Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Autor "Gonçalves, Diogo Augusto"
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Monografia Acesso aberto O Level Design nos Videogames A Arquitetura como Experiência(2022) Gonçalves, Diogo AugustoOs videogames evoluem em sua forma e linguagem constantemente e concomitantemente com os avanços tecnológicos. Cada nova geração de console inaugura novas potencialidades e formas de jogo. Nesta perspectiva, é imperativo que os estudos acerca dos videogames acompanhem essa evolução e ressignifique os entendimentos referentes às possibilidades de discurso que os avanços tecnológicos propiciam à experiência imersiva dos jogos. Sendo os videogames uma mídia interativa, a ação dramática que influencia as histórias acontece a partir da ação do jogador em um espaço projetado digital. Diante disso, a presente tese busca compreender como acontece a relação entre o level design e a arquitetura, no sentido de engajar e provocar o jogador ao criar experiências distintas nos diferentes gêneros de jogos, dado que, nos videogames, as próprias mecânicas de gameplay influenciam a consolidação desses gêneros. Para tal compreensão, a pesquisa foi articulada a fim de desenvolver uma taxonomia a respeito do level design, a qual acontece através de uma pesquisa bibliográfica, que tangencia conhecimentos referentes a videogames, mais especificamente ao level design, à arquitetura e à arquitetura narrativa. Após o desenvolvimento de tal classificação, são realizados cinco estudos de caso, que visam aplicar e testar a taxonomia. Dessa forma, foi possível conceituar os princípios de level design e compreender como ele se apropria dos estilos arquitetônicos tencionando a criação de experiências imersivas complexas, que funcionam em diferentes composições espaciais. A arquitetura sendo um agente importante da composição lúdica dos jogos, atua como um elemento de suporte ao gameplay. Assim, o estudo referente à arquitetura acontece sob a perspectiva de diferentes jogos que emulam ou referenciam estilos arquitetônicos visando a experiência narrativa, além de outras funções inerentes aos videogames, como definir limites, proporcionar estratégias de jogo ou mesmo estabelecer relações entre agentes narrativos. Desse modo, este estudo pretende estabelecer critérios de análise e desenvolvimento de level design a partir de uma arquitetura narrativa.