Comunicação Social Jornalismo
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Monografia Acesso aberto Análise discursiva da cobertura jornalística da operação moeda verde(2010) Banzato, Antonio CarlosO presente estudo diz respeito à reportagem jornalística, intitulada Operação Moeda Verde, publicada pelos jornais Diário Catarinense - DC e A Notícia - AN, no dia 4 de maio de 2007. A matéria é fruto de Inquérito da Polícia Federal - PF, a pedido do Ministério Público Federal - MPF, sobre esquema de compra e venda de licenças ambientais em órgãos públicos para a construção de empreendimentos imobiliários na Ilha de Santa Catarina. O tema possibilitou uma abordagem discursiva sob diferentes enfoques de forma a contribuir na compreensão da relação empresa jornalística, leitor e poder público, evidenciando suas implicações de ordem lingüística, históricas e ideológicas. Esta análise se fundamenta na leitura do pré-construído, isto é, saber o que está efetivamente construído nesse texto a partir do dito, o não dito e o silêncio. Assim sendo, o objetivo geral desta produção discursivo - jornalística foi analisar este tema, através da teoria da Análise do Discurso embasado na corrente francesa de Michel PêcheuxMonografia Acesso aberto Análise discursiva do programa Ondas da Ciência, da Rádio UDESC FM(2007) Gastaldi, KalinaEste trabalho monográfico tem como questão norteadora analisar o discurso do programa Ondas da Ciência, na Rádio Udesc FM, nos meses de março e abril de 2007. Para a análise ser possível, apoiei-me na corrente francesa de Michel Pêcheux referente à Análise do Discurso. O trabalho completo faz uma retomada as teorias da Análise do Discurso, passando pelo Jornalismo Radiofônico, discorrendo sobre o Discurso da Ciência e sobre o Jornalismo Científico presente no programa Ondas da Ciência. Apresento uma síntese do programa da Rádio Udesc Fm, para os leitores que aqui seguem terem o conhecimento do meu objeto de estudo, finalizando com a Análise e Interpretação dos Dados e com a conclusão.Monografia Acesso aberto A análise discursiva do programa Profissão Repórter(2009) Rodrigues, Tamires da RosaCom ênfase no meio televisivo e no dispositivo teórico, essa pesquisa analisa as interpretações dos sujeitos e os atravessamentos discursivos do programa Profissão Repórter. Utiliza-se como corpus uma edição do mês de maio deste ano. Sendo que este corpus esta em recortes para que possamos verificar como se da os sujeitos leitores no programa televisivo. Ao longo das analisesconcluímos que o programa possui vários atravessamentos discursivos, tornando assim o programa superficial, sem matérias cativantes e aprofundadas.Monografia Acesso aberto Análise do discurso jornalístico na sua formulação de sentidos sobre a implantação do rádio digital em Florianópolis(2009) Oliveira, Evita deA presente monografia é um estudo sobre a implantação do sistema de rádio digital em Florianópolis. A partir da perspectiva Teórica da Analise do Discurso, linha francesa (Pêcheux 1975/1969, Orlandi 1996/1999), buscamos analisar a textualidade discursiva e seus entrelaçamentos nas matérias publicadas no jornal Diário Catarinense, publicadas entre os anos de 2003 a 2008. Especificamente, busca-se conhecer o não-dito presentes nessas matérias, já que por trás do dito existe também um dizer que está silenciado. Ao longo das edições analisadas concluímos que os discursos são heterogêneos, resultados do atravessamento de diferentes discursos que se constituem a partir do contexto social e ideológico de cada indivíduo.Monografia Acesso aberto Análise ética discursiva da cobertura da imprensa no caso da máfia do apito(2009) Silva, Marcelo SantosEm setembro de 2005, um suposto esquema de manipulação de resultados no futebol era denunciado pela imprensa brasileira. Um árbitro do quadro da FIFA, junto com alguns empresários, foi o protagonista daquilo que ficou conhecido como a "Máfia do Apito". O presente trabalho faz uma análise discursiva e ética da cobertura da imprensa sobre os fatos acontecidos. No processo, são discutidos os fatores econômicos e sociológicos que envolvem o futebol e a mídia no Brasil, trazendo à tona jogos de interesses e disputas por poder, ressaltando elementos já impregnados na sociedade brasileira. Com a ajuda de autores da Sociologia, da Linguística, da Comunicação e da Ética, é mostrado como uma reportagem pode criar uma realidade distorcida para a populaçãoMonografia Acesso aberto O aquecimento global na revista Veja(2010) Moser, Laís CamposDentre as notícias sobre meio ambiente divulgadas nos últimos anos, o aquecimento global aparece como uma das pautas extremamente recorrentes. Não obstante, percebe-se certa uniformidade da mídia ao tratar desta questão, já que o enfoque é na maioria das vezes o mesmo e as fontes utilizadas repetem-se com muita frequência. Diante deste contexto, por meio dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de corrente francesa, procurou-se verificar que sentidos a Revista Veja, não sendo especializada em divulgação científica, produz nessa cobertura. Sendo assim, estabeleceu-se como objetivos pesquisar o pré-construído e as condições de produção de tal cobertura, e identificar os atravessamentos discursivos presentes, as heterogeneidades, o dito, o não dito, os silenciamentos e os efeitos de sentido. Comprovou-se como hipótese que o viés sensacionalista é iminente nas matérias de Veja sobre o assunto, que pesquisadores contrários ao aquecimento global antropogênico são silenciados, e que há um deslizamento de sentidos entre duas épocas dessa cobertura, antes do climagate e três meses após esse acontecimento. Para análise comparou-se dois momentos da revista: parte do que foi publicado sobre mudanças climáticas no ano de 2006 e parte do que foi veiculado após o climagate. Concluiu-se que há um efeito de sentido sensacionalista na cobertura de 2006, uma retomada da memória da mídia por ela mesma durante parte das notícias publicadas após o climagate e, por fim, observou-se um deslizamento de sentidos três meses após esse episódio, tendo em vista que Veja produziu um apagamento do discurso anterior e a formulação de um novo discursoMonografia Acesso aberto 'Bonecas de luxo'(2010) Bosquetti, Alinne KühlkampA presente monografia propõe mostrar uma análise do conteúdo editado pela revista Vogue no Brasil, predominantemente destinado ao público feminino e, nessa perspectiva, verificar quais mensagens são passadas ao público e de que maneira são construídas representações da beleza feminina, respeitando as características desse meio de comunicação de massa - a revista, ao tempo em que evidencia os padrões de beleza ditados na contemporaneidade. "Bonecas de luxo": análise da beleza feminina presente na revista Vogue pretende pesquisar, através das fotos, conteúdo editorial e reportagens, como a beleza feminina é apresentada para as leitoras e quais artifícios e mecanismos a Vogue utiliza para determinar o padrão de beleza a ser consumido pelas mulheresMonografia Acesso aberto Os caminhos do grande irmão(2007) Moraes, Karin Helena Antunes deO reality show é um gênero televisivo que vem se expandindo em todo o mundo. No Brasil, um dos programas de maior sucesso de audiência é o Big Brother Brasil produzido na Holanda em 1999 pela Endemol. O programa consiste em confinar em uma casa luxuosa e vigiada por câmeras 24 horas por dia, um determinado número de pessoas (a primeira edição contou com 12 participantes passando para 14 na terceira e 16 na sétima) que não se conhecem e não são conhecidas do grande público. A cada semana dois participantes se enfrentam no "paredão", o mais votado pelo público deixa a disputa pelo prêmio de R$ 1 milhão de reais. O vencedor sai do último "paredão" onde o público vota em quem deve ser o ganhador. O trabalho aborda a apropriação do nome Big Brother (Grande Irmão) criado em 1948 pelo escritor inglês George Orwell em seu clássico 1984 que se constitui em um marco da literatura política mundial.Monografia Acesso aberto A cidade e o flaneur(2010) Marques, CauêEste trabalho é um trabalho interdisciplinar que visa unir a compreensão da crônica jornalística de João do Rio (através do texto "A Rua") não apenas como produtora de sentidos da vida urbana do Rio de Janeiro do século XIX e início do XX, mas também como compreensão da unidade territorial reconhecida através do texto do cronista, bem como a compreensão do texto do autor como uma narrativa cinematográfica - uma narrativa documental, em específico. Foi utilizada como base metodológica para compreensão de tais propostas textos do autor alemão Walter Benjamin - em especial "O Flaneur"Monografia Acesso aberto A construção de sentidos sobre a mulher na revista masculina Trip(2009) Bortoli, Penélope de OliveiraEste trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o jornalismo produzido pela revista masculina TRIP buscando compreender como o homem, que é o sujeito leitor dessa revista, produz sentidos sobre a mulher. Para isso tomamos como base teórica e metodológica a Análise do Discurso (Pêcheux, 1969 e 1975).Monografia Acesso aberto Custe o humor que custar(2010) Liz, Sarah Fenix deO presente trabalho tem por objetivo confrontar os fundamentos teóricos do humor, discutidos pelos estudiosos da área, em relação à narrativa jornalística do programa de televisão CQC, veiculado na emissora Bandeirantes. Para isso, um estudo foi realizado visando verificar a interação de abordagens como o humor, o riso, a sátira, a ironia e a carnavalização com os principais quadros do programa, a saber: Top Five, Proteste Já, Diversos CQC, Documento da Semana e Eleições 2010. Após análise das reportagens, foi possível fundamentar a narrativa do programa com as teorias relacionadas ao humor, demonstrando a predominância da ironia nos quadros estudadosMonografia Acesso aberto Da pedofilia à realeza(2010) Kretzer, Taianá PaimMonografia Acesso aberto Os discursos possíveis na comunicação rural(2010) Pezente, Regiane NiehuesEste trabalho monográfico tem como questão norteadora analisar quais os discursos e atravessamentos possíveis evidenciados no vídeo "Terrinha e Zé Veneno", produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI. Para esta pesquisa, será utilizada a teoria da Análise do Discurso constituída por Michael Pêcheux e Eni Orlani. O trabalho retoma as teorias de discursos pedagógico, lúdico e de divulgação científica, que formulam a hipótese desta análiseMonografia Acesso aberto Entre marketing e responsabilidade social(2007) Oliveira, Aline Daniele Silva deEste trabalho considera a Responsabilidade Social um mito criado por uma necessidade de vender, por parte de empresas, e de consumir, por parte da população. Partindo deste princípio, os objetivos do trabalho são questionar as teorias de marketing social e repensar seu uso como uma estratégia a fim de conquistar o suposto título de Responsabilidade Social. Para isso, foram buscados o estudo e a análise da campanha social: "O Amor é a Melhor Herança. Cuide das Crianças", criada pelo Grupo RBS de comunicação. Entretanto, este trabalho centralizou os questionamentos em um dos veículos cuja publicação da campanha teve grande ênfase: o jornal Diário Catarinense. A fim de questionar a Responsabilidade Social, buscou-se fundamentação teórica em pensamentos de autores que possibilitaram uma outra interpretação para as clássicas definições da "boa ação social" definidas pelo marketing.Monografia Acesso aberto A estratégia de marca própria e a relação entre signo (marca) e objeto (produto)(2009) Demétrio, Paulo SergioEste trabalho tem como objetivo geral a realização de um estudo mais aprofundado acerca da relação entre produto, marca e consumidor, considerando como este último concebe os dois primeiros. Para isso, teremos como foco principal deste trabalho uma estratégia específica de gerenciamento de marca chamada marca própria. Esta estratégia coloca em evidência a relação em questão, pois evidencia a separação entre fabricante do produto e gerenciador da marca, deixando evidente que, em nossa sociedade, cada vez mais acontece o descolamento entre marca e produto, levando a certo desinteresse sobre a verdadeira origem do último. Mas, para que isso se torne possível, temos que ter em mente a concretização dos seguintes objetivos específicos: definição de marca própria e sua importância para o comercio varejista; observação da modalidade de consumo ligada especificamente a marca própria, identificando a percepção, o comportamento e o interesse e/ou desinteresse do consumidor pela origem dos produtos. Por fim, buscaremos utilizar as ferramentas teóricas da semiótica na relação entre marca própria e produto, percebendo a relação entre signo e objeto.Monografia Acesso aberto O fazer jornalístico no jornal O Estado(2009) Rodrigues, Natalia ParisO Presente trabalho tem como objetivo compreender o fazer jornalístico no jornal O Estado, a partir de distintos momentos do seu processo produtivo, que auxiliou na construção da imprensa catarinense, e, sobre tudo, de Florianópolis da década de 50 até a década de 90. Para isso, foi estabelecida uma relação entre o político e o local, que se valendo da Teoria da Análise do Discurso, ajudou a entender os mecanismos que envolveram a imprensa catarinense nesse período e o desenvolvimento do jornal O Estado como um dos principais veículos de comunicação impressa do Estado de Santa Catarina.Monografia Acesso aberto O fim do silêncio(2011) Cória, Alanna Kern de DutraEnquanto muitos ainda torcem o nariz afirmando ser impossível dizer algo relevante em 140 caracteres, os números mostram o crescimento cada vez maior do uso das redes e mídias sociais. No jornalismo, esse crescimento tem mostrado uma quebra profunda de paradigmas, e quem antes era reconhecido apenas como receptor de informação, hoje é considerado também emissor de informação e opinião. É o caso de René Silva e o jornal Voz da Comunidade, que por uma cobertura especial pelo Twitter, teve seu trabalho reconhecido pelo mundo. Sendo assim, esse trabalho visa discutir os impactos que as mídias/redes sociais têm causado no jornalismo comunitário e no jornalismo padrão discutindo questões como a mudança da esfera pública, o jornalismo cidadão e o webjornalismoMonografia Acesso aberto A imprensa e os acidentes aéreos(2007) Simões, Déborah Garcia ResendeEsta monografia tem como objetivo estudar e entender o comportamento da imprensa quando ocorrem tragédias aéreas como as que aconteceram nos vôos 402 e 3054 da TAM que aconteceram em 31/10/1996 e 17/07/2007 respectivamente. A importância do tema está no fato de que os jornalistas agem impulsivamente diante de uma tragédia e nesse momento a ética ao escolher a forma de se divulgar as notícias fica comprometida. Realizado em duas partes, na primeira consta um estudo conceitual e a segunda a análise do conteúdo. A metodologia aplicada foi a qualitativa analisando as reportagens publicadas nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, e nas revistas Veja e Isto É. Assim, este estudo tem como objetivo mostrar os exageros cometidos pela imprensa naquelas ocasiões e as conseqüências da forma irresponsável, com que informações, não checadas e divulgadas no calor das emoções e dos sentimentos vivenciados nos momentos em que tragédias como essas podem acarretar. Analisando as reportagens publicadas nos dias posteriores ao acidente, percebe-se que os meios de comunicação se precipitaram, fazendo uma cobertura emocional, preocupada apenas em dar "furos de reportagem" e em transformar matérias em um produto voltado para satisfazer os piores instintos do consumidor. Com efeito, a mídia impressa abusou do sensacionalismo, das especulações e da busca precipitada de culpados.Monografia Acesso aberto O jornalismo científico nas revistas Super Interessante e Scientific American Brasil(2010) Oliveira, Camila Loureiro deEsta monografia estuda o Jornalismo Científico (JC) enquanto divulgação do conhecimento científico em nossa sociedade. Para isso, propomos a análise das revistas Superinteressante (SI) e Scientific American Brasil (SAB), que são especializadas em divulgação de ciência. Tomamos como base teórica e metodológica a Análise do Discurso de corrente francesa (Pêcheux 1969, 1975 e Orlandi 1983, 1990, 1999, 1999, 2001), buscando compreender os posicionamentos de autor e do leitor virtual das revistas. Na SI vamos ter um corpo editorial composto apenas por jornalistas enquanto que a SAB compõe um corpo editorial por jornalistas e cientistas/pesquisadores. Desta forma, vamos discutir esses diferentes posicionamentos das revistas através da noção de autor e leitor virtual proposto por Orlandi (2001). Para a autora, ao formular um texto o autor desencadeia gestos interpretativos constituindo ao mesmo tempo um certo efeito-leitor imaginário, definindo a posição do sujeito no processo discursivo. Assim, o que nos interessa problematizar é se o JC, ao formular sentidos sobre ciência, se constitui diferentemente quando o cientista é o divulgador. Além dessa questão central, queremos também refletir a respeito do JC enquanto instância educadora, onde a produção de sentidos envolve a possibilidade de socialização e popularização do conhecimento científicoMonografia Acesso aberto Jornalismo e clima ético(2010) Bastos, Vanessa dal FornoA presente pesquisa se concentra em atribuir ao jornalismo e àqueles que o fazem um dinamismo ético e moral necessário à profissão. Essa verificação se encontra refletida a partir dos argumentos recolhidos, analisados e discutidos de jornalistas alores e virtudes essenciais adormecidos e pouco discutidos pelas mentes humanas da sociedade contemporânea. O estudo se fundamenta na ideia de um pensador orgânico para um universo menos automatizado e voltado para a essência afetiva humana e o cuidado universal de um mundo harmonioso. Outro aspecto intrínseco na pesquisa é o de uma sociedade heterogêneo-democrática enquanto visões e opiniões de mundo e de moral, porém, homogênea em termos não flexíveis, como a ética deveria ser a todos os seres perante suas escolhas propiciando dessa forma cidadãos mais críticos e criteriosos. Dentro do jornalismo, este agregado de conceitos e julgamentos, juntos, primam por profissionais crítico-criativos e solidários que zelam por disseminar conteúdos de qualidade e com princípios para todos