informações publicadas durante a ocupação da Universidade de São Paulo com o contexto atual da política e educação no país. Compreender a ligação entre universidade, governo, O Estado de S. Paulo e ocupantes é importante para refletir sobre questões que cercam o jornalismo, a política e universitários como integrantes da sociedade contemporânea. O evento aconteceu durante os meses de maio e junho de 2007 devido à oposição dos alunos aos decretos impostos pelo governador de São Paulo, José Serra. Porém pouco ajudou a promover um debate sobre o sistema educacional no Brasil. O que se apresenta neste trabalho, a respeito das relações entre jornalismo e movimento estudantil, é uma tentativa de levantar um debate e uma reflexão para alguns pontos do processo comunicativo. Propõe-se, então, observar a ocupação da Universidade em um momento de crise política e educacional num cenário de grande prestígio político-social como a USP. Portanto, referências sobre o processo de comunicação, com um olhar crítico para as diferentes leituras possíveis de serem estabelecidas com o discurso, são bases para a compreensão de um confronto ideológico que se efetiva e ajuda a estabelecer relações de poder.