Especialização em Inovação da Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Inovação da Educação por Autor "Galdino, Ana Paula da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso fechado Atividade Orientadora de Ensino e Atividade de Jogo: caminhos possíveis na Educação Infantil(2020) Macalossi, LucianaEsta pesquisa é um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. A problemática da pesquisa consiste em: Quais as possibilidades de ampliação do repertório cultural das crianças de 4 a 5 anos de idade, a partir da Atividade Orientadora de Ensino, na Educação Infantil? O objetivo geral da pesquisa foi investigar as possibilidades de ampliação do repertório cultural das crianças de 4 a 5 anos de idade, no contexto da Atividade de Jogo, a partir da Atividade Orientadora de Ensino, na Educação Infantil. Para isso, elaboramos uma sugestão de prática pedagógica com base em dois aspectos: uma situação desencadeadora de aprendizagem articulada com o jogo de papéis e a reflexão dessa situação desencadeadora no contexto da atividade de jogo. Por fim, conclui-se que a criança, como ser social e histórico, nas interações e relações que estabelece, apropria-se dos conhecimentos e saberes construídos historicamente pela humanidade e se torna ativa e atuante no mundo, brincando na representação de papéis sociais por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem pela atividade de jogo.Artigo Científico Acesso fechado Linguagens na Educação Infantil: um estudo sobre as possibilidades da ampliação da Linguagem Matemática(2020) Fernandes, Adriana Cristina ResendeA problemática desta investigação consiste em: quais as possibilidades de ampliação da linguagem matemática na Educação Infantil por meio de uma situação desencadeadora de aprendizagem? Para a compreensão dessa problemática, propusemo-nos: analisar as possibilidades e as contribuições da resolução de uma situação desencadeadora para a ampliação da linguagem matemática com crianças de 4 a 5 anos. Esta pesquisa configura-se em estudo bibliográfico e o aprofundamento teórico tem como base os fundamentos da Teoria Histórico Cultural e nas legislações vigentes da Educação Infantil, enfocando nas contribuições da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 2010). Ao final do estudo elaboramos uma situação desencadeadora de aprendizagem para novas vivências e aprendizagens com as crianças envolvidas na resolução de uma situação-problema. Constatamos que a situação desencadeadora de aprendizagem elaborada apresenta possibilidades de ampliação das linguagens infantis, em especial da linguagem matemática, ao ser resolvida coletivamente por crianças e adultos no contexto da Educação Infantil.Artigo Científico Acesso fechado O uso das tecnologias no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil(2020) Domingos, Alessandra BernardoEste estudo teve como objetivo analisar como as tecnologias podem contribuir para a organização do espaço para brincadeira, com crianças bem pequenas, na Educação Infantil. Procedeu-se de uma revisão de literatura apoiada em livros e artigos científicos, visando encontrar subsídios sobre a Educação Infantil, a organização de espaços acolhedores, bem como as formas pelas quais as tecnologias auxiliam nesse processo. No momento atual, no qual as sociedades estão permeadas de tantas tecnologias, é preciso aproveitar todas as ferramentas possíveis para que o processo educativo na Educação Infantil seja uma construção convidativa para a criatividade, a autonomia e as diversas possibilidades de interação entre crianças e adultos. Constatou-se que o jogo simbólico é uma estratégia inovadora, pois permite que todos os dias, novas possibilidades sejam realizadas e novas aprendizagens desenvolvidas.