Especialização em Inovação da Educação
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Artigo Científico Acesso fechado Possibilidades e limites do uso da metodologia maker no processo de ensino(2020) Dassoler, Maiara dos SantosThis article presents a discussion about the maker methodology, with the objective of analyze their possibilities of contribution and their limits in the teaching process. Methodologically, the research is characterized as bibliographic and exploratory. This In this way, we sought the theoretical contribution of authors who highlighted the maker movement, its transposition to education, as well as the active methodologies. It was found, through of an intervention proposal created by us, that schools need a investment in technology, infrastructure and teacher training. However, although information technologies are part of the maker methodology, their configurations in the schools need to be rethought, making several adaptations necessary for their development.Artigo Científico Acesso fechado Tecnologia Assistiva: Desafios e possibilidades para a Inclusão Educacional dos estudantes com deficiência Visual(2020) Luiz, Diane Cardoso MotaDesenvolver e disponibilizar recursos de acessibilidade para inclusão de estudantes com deficiência visual no âmbito escolar, através do uso da TA é uma maneira concreta de transpor as barreiras causadas pela deficiência. A presente pesquisa é resultado de um estudo realizado na Especialização em Inovação na Educação e visa responder a seguinte questão norteadora: Qual a importância da formação continuada sobre o uso da TA para docentes que atuam com estudantes com deficiência visual? Como objetivo geral possibilitar aos professores que atuam com estudantes com deficiência visual, conhecimentos sobre o uso da TA e sua funcionalidade como recurso capaz de potencializar o processo de ensino aprendizagem de modo a atender as especificidades da deficiência. Para alcançar os objetivos propostos a presente pesquisa baseou-se nos estudos de vários autores como: Freire, (2001), Mantoan (2006-2010), Galvão (2009) Nóvoa (2009) entre outros. A presente pesquisa quanto aos seus objetivos pode ser caracterizada como descritiva de abordagem qualitativa e como procedimento para coleta de dados a pesquisa-ação. Como população escolheu-se uma escola de campo localizada no extremo sul de Santa Catarina no bairro de Sanga da Toca II, pertencente ao município de Araranguá.Escolheu-se uma mostra intencional simples,composta por (01) gestora (01) Assistente de Educação (01) Assistente Técnica Pedagógica (05) professores dos anos iniciais e (10) professores dos anos finais, totalizando 18 envolvidos. Durante a sistematização dos resultados, os sujeitos pesquisados foram identificados por meio de letras, substituindo o nome, a fim de que pudesse ser mantido o sigilo. Como instrumento para coletas de dados, optou-se pela aplicação de uma proposta de intervenção, com a finalidade de possibilitar aos professores que atuam com estudantes com deficiência visual, conhecimentos sobre TA e sua funcionalidade como recurso pedagógico capaz de potencializar o processo de ensino aprendizagem de modo a atender as especificidades da deficiência, que aconteceu pela plataforma Met, durante quatro horas. Para realização da intervenção, a gestora assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Depois de devidamente autorizado, foi enviado um questionário aos professores pelo Google forms, e combinando um prazo para a devolução. A pesquisa evidenciou que é preciso investir mais, principalmente na formação inicial, contemplando mais conhecimentos no campo da educação inclusiva para que o professor vivencie a experiência de atuar com este público, durante a formação.Trouxe possibilidades educacionais, através do uso da TA para utilizar no espaço presencial e virtual e nas várias situações de ensino e aprendizagem. Refletiu com os professores sobre suas práticas e como melhorá-las no dia a dia, no planejamento de suas atividades,inserindo a TA como forma de personalização das ações de ensino e aprendizagem que atendam os estudantes com deficiência visual.Artigo Científico Acesso embargado A contribuição da gamificação no processo de alfabetização e letramento de crianças do primeiro ano do ensino fundamental: reflexões e possibilidades.(2020) Corrêa, Diandra CostaO presente artigo tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos, das turmas de primeiro ano do ensino fundamental de forma lúdica. Faz-se uma reflexão sobre como a gamificação pode auxiliar nesse processo de alfabetização das crianças. Para atender o objetivo proposto, foi utilizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, de natureza básica. A análise foi feita por meio de uma abordagem dialética com base no referencial teórico. Serviram para esse referencial: Soares (1998), Vygotsky (1991), Ferreiro (2001, 2003), Freire (1982), Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), entre outros. Também, foram apresentadas algumas sugestões de jogos, no sentido de contribuir, para o trabalho de professores alfabetizadores. A partir da análise empreendida neste artigo, verificou-se que o jogo é um recurso que contribui com o processo de alfabetização e letramento, e, por meio das sugestões aqui apresentadas, os jogos são recursos lúdicos, que envolvem o aluno, dando-lhe a oportunidade de aprender de maneira significativa e atrativa. Ainda, ressalta-se que, embora haja avanços nos estudos sobre alfabetização e letramento, é imprescindível que se atente para esses processos, levando em consideração as tecnologias digitais/os jogos digitais (ou não) e o desenvolvimento da autonomia do aluno, de modo a promover o seu aprendizado, sem perder se vista as práticas discursivas de leitura e escrita e sua função social.Artigo Científico Acesso fechado Peer instruction: uma análise da interpretação textual como reflexo de uma cosmovisão(2020) Leopoldo, Joana FenaliReading habits and interpreting has been a problem in the most different contexts, especially in the school . This paper presents an exploratory and descriptive bibliographic research aimed at analyzing to what extent the Peer Instruction methodology contributes to the understanding of the implicit and explicit information in literary texts. For this purpose, a lesson plan of the Portuguese Language and Literature subject was created for third year high school students, which combines this methodology with the textual interpretation of a literary text. At the end of the research it can be observed that textual interpretation goes beyond the limits of what is explicit and is influenced by the worldview of the students, beliefs and experiences that directly interfere in the way one interprets what one reads and hears.Artigo Científico Acesso fechado Esporte como produto da sociedade do espetáculo: implicações para a educação física escolar(2020) Mariano, SindianaraThe aim of this work is to analyze sport as a product of the spectacle society and its implications for school physical education classes. Being the specific objectives: Understand the approach of critical-overcoming theory for planning physical education classes; Propose a pedagogical action to discuss the implications of spectacularization and sporting goods in Physical Education classes with high school students. We followed bibliographic studies as research procedures. We see the commodities, the media, and the current form of sociability as the main implications for school physical education. It is expected that the suggested intervention proposal will be followed, since it has several innovative possibilities that help in the teaching and learning process of students, helping for any topic to be worked on. We emphasize the importance of teacher training, teaching sports at school. Formation of students whose knowledge makes relations with the current reality.Artigo Científico Acesso fechado Metodologia híbrida: uma perspectiva de potencializar a autonomia e a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental II na área de ciências da natureza.(2020) Pedroso, JanainaO presente artigo refere-se ao uso do Ensino híbrido, metodologia ativa que relaciona as possibilidades oferecidas pelas tecnologias com as aulas em sala de aula. Alguns estudos vêm demonstrando que é possível estimular o protagonismo dos estudantes no processo de construção do seu conhecimento com o uso das metodologias ativas. Diante disso, procuramos responder nessa pesquisa, qual o papel desempenhado pela metodologia hibrida no processo de ensino, visando potencializar a autonomia e a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental II. Na busca por respostas ao problema mencionado, este trabalho visa analisar o papel desempenhado pela metodologia híbrida nas aulas do ensino fundamental II, como uma prática educativa que favoreça a construção do conhecimento numa perspectiva metodológica que visa a participação efetiva do estudante em todo o processo. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem de estudo qualitativo com enfoque bibliográfico. Os dados foram coletados em artigos científicos publicados entre 2019 a 2020. Os resultados da pesquisa confirmaram que a metodologia híbrida contribuiu para o desenvolvimento de estudantes mais comprometidos e autônomos. Potencializou a aprendizagem dos envolvidos, pois proporcionou diferentes espaços de aprendizagem, e aumentou a interação entre os alunos, durante a realização das atividades. Diante disso, apresentamos uma sugestão de um plano de ação baseado na metodologia rotação por estação com o tema vacinação, para uma turma do 7°do ensino fundamental II.Artigo Científico Acesso fechado Storytelling como possibilidade de desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento: relato de uma experiência(2020) Alves, LizieEste artigo tem como objetivo analisar se o uso da metodologia storytelling pode possibilitar à criança, tornar-se protagonista do processo de alfabetização e de letramento. Em relação à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Em relação à coleta de dados, classifica-se como bibliográfica, com a intenção de apresentar a storytelling como uma metodologia ativa a fim de auxiliar, nos processos iniciais de alfabetização e letramento, por meio de um relato de experiência. Tal experiência foi realizada de maneira presencial, com crianças da Educação Infantil, da última etapa, em um ambiente não formal. Nessa pesquisa, buscou-se a contribuição teórica de vários autores como: Castells (1999), Soares (2017), Ferreiro (1996), Palácios e Terenzzo (2016), também com base no documento Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019). Verificou-se, a partir da experiência relatada, que a metodologia ativa storytelling possibilita à criança, tornar-se protagonistas de seu processo de alfabetização e letramento. No caso desta experiência, as crianças conseguiram formular devolutivas das histórias, recriaram-nas, utilizando desenhos. Palavras-chave: Storytelling. Metodologia Ativa. Alfabetização e Letramento.Artigo Científico Acesso fechado Desenvolvimento da consciência fonológica no ciclo alfabetizador: brincando com os som das palavras por meio da gamificação.(2020) Alves, Claudia AndreiaO presente artigo tem como eixo temático o desenvolvimento da consciência fonológica no ciclo alfabetizador. É objetivo desta pesquisa: compreender de que forma a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica, no processo inicial de alfabetização. Também, apresentou-se uma proposta de trabalho, baseada na gamificação, para aplicação no processo de alfabetização, para crianças do ensino fundamental, fases iniciais. Foram sugeridas atividades através da aplicação de jogos digitais que tratavam da consciência fonológica, contribuindo para desenvolver a leitura e a escrita. Para alcançar o objetivo elencado, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza básica, e quanto aos objetivos, classifica-se como pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em relação aos procedimentos técnicos de coleta de dados. Em relação aos resultados, a partir da análise dos dados, verificou-se que os jogos educacionais digitais podem promover um ambiente de aprendizagem atraente e gratificante, e planejado de forma adequada, contribuem com o desenvolvimento da consciência fonológica, e facilita a aquisição da leitura e da escrita para as crianças. Compreendendo a importância desse recurso, pode-se transformar as aulas mais divertidas e mais lúdicas.Artigo Científico Acesso fechado O ensino de produção textual com uso da tecnologia e da gamificação(2020) Rocha, Márcia SoratoThe research aims to develop a textual production activity using gamification and technology. A basic, exploratory and qualitative bibliographic and case study research was developed. A textual production activity was developed with a school-age child, using technology and gamification. A theoretical framework was also developed, bringing reflections on textual production based in Santa Catarina (2019); it also brings reflections on technologies based on Pereira et al (2012), Savi and Ulbricht (2008), Soares (2002) and Xavier (2011); and also, a reflection on gamification based on Móran (2015), Gonçalves (2016) and Paiva et al (2016). Through research we develop reflections about technologies, active methodologies and teaching of textual production. The school-age child was able to produce a letter using gamification and technology, so teaching text production using these means can be characterized as an innovative form of teaching.Artigo Científico Acesso fechado Linguagens na Educação Infantil: um estudo sobre as possibilidades da ampliação da Linguagem Matemática(2020) Fernandes, Adriana Cristina ResendeA problemática desta investigação consiste em: quais as possibilidades de ampliação da linguagem matemática na Educação Infantil por meio de uma situação desencadeadora de aprendizagem? Para a compreensão dessa problemática, propusemo-nos: analisar as possibilidades e as contribuições da resolução de uma situação desencadeadora para a ampliação da linguagem matemática com crianças de 4 a 5 anos. Esta pesquisa configura-se em estudo bibliográfico e o aprofundamento teórico tem como base os fundamentos da Teoria Histórico Cultural e nas legislações vigentes da Educação Infantil, enfocando nas contribuições da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 2010). Ao final do estudo elaboramos uma situação desencadeadora de aprendizagem para novas vivências e aprendizagens com as crianças envolvidas na resolução de uma situação-problema. Constatamos que a situação desencadeadora de aprendizagem elaborada apresenta possibilidades de ampliação das linguagens infantis, em especial da linguagem matemática, ao ser resolvida coletivamente por crianças e adultos no contexto da Educação Infantil.Artigo Científico Acesso fechado O uso das tecnologias no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil(2020) Domingos, Alessandra BernardoEste estudo teve como objetivo analisar como as tecnologias podem contribuir para a organização do espaço para brincadeira, com crianças bem pequenas, na Educação Infantil. Procedeu-se de uma revisão de literatura apoiada em livros e artigos científicos, visando encontrar subsídios sobre a Educação Infantil, a organização de espaços acolhedores, bem como as formas pelas quais as tecnologias auxiliam nesse processo. No momento atual, no qual as sociedades estão permeadas de tantas tecnologias, é preciso aproveitar todas as ferramentas possíveis para que o processo educativo na Educação Infantil seja uma construção convidativa para a criatividade, a autonomia e as diversas possibilidades de interação entre crianças e adultos. Constatou-se que o jogo simbólico é uma estratégia inovadora, pois permite que todos os dias, novas possibilidades sejam realizadas e novas aprendizagens desenvolvidas.Artigo Científico Acesso fechado Formação permanente sobre ensino híbrido e o uso das tic's: a equipe de gestão como multiplicadora de conhecimentos.(2020) Severo, Tânia Elmira PortoHoje os desafios da educação são inúmeros e chegam numa velocidade surreal e a escola, como instituição de conhecimento formal, necessita estar alicerçada em conhecimentos teóricos e práticos. Pensar em uma educação de qualidade é pensar no profissionalismo, baseado nos saberes técnico científico. Com isso, a pesquisa teve a preocupação de responder o seguinte problema: De que maneira a equipe de gestão pode contribuir como multiplicadora do ensino híbrido e do uso das TIC’s junto aos professores? Como objetivo geral propôs analisar o papel da formação permanente aos integrantes da equipe de gestão para servirem como multiplicadores de conhecimentos aos professores sobre Ensino Híbrido e o uso das TIC’s. Caracterizou-se como pesquisa aplicada. Estudo do tipo descritivo, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos para coleta de dados, a pesquisa-ação. Este trabalho foi subsidiado pelos seguintes autores: Freire, Nóvoa, Moran e Bacich, documentos legais, entre outros. Como população escolheu-se a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação e duas escolas de Ensino Fundamental do Extremo Sul do Estado de Santa Catarina. Desta população selecionou-se uma amostra composta por dez profissionais, sendo três da Secretaria de Educação e sete da Equipe Gestora, todos efetivos da rede. A formação permanente foi realizada através da plataforma Google Meet em cinco dias, com duração de duas horas diárias. A referida formação contou com a participação efetiva da equipe gestora, porém a Secretaria não participou. Foi disponibilizado um questionário semiestruturado via Google Forms; somente uma profissional da equipe da Secretaria não respondeu. A resposta do problema vem nos alertar que a formação permanente é o alicerce da educação democrática. Além de ser fundamental, é essencial, indispensável e determinante possibilitar formação permanente e constante à equipe de gestão, pois é ela que serve como multiplicadora de conhecimentos inovadores e que pode impulsionar práticas contemporâneas, baseado na ciência. Neste caso, o Ensino Híbrido e o uso das TIC’s são uma forma de inspirar, estimular e empoderar os professores no seu dia-a-dia de trabalho.Artigo Científico Acesso fechado Atividade Orientadora de Ensino e Atividade de Jogo: caminhos possíveis na Educação Infantil(2020) Macalossi, LucianaEsta pesquisa é um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. A problemática da pesquisa consiste em: Quais as possibilidades de ampliação do repertório cultural das crianças de 4 a 5 anos de idade, a partir da Atividade Orientadora de Ensino, na Educação Infantil? O objetivo geral da pesquisa foi investigar as possibilidades de ampliação do repertório cultural das crianças de 4 a 5 anos de idade, no contexto da Atividade de Jogo, a partir da Atividade Orientadora de Ensino, na Educação Infantil. Para isso, elaboramos uma sugestão de prática pedagógica com base em dois aspectos: uma situação desencadeadora de aprendizagem articulada com o jogo de papéis e a reflexão dessa situação desencadeadora no contexto da atividade de jogo. Por fim, conclui-se que a criança, como ser social e histórico, nas interações e relações que estabelece, apropria-se dos conhecimentos e saberes construídos historicamente pela humanidade e se torna ativa e atuante no mundo, brincando na representação de papéis sociais por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem pela atividade de jogo.Artigo Científico Acesso fechado O ensino de Geometria Plana com base na metodologia Aprendizagem Baseada em Equipes(2020) Santos, Adriano Eusébio dosThis research was aimed at approaching or teaching Flat Geometry in the perspective of critical thinking using a didactic strategy Learning Based on Equipment - ABE for students of 6th year of Fundamental Education. Also, it transits to discuss or develop two levels of knowledge of geometric thinking - PG and or development of critical thinking - PC, by means of ABE didactic strategy. Still, this strategy was constituted as an active methodology that aims to work with groups of 5 to 7 students, facilitating a more dynamic and collaborative learning, making them more autonomous and responsible for their studies. Embora we seek, through ABE, to stimulate the relevancy of a collaborative work, we raise questions that can show elements of fragility of learning. In this way, we seek to develop the following objectives: a) to disbelieve the paths of development of critical thinking; b) understand the levels of knowledge of the development of geometric thought to make the Flat Geometry feasible; c) disbelieve the importance of contemplating or teaching Plane Geometry in a critical thinking perspective; d) analyze the relevance of collaborative work by means of a didactic strategy Learning Based on teams; e) Analyze the teaching viability of Flat Geometry from the perspective of critical thinking by means of a didactic strategy Apprenticeship Based on Equipment. These objectives will make it possible to reflect on the following problem: which skills will not be developed by studying Flat Geometry in the perspective of critical thinking by means of Apprenticeship Based on Equipment? We saw that there are various possibilities of teaching Flat Geometry by means of didactic strategies, but this teaching cannot go unnoticed without the school curriculum. It is necessary to provide years of students with curiosity to investigate the science that is relevant to humanity, as well as to develop a being critical, both in mathematical objects and in other areas of knowledge.Artigo Científico Acesso fechado Atividades Lúdicas na Educação Ambiental: uma análise da Produção Científica Brasileira(2020) Darós, Gisele RezendeThis research aimed to analyze the scientific production on recreational activities in Environmental Education (EE). Between August and September 2020, a bibliometric analysis was carried out with 62 articles identified on the Capes, Google Scholar and Scielo portal. Our results suggest that: (i) the theme of solid waste and water resources dominates the recreational practices of EE (67.7%); (ii) most works are carried out in the South Region (44%), especially in Rio Grande do Sul State (19.3%); (iii) production started in 2004, peaking in 2019; (iv) the most used strategies were board games, construction of toys and workshops and; (v) 32 articles were published in journals Qualis A1 to A4 and 21 in B1 to B4.Artigo Científico Acesso fechado O Papel da Arte-Educação para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Combate as Fake News.(2020) Cunha, Silvia SilvaWe started in this research from a concern about what we live in contemporary society with the spread of false news. We begin the text by presenting an analysis of Art-Education and extra-school contexts and we continue to reflect on the influence of our beliefs in our judgments about what is true or misleading and pointing out the relevance of Education through Art. We verified the possibilities of combating Fake News for media literacy in schools by articulating an intervention proposal with the Hybrid model of active methodologies and thus we concluded our investigation on the role of Art-Education in schools.Artigo Científico Acesso fechado Descarte de Resíduos Eletroeletrônicos no sul de Santa Catarina: a importância da Educação Ambiental(2020) Oliveira, Vandete Maria ZanattaThe increase in the consumption of technologies and the reduction in the useful life of electronic devices has generated an increase in waste, whose destination is poorly understood by society, especially in small Brazilian municipalities. The objective of this work was to analyse, through a questionnaire, the knowledge about Electronic Waste (REE) and its disposal by parents of elementary school students from a public school in Urussanga/SC. Most respondents dispose of REEs in the selective collection of the municipality and are unaware of the specific legislation. Environmental Education actions are proposed to support strategies for the proper disposal of REE by residents and local government.Artigo Científico Acesso fechado Formação Permanente: as contribuições do ensino híbrido para a atuação de professores alfabetizadores(2020) Ramos, Flóscula LeandraA formação permanente vem evoluindo ao longo dos anos e contribuindo, sobremaneira para a efetiva qualidade da prática pedagógica dos docentes. As instituições formadoras passam a ter outro olhar sobre a formação, baseada na teoria, buscando assim, o desenvolvimento profissional e pessoal do educador. As metodologias ativas de aprendizagem com destaque no ensino híbrido vêm mostrar aos educadores, como é possível aprender em diferentes tempos e espaços. Assim, o presente artigo é resultado do estudo realizado na Especialização em Educação e Inovação e visa responder a seguinte questão norteadora: a formação permanente sobre o ensino híbrido pode contribuir para aprimorar a atuação dos professores alfabetizadores? Como objetivo geral, propôs-se analisar se a formação permanente sobre ensino híbrido pode contribuir para aprimorar a atuação dos professores alfabetizadores. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado uma formação com professores alfabetizadores da Rede Estadual de Santa Catarina na cidade de Araranguá, ficando articulado com os mesmos a continuidade da formação no ano de 2021. O presente artigo baseou-se também nos estudos de José Moran (2015), Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani (2015), Demo (2006), Nóvoa (2009), entre outros. A presente pesquisa, quanto aos seus objetivos, pode ser caracterizada como descritiva, de abordagem qualitativa e como procedimento para coleta de dados, a pesquisa-ação. Concluímos que para os sujeitos pesquisados, o ensino híbrido contribui para a atuação dos professores alfabetizadores, principalmente, porque vivenciaram essa experiência na prática. A visão que se tem hoje é a de que a formação permanente aliada as metodologias e as tecnologias são essenciais na vida daqueles que acreditam que é possível melhorar o processo de ensino-aprendizagem.Artigo Científico Acesso fechado O Storytelling e a atividade orientadora de ensino como recursos na ampliação das linguagens infantis(2020) Gomes, Taiane Pereira AmericoQuais as contribuições do Storytelling, no contexto de uma situação desencadeadora de aprendizagem, para a ampliação das linguagens na Educação Infantil? Esse é o questionamento que norteia essa pesquisa. Para tanto, elegemos como objetivo geral: investigar as contribuições do Storytelling, no contexto de uma situação desencadeadora de aprendizagem, para a ampliação das linguagens na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: elaborar uma situação desencadeadora de aprendizagem a partir de um conto infantil para crianças do pré-escolar; refletir, com base no referencial teórico adotado, sobre as relações entre Atividade Orientadora de Ensino e Storytelling e, analisar a importância de trabalhar as grandezas na educação infantil. A abordagem apresenta-se por meio de uma metodologia bibliográfica com a intenção de apresentar o Storytelling unido a uma situação desencadeadora como um recurso para ampliar as linguagens na educação infantil Nessa pesquisa buscamos a contribuição teórica de vários autores como: LEONTIEV (1991), MOURA (2007), PALÁCIOS;TERENZZO(2016) , ROSA (2012), assim como as legislações educacionais vigentes no país. Constatamos que a situação desencadeadora de aprendizagem elaborada apresenta elementos que podem contribuir com os professores da Educação Infantil para a ampliação das linguagens infantis, em especial a linguagem matemática.Artigo Científico Acesso fechado Desenvolvimento de Situações desencadeadoras de aprendizagem por meio de quatro ações de estudo davidovianas em um contexto de formação inicial de professores(2020) Becker, FrankThis research has experimental nature, and its aim at investigating development of mathematical thinking at the theoretical level mediated by the concept of number from the angle greatness. A Developmental Didactic Experiment was carried out with students of Pedagogy faculty. Dialectic was adopted as teaching and research method. Therefore, the research searched for develop a historical synthesis of mathematical concepts through triggering learning situations. Evidence on development of mathematical thinking were gathered. Results made evident the need and some possibilities of resignification on the teaching organization way within the researched initial teacher training.