Teses e Dissertações
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Dissertação Acesso aberto A Hospitalidade como vantagem competitiva para agentes de viagens(2024-03) OLIVEIRA, Marcela Ferreira deOs agentes de viagens efetuam um trabalho de intermediação entre clientes e fornecedores de serviços turísticos, possibilitando uma interação mais direta e personalizada entre o cliente e a viagem, assim como os produtos que irão fazer parte do roteiro escolhido. Desta forma, o estudo em questão tem como objetivo geral analisar as características de hospitalidade presentes na interação social entre agentes de viagens e clientes. Os agentes de viagens que atuam no segmento estão registrados no Cadastro Nacional de Turismo (Cadastur) e em associações brasileiras de agências de viagens, como a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) - associação representativa deste segmento de agenciamento. O estudo buscará, igualmente, atingir os três objetivos específicos estabelecidos: a) verificar se a hospitalidade dos agentes de viagens impacta positivamente na satisfação dos clientes; b) identificar a percepção de “hospitableness” dos agentes de viagens; c) verificar a hospitalidade como vantagem competitiva para agentes de viagens. A hospitalidade, estabelece padrões e normas na relação entre hóspedes e anfitriões, valorizando os sentidos humanos e atuando como fator diferencial nas agências de viagens, buscando satisfazer as necessidades dos clientes e superando expectativas. A interação social e o ambiente desempenham um papel importante na experiência de hospitalidade e a vantagem competitiva é alcançada por meio da excelência em serviços. O papel dos agentes de viagens como anfitriões é crucial, fornecendo assistência e orientação durante a busca por serviços turísticos que atendam as necessidades de lazer e entretenimento do cliente. A abordagem metodológica será quantitativa, utilizando técnicas de modelagem de equações estruturais para analisar as interações entre os constructos, utilizando a técnica de survey com um questionário desenvolvido no Google Forms para coleta de dados. A amostra será por conveniência, composta por agentes de viagens. O questionário foi desenvolvido com base em escalas já existentes de hospitalidade, “hospitableness” e vantagem competitiva adaptadas para o contexto da pesquisa. Os resultados obtidos através deste estudo irão contribuir para uma melhor compreensão da visão do agente de viagens sobre a hospitalidade e como a “hospitableness” pode promover uma experiência de viagem mais satisfatória para os clientes.Dissertação Acesso aberto Ações educativas e suas relações com o design expositivo na Casa Museu Ema Klabin(2023-09) ALVES, CristianeResumo A Casa Museu Ema Klabin, antiga residência da colecionadora Ema Gordon Klabin, reúne uma coleção diversificada com objetos catalogados em diferentes tipologias, exibidos em ambientes preservados a partir de um registro de casa, conforme a proposta curatorial da instituição. Nesse contexto, a pesquisa buscou identificar o sistema expositivo que se materializa nas formas de organizar e expor dessa casa museu, orientando a construção de discursos e uma dada natureza de experiência expositiva, examinada por meio de suas ações educativas. Utilizando metodologia de base teórica, fundamentou-se em autores do campo do design e apresentou como estudo de caso a exposição Mesa (ex)posta, mostra de maior regularidade da instituição (realizada desde 2007), em sua edição de setembro a dezembro de 2016. A compreensão desse espaço museológico a partir da perspectiva da cultura material e as articulações que emergem do design expositivo demonstram a relevância desse objeto de estudo para o campo do design. As formas de organizar e expor evidenciam a não neutralidade das exposições, levando-nos a investigar como a abordagem educacional opera por meio de princípios teóricos e práticos enfeixados pela mediação cultural a fim de estimular a criação de espaços de reflexão crítica, contribuindo para a construção de contranarrativas que se manifestam a partir do design expositivo.Dissertação Acesso aberto “Avançar até dizimar o inimigo”: politicidades na recepção brasileira do anime Ataque dos Titãs(2023-06-26) Santos, AlineEsta pesquisa busca identificar e compreender a negociação política das leituras que interpretam o desfecho do anime Ataque dos Titãs, dadas através da crítica informal encontrada em tweets do público brasileiro que acompanha a última temporada da série. Situando nosso objeto no circuito comunicativo, apresentamos um panorama temporal da circulação dos mangás e anime em nosso contexto sócio geográfico, de modo a compreender momentos chave deste percurso, bem como as particularidades deste processo, característico da diáspora japonesa no Brasil. Ao combinar o olhar para o produto e a produção, recuperamos entrevistas e manifestações em canais de divulgação, de modo a identificar a voz do autor, Hajime Isayama, dentro e fora de sua obra. Dessa maneira, podemos traçar uma relação entre as controvérsias apontadas por seu público em redes sociais e o quanto pesam as decisões narativas que ilustram por tantas vezes um ideal nacionalista que ainda caracteriza o Japão contemporâneo. Estas manifestações são, por fim, analisadas sob o lugar da audiência, com base em um corpus formado por postagens que, por meio de comentários e “fios” de discussão no Twitter, abordaram as relações entre obra ficcional e realidade histórica - seja ela proveniente de um passado nipônico, ou atual de seu público brasileiro. Assim, com base no protocolo da codificação/decodificação de Hall (2003), tratamos de mapear, categorizar e descrever as principais posições de leitura mobilizadas na decodificação do anime, estas elucidadas pela crítica informal que aparece em tweets compartilhados na internet.Tese Acesso aberto Coleções imateriais, exposições efêmeras: animações no design de exposições(2023-08) ANDRADE, Daniel Grizante deA pesquisa aqui apresentada trata do uso de animações nos projetos de exposições em museus considerados de temática imaterial, entendidas como espetaculares e observadas de modo crescente na atualidade. A animação, linguagem que sempre esteve próxima ao universo infantil, às manifestações midiáticas, ao entretenimento e à fantasia, dá de encontro ao museu, instituição com notória autoridade social, centrada na preocupação com a realidade e com o documento histórico. A colisão entre dois mundos dá origem a esta pesquisa. Partiu-se da investigação sobre o universo museal, tendo em vista o uso tecnológico e as relações entre museu, sociedade, entretenimento, lazer e educação. Com isso, é traçado o entendimento de que o museu é uma instituição de seu tempo e se utiliza de recursos disponíveis para cumprir seus objetivos, incluindo o uso de animações exibidas em dispositivos diversos. A pesquisa traz para a discussão, ainda, a cultura do design e como ela está ligada ao projeto de complexas exposições lidando com temas sensíveis, no caso deste estudo, aqueles referentes aos patrimônios imateriais. O design expográfico é tensionado com as experiências e estratégias de fruição e criação do cinema e da televisão. Trabalha-se também os conceitos de imaterialidade e efemeridade. Na sequência, a pesquisa explora o conceito de animação e a interface entre realidade e fantasia, constatando diferenças e semelhanças em relação ao cinema live action e a existência de animações documentais e educativas. Compreende-se a animação dentro da cultura do design, com práticas e usos complexos no universo midiático, chegando à conclusão de que sua principal característica contemporânea é a experimentação. Finalmente, estabelecem-se os parâmetros da linguagem. Termina-se com a análise de dois museus paulistas: o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa, observando, a partir dos conceitos estudados, os usos dados às animações nos projetos de design de exposições das duas instituições.Monografia Acesso aberto A contribuição do pensamento do design na formação do engenheiro: o espaço do Fab Lab como experiência transversal(2022) Facca, Claudia AlquezarEsta tese investiga as relações entre duas importantes áreas do conhecimento – o Design e a Engenharia – que, não se limitando a si mesmas, pelo contrário, extrapolam seus limites, se misturam e se confundem, interagem com outras áreas, em busca de respostas e soluções para o mundo atual, num contexto que muda a cada dia. O objeto desta pesquisa é o estudo referente a inserção do ensino de Design nos cursos de Engenharia, utilizando a metodologia do Design Thinking como ferramenta técnica e o Fab Lab (ou laboratório de fabricação) como espaço de compartilhamento, criação e inovação. O Design é abordado como um elemento multi, inter e (talvez) transdisciplinar de conteúdo, que pode ajudar a integrar e ultrapassar as disciplinas envolvidas, especificamente quando aplicado na prática projetual, podendo contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, enriquecer a formação do engenheiro e ser um agente relevante na inovação da educação superior. Por meio de uma pesquisa exploratória (bibliográfica e documental) foi possível criar um referencial teórico e montar um cenário contextual da educação superior atual, principalmente conectando as ideias de grandes educadores do passado e do presente – como Dewey, Montessori, Piaget, Papert e Perrenoud – às tendências educacionais atuais, relacionadas por exemplo ao ensino de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e STEAM (+ Arts), às estratégias ativas de aprendizagem baseadas em projetos e à educação maker. A pesquisa sobre o panorama do Design nos cursos de Engenharia no Brasil e no mundo teve uma função importante para a visualização da situação atual da educação em Engenharia. Comparar os dois cenários, nacional e internacional, foi fundamental para se perceber a lacuna existente e quantas oportunidades e espaços ainda existem para serem explorados. Com o propósito de investigar e analisar situações reais, foram realizados dois estudos de casos. O primeiro foi realizado com o objetivo de analisar e comparar a aplicação da metodologia do Design Thinking no desenvolvimento de projetos nas disciplinas de Introdução à Engenharia e Fundamentos da Engenharia, na 1ª série dos cursos de Engenharia no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT), em São Caetano do Sul/SP, no Brasil. O segundo foi realizado durante o período do Doutorado “Sanduíche”, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em Portugal, com o objetivo de analisar o resultado de uma experiência de aproximação entre duas turmas de mestrado integrado, uma de Engenharia Ambiental e outra de Design de Produto e Industrial. Nos dois casos, em que a integração entre o Design e a Engenharia ainda não acontecia efetivamente, foi possível perceber como foi a receptividade aos exercícios, como os resultados provenientes dos projetos evoluíram e o potencial que está embarcado nesse contexto.Dissertação Acesso aberto Design na encruzilhada: o Afrofuturismo enquanto sugestão de um design de futuro(2023-03) NUNES, Cynthia Maria RochaEste trabalho tem por objetivo realizar o cruzo entre a concepção de Afrofuturismo e o design, buscando estabelecer uma base de análise para esta aproximação, tanto para a presente pesquisa quanto para pesquisas futuras. Para tanto, partiu-se da perspectiva da descolonialidade, com o intuito de manter duas ideias antagônicas em interação. Para isso, primeiramente, foi realizado um apanhado teórico do campo do design, entendendo a disciplina enquanto limitadora e possibilitadora dos caminhos a serem seguidos. O design aparece, portanto, como uma prática amplamente difundida, popular e partícipe da capacidade de projetar dos seres humanos. Neste sentido, a Encruzilhada, lugar de pertença do orixá iorubano Exu, aparece enquanto encadeamento entre a descolonização e o design, colidindo a visão que parte de uma perspectiva religiosa, por vezes entendida como mundana, com as concepções eurocentradas. O design, portanto, estaria no território de Exu. Num segundo momento, realizou-se uma exposição do objeto de estudo, o Afrofuturismo, primeiro como antítese do Futurismo, de matriz colonial, e segundo como princípio organizativo para a elaboração de diferentes futuros aos sujeitos afrodiaspóricos, com o intuito de fazê-lo encontrar-se com o design na Encruzilhada. Na terceira parte, apresentou-se o método de análise desenvolvido para a investigação de imagens afrofuturistas, embasado na retomada da memória, tradição e modernidade e a análise de elementos gráficos, culminando num estudo de caso de Karina Duarte (Deskdearte). Desta forma, o cruzo aparece enquanto um mecanismo fulcral para atravessar a perspectiva colonial do design, permitindo que elementos antagônicos encontrem-se e formem o novo, que também é constituído do ancestral, daquilo que já existe. Conclui-se, portanto, que o Afrofuturismo é uma manifestação do cruzo, e que as representações de futuro nele contidas constituem o reverberar sobre o futuro dos que foram apagados pela história. Os artefatos afrofuturistas representam, consequentemente, um processo de humanização dos indivíduos afrodiaspóricos, que representam-se a apresentam-se ao mundo a partir de seus futuros imaginados, mas imanentes.Monografia Acesso aberto O DESIGNER COMO PESQUISADOR: uma Abordagem Metodológica da Pesquisa Aplicada ao Design de Produtos(2022) Facca, Claudia AlquezarA temática deste trabalho é fundamentalmente sobre a pesquisa e sua relação com o design. Por uma abordagem inicial teórica (definições, conceitos e abordagens) e prática (métodos e metodologias de projeto), objetiva-se colocar o designer no papel de pesquisador pelo fato de buscar informações importantes ao desenvolvimento do projeto. Por meio de uma pesquisa de campo, faz-se uma análise sobre a pesquisa aplicada no projeto de produtos (tanto acadêmica como profissionalmente) e como ela pode contribuir para a formação do conhecimento de design. Conhecimento este que pode ser adquirido pela pesquisa e pode ser aplicado na prática do design como uma possibilidade para gerar soluções criativas. Este trabalho mostra como a pesquisa participa dos projetos de produtos, qual a sua importância e como ela pode contribuir para a formação do repertório do designer, possibilitando e facilitando o desenvolvimento de ideias. Como resultado dessa reflexão, é apresentada uma nova abordagem metodológica – Portal de Valores - referente à etapa equivalente à pesquisa no desenvolvimento do projeto, onde se propõem fases e técnicas para orientar o processo de levantamento e análise de informações aplicadas ao design.Dissertação Acesso aberto Diagnóstico da dengue e seus sorotipos pela caracterização molecular através da espectroscopia Raman(2023-11) PORTO, Maristela PossatiA Dengue é uma doença complexa e que pode ser confundida com outras arboviroses presentes no Brasil, por isso fazem-se necessárias boas técnicas laboratoriais para garantir seu diagnóstico rápido e eficaz, pois o agravo é de notificação compulsória. A espectroscopia Raman é uma técnica que pode ser utilizada para o diagnóstico em amostras biológicas em diferentes contextos devido à especificidade e sensibilidade da caracterização molecular. Este trabalho visará comparar os diagnósticos em amostras sorológicas de humanos com e sem o vírus da Dengue e sorotipos através da espectroscopia Raman com a técnica padrão ouro. O presente trabalho será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde/RJ e espera-se que a técnica de Raman seja capaz de fechar o diagnóstico para dengue em amostras sorológicas de sangue.Dissertação Acesso aberto Duna de Herbert, Laurentiis e Lynch: aspectos de adaptação da primeira versão cinematográfica do romance(2023-04-27) Dias, AlexandreEsta dissertação tem o intuito de aprofundar aspectos do filme Duna, longa-metragem lançado em 1984 e dirigido por David Lynch, que é derivado do romance publicado por Frank Herbert em 1965. A principal via para cumprir essa meta é a análise da obra por meio dos estudos da adaptação, que proporcionam um entendimento mais claro de todos os fatores que a cercam. Nesse sentido, mergulhar no aporte teórico em questão é fundamental para abordar os protagonistas envoltos do objeto: a dupla já citada e os produtores do projeto, pai e filha, Dino e Raffaella De Laurentiis. Com essa estrutura, a pesquisa se entremeia nas características fílmicas do trabalho do quarteto, ressaltando como pontos técnicos e narrativos do projeto condizem com as identidades profissionais dessas pessoas e quesitos contextuais e relativos ao mundo das artes. Além disso, também dentro do que se refere a contextos, é necessário rememorar e destrinchar histórias de bastidores que foram primordiais para dar vida ao que os espectadores conferiram nos cinemas há quase 40 anos atrás.Dissertação Acesso aberto Ecos marxistas na obra do Grupo Dziga Vertov: atrações, ideologia, distanciamento e desvio(2023-10) Bronzeri, MuriloO Grupo Dziga Vertov foi um coletivo de cineastas criado, em 1968, por Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, e que se dissolveu em 1972. O coletivo também surge logo após os eventos do Maio de 68 na França. Os filmes do Grupo Dziga Vertov tiveram muitos temas políticos que dialogavam com a esquerda francesa da época. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a filmografia do Grupo Dziga Vertov e encontrar “ecos”, ou seja, rastros, vestígios, de elementos marxistas em tais filmes. O corpus da pesquisa inclui quatro filmes do grupo: Sons britânicos, Lutas na Itália, Tudo vai bem, e Aqui e acolá, questionando-os a partir da “montagem de atrações” de Eisenstein (1988); o ensaio Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado, de Louis Althusser (1980); o “distanciamento” de Bertolt Brecht (1978); e o “desvio” de Guy Debord (1956). Para tanto, o trabalho divide-se em duas partes: um mapeamento bibliográfico conceitual e de contextualização histórica, seguido pela análise da filmografia, que se inspira na proposta de Manuela Penafria (2009). Mesmo que o Grupo Dziga Vertov já tenha sido estudado por outros autores, estudá-lo continua sendo uma oportunidade de colaborar com os estudos já existentes sobre o grupo. Além disso, os filmes do Grupo Dziga Vertov são obras que demoraram para chegar ao Brasil, já que foram exibidos pela primeira vez em 2005, e esse estudo pode inspirar cineastas a explorarem novas formas de expressão e fomentar discussões em torno de filmes sobre a realidade brasileira.Dissertação Acesso aberto HACIA UN CINE REVOLUCIONARIO: A Práxis do Cinema Revolucionário Latino-americano das Décadas de 1960 e 1970(2023-11) FREITAS, Allan Brasil deO presente trabalho tem por objetivo o estudo comparado da práxis do assim chamado cinema revolucionário, praticado na América Latina durante as décadas de 1960 e 1970, com foco nos grupos Cine Liberación, da Argentina, Grupo Ukamau, da Bolívia e o Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematograficos – ICAIC, de Cuba. Analisaremos as elaborações teóricas desenvolvidas por estes grupos, suas consequências para a prática cinematográfica, e como estas elaborações se traduzem em linguagem cinematográfica, utilizando como objeto para tal os filmes “Hasta la Victoria Siempre” (1967) e “De Cierta Manera” (1974/1977), ambos realizados pelo ICAIC, “El Coraje del Pueblo” (1971), realizado pelo Grupo Ukamau e “La Hora de los Hornos” (1968), realizado pelo Cine Liberación. Com este estudo, pretendemos suprir parte da falta de pesquisas dentro do audiovisual que articulem continentalmente a práxis deste tipo de cinema, entendendo seus objetivos políticos como intrínsecos ao seu projeto cinematográfico.Dissertação Acesso aberto A hospitalidade em espaços gastronômicos LGBTQIA+ friendly de Porto Alegre (RS)(2023-09-11) ARNONI, Filipe GonçalvesPartindo do pressuposto de que a forma pela qual os territórios urbanos são disponibilizados para o usufruto dos mais variados grupos sociais, incluindo a população LGBTQIA+, pode indicar sua condição hospitaleira de cidade, este estudo objetivo principal é investigar as dimensões da hospitalidade e as características dos espaços gastronômicos LGBTQIA+ friendly nas grandes cidades capazes de despertar sensações de acolhimento e bem-estar, bem como contribuir para a cidadania nos espaços urbanos, considerando as perspectivas tanto dos anfitriões quanto dos hóspedes. O estudo foi conduzido em três fases. A primeira consistiu em uma investigação qualitativa exploratória, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, para desenvolver o referencial teórico. A segunda etapa envolveu pesquisa teórico-empírica, combinando pesquisa bibliográfica e documental visando identificar e mapear os estabelecimentos gastronômicos em Porto Alegre/RS. A terceira fase compreendeu a coleta de comentários de usuários do Mapa LGBTQIA+ da Nohs Somos, entrevistas semiestruturadas com gestores desses estabelecimentos e observação participante em seus espaços. Os dados coletados foram analisados utilizando a análise de conteúdo, complementada pela triangulação dos dados com o material teórico. Os resultados corroboram com os pressupostos de pesquisa, a partir das percepções de anfitriões e hóspedes, sobre a presença de dimensões da hospitalidade, territorialidade; simbólica; social: acolhimento; comensalidade; sociabilidade e urbanidade, nos espaços gastronômicos LGBTQIA+ friendly de Porto Alegre. Esses espaços podem ser caracterizados pelo atendimento acolhedor, ambientação diferenciada, promoção de segurança e liberdade para manifestação dos afetos, como também a conexão com os movimentos e ações sociais de relevância para essa comunidade na cidade. Os espaços gastronômicos LGBTQIA+ friendly desempenham um papel importante na promoção da inclusão e da cidadania para a comunidade LGBTQIA+ nas grandes cidades. Esses espaços oferecem um ambiente seguro e acolhedor onde as pessoas podem ser elas mesmas e expressar suas identidades sem medo de preconceito ou discriminação.Dissertação Acesso aberto Hospitalidade em Viagens de Incentivo(2023-04-13) Librach Buckup, EduardoEste estudo foi proposto para investigar os benefícios da hospitalidade no segmento de mobilidade corporativa, especificamente no mercado de viagens de incentivo. Apresenta o resultado de uma pesquisa empírica, exploratória e explicativa pelo método misto, feita em três etapas com base nos conceitos Emic-Etic-Emic. O problema da pesquisa proposto foi compreender a importância da hospitalidade entre stakeholders envolvidos em mobilidade corporativa para alcançar um diferencial competitivo em viagens de incentivo. As proposições (P) da investigação foram: (P1) a hospitalidade exercida para stakeholders é importante ao criar fortes laços comerciais e vantagens competitivas no setor; (P2) a cultura da hospitalidade e os componentes do experienscape oferecidos em viagens de incentivo são fundamentais para criar experiências diferenciadas; e (P3) a meta-hospitalidade, quando alcançada em uma viagem de incentivo, se torna um diferencial aos premiados e cliente, garantindo o sucesso da viagem. Para elaboração e desenvolvimento deste estudo, foram apresentados conceitos gerais e outros específicos de hospitalidade, mobilidade corporativa, stakeholders, competitividade e viagens de incentivo por autores renomados em suas áreas de estudo. O instrumento de coleta de dados da pesquisa de campo foi organizado por meio de entrevistas em profundidade com gestores da área, membro de associações e sócios de agências do setor de viagens de incentivo; uma survey feita por meio de questionário estruturado com premiados/participantes dessas viagens e, por fim, um estudo de casos múltiplos por meio da observação participante do autor em três viagens (1. Brasil - Foz do Iguaçu, 2. Alemanha – Munique, Berlim e Áustria – Innsbruck e 3. Jamaica – Montego Bay). Os principais resultados encontrados foram que a hospitalidade é importante ao criar fortes laços comerciais e vantagens competitivas no setor, os componentes do experienscape são fundamentais nas viagens e a meta-hospitalidade é possível ser alcançada durante os incentivos. Inclusive existe uma relação interessante das teorias de experienscape e a meta-hospitalidade, que se entrelaçam e são complementares nas viagens de incentivo.Tese Acesso aberto Inteligência artificial aplicada na construção de indicadores de hospitalidade na cidade e destino turístico inteligente, São Paulo.(2023-05-02) Mazo, Alex MauricioOs estudos sobre as cidades e destinos turísticos classificados como “Inteligentes”, ou por intermédio de seu termo descrito na língua inglesa “Smart Cities”, buscam soluções para as mais diversas áreas do conhecimento. Investimentos, sustentabilidade e principalmente a tecnologia são alguns aspectos apontados por esses estudos para que essas cidades se tornem competitivas. No entanto, essa visão macro levantada pelos gestores, que, em sua maioria são responsáveis pelo planejamento de uma cidade, não levam em consideração os vínculos de hospitalidade entre os indivíduos/grupos, bem como não tratam de assuntos relacionados às relações interpessoais. Adicionado a esse cenário, a observação da ocorrência de características de hospitalidade se tornou ainda mais prejudicada com a necessidade do isolamento social decorrente da contaminação mundial do Coronavírus. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é compreender a partir da perspectiva da hospitalidade, como a configuração dos espaços, comerciais e públicos, favorecem as relações interpessoais entre indivíduos/grupos nos espaços de uma cidade classificada como inteligente e como as leis, ritos e tempo da hospitalidade contribuem para essas relações, criando indicadores que possibilitem a identificação tangível dos aspectos da hospitalidade encontrados nesses espaços e, por consequência, colaborem com a competitividade de uma cidade integrante de uma rede de cidades. Por sua natureza qualitativa e quantitativa a abordagem Emic-Etic-Emic foi definida para os objetivos proposto deste estudo. Na primeira etapa Emic, para os dados coletados por intermédio das técnicas de fotoetnografia e observação estruturada, será adotada a metodologia de análise de conteúdo. Na segunda etapa Etic, por intermédio da utilização de inteligência artificial, será realizado o mapeamento do processo que sustentará o desenvolvimento das variáveis nos dados coletados. E na última etapa Emic será demostrado os resultados obtidos com a aplicação da IA.Monografia Acesso aberto O Level Design nos Videogames A Arquitetura como Experiência(2022) Gonçalves, Diogo AugustoOs videogames evoluem em sua forma e linguagem constantemente e concomitantemente com os avanços tecnológicos. Cada nova geração de console inaugura novas potencialidades e formas de jogo. Nesta perspectiva, é imperativo que os estudos acerca dos videogames acompanhem essa evolução e ressignifique os entendimentos referentes às possibilidades de discurso que os avanços tecnológicos propiciam à experiência imersiva dos jogos. Sendo os videogames uma mídia interativa, a ação dramática que influencia as histórias acontece a partir da ação do jogador em um espaço projetado digital. Diante disso, a presente tese busca compreender como acontece a relação entre o level design e a arquitetura, no sentido de engajar e provocar o jogador ao criar experiências distintas nos diferentes gêneros de jogos, dado que, nos videogames, as próprias mecânicas de gameplay influenciam a consolidação desses gêneros. Para tal compreensão, a pesquisa foi articulada a fim de desenvolver uma taxonomia a respeito do level design, a qual acontece através de uma pesquisa bibliográfica, que tangencia conhecimentos referentes a videogames, mais especificamente ao level design, à arquitetura e à arquitetura narrativa. Após o desenvolvimento de tal classificação, são realizados cinco estudos de caso, que visam aplicar e testar a taxonomia. Dessa forma, foi possível conceituar os princípios de level design e compreender como ele se apropria dos estilos arquitetônicos tencionando a criação de experiências imersivas complexas, que funcionam em diferentes composições espaciais. A arquitetura sendo um agente importante da composição lúdica dos jogos, atua como um elemento de suporte ao gameplay. Assim, o estudo referente à arquitetura acontece sob a perspectiva de diferentes jogos que emulam ou referenciam estilos arquitetônicos visando a experiência narrativa, além de outras funções inerentes aos videogames, como definir limites, proporcionar estratégias de jogo ou mesmo estabelecer relações entre agentes narrativos. Desse modo, este estudo pretende estabelecer critérios de análise e desenvolvimento de level design a partir de uma arquitetura narrativa.Tese Acesso aberto O design emocional no mercado de ações: experiências utilizando a realidade virtual(2023-03) FERNANDES, Carlos Augusto GottsfritzA presente tese propõe uma representação visual do mercado de ações brasileiro sob a égide do design emocional de Donald Norman, manifestada por meio de experiências desenvolvidas utilizando a realidade virtual. Atualmente a negociação de ativos do mercado financeiro ocorre em plataformas digitais, representadas por ordens de compra e venda de ações em uma determinada cotação – muitas vezes apresentada por gráficos bidimensionais intermitentes. Todavia, por ser uma operação altamente sintética e célere, o interator acaba se deparando com lacunas informacionais que fogem ao escopo da visualidade gráfica – tornando este sistema um convite à uma possível abstrata especulação alfanumérica. O design permite mediar este diálogo levando em consideração os três níveis do design emocional: visceral, comportamental e reflexivo. A junção dos aspectos estéticos, funcionais e simbólicos no projeto pode aprofundar a discussão na hora da aquisição das mercadorias, inserindo em jogo a atividade-fim dos fornecedores e algumas características das empresas. Em prol de uma proposta experimental, foi utilizada a realidade virtual para criar um ambiente tridimensional. O cenário escolhido corresponde a estrutura física de um supermercado, na qual as ações negociadas são apresentadas como mercadorias no formato de dioramas e exibidas em gôndolas, ilhas e outros displays personalizados. Além de reaproveitar modelos conceituais e rotinas praticadas por consumidores do varejo, a intenção é provocar questionamentos em uma cultura centrada no desempenho como força motriz do progresso. O resultado final permite observar as possibilidades da ressignificação visual e futuramente irá auxiliar na criação de novas experiências imersivas em espaços transdisciplinares.Dissertação Acesso aberto Pombagiras na Encruzilhada: incorporação, design de aparência e desobediência de gênero(2023-03) SANTOS, Gustavo Rocha e SilvaEsta pesquisa cruza estudos relacionados ao corpo, gênero e design de aparência focando na Pombagira, entidade das religiões afro-brasileiras Umbanda e Candomblé. A metodologia inclui revisão teórica que perpassa linhas de abordagem relativas ao corpo, às perspectivas de gênero, à composição da aparência e às práticas de incorporação. Além desta tomada, também foi praticado o método do “pesquisador cambono” proposto por Simas e Rufino (2019), caracterizado pela observação e participação no campo de pesquisa. Por meio dessas estratégias, algumas das dinâmicas do corpo no terreiro foram vivenciadas no Centro Espírita Pai Tupiara de Umbanda Afro-Brasileira, localizado em Santos (SP), onde foram realizados entrevistas e registros fotográficos das Pombagiras. O percurso é iniciado com uma abordagem sobre o corpo, com recortes relativos ao gênero e à aparência, para encaminhar questões sobre as dinâmicas identitárias e expressividades de gênero contra-hegemônicas. Por meio de percurso histórico e apresentação sobre algumas das práticas ritualísticas de terreiros, observam-se aspectos das relações entre corpo e gênero na Umbanda. Nos espaços sagrados da religião, o corpo é cruzado pelo fenômeno do transe de incorporação, caracterizado pela alternância de consciência, bem como pela expressividade corporal e pela aparência correspondentes à entidade incorporada. Nos momentos de transe, os corpos se reconstroem com gestualidades, vestimentas, maquiagens e acessórios, entre outros elementos que integram sua aparência, ora reiterando, ora desobedecendo aos princípios da heteronormatividade que delineiam figuras masculinas ou femininas. Na incorporação da Pombagira, algumas desobediências se manifestam, pois estas entidades se expressam como mulheres ao mesmo tempo em que aspectos sociais associados às masculinidades são incorporados. Neste contexto, considera-se que o corpo em transe, tornado Pombagira, contraria noções hegemônicas de gênero e as colocam na encruzilhada entre padrões pré-estabelecidos, subversão, expressividade e criação.Dissertação Acesso aberto Raimiverso: a experiência multidimensional no cinema de Sam Raimi(2024-04) GARCIA, Francisco GabrielEsta pesquisa visa refletir uma possível relação existente entre a maneira como o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), do cineasta Sam Raimi, é assistido na experiência do cinema 4D, e o modo como o seu primeiro filme, Uma Noite Alucinante (1981) foi filmado. O estudo propõe um olhar sobre a evolução da criatividade no fazer cinema e como a tecnologia vem transformando tanto os produtos audiovisuais quanto o modo que o espectador do século XXI os experimenta. O cineasta Sam Raimi, participante ativo desta evolução, está presente na cultura popular por mais de quatro décadas. É pensado, portanto, o universo transmidiático de filmes do cineasta, cujas marcas autorais de horror-cômico e aparatos analógicos criativos que visam atingir profundidade em suas tomadas compõem o chamado “Raimiverso”. O romancista de horror Stephen King é posicionado como o crítico fundamental para a formação desse universo, ao escrever sobre o primeiro filme de Sam Raimi. São, então, traçadas relações com a magia dos filmes de truques, os filmes de William Castle, o Cinema de Atrações, e perspectivas sobre o observador, a percepção, a narrativa e a experiência no cinema 4D – este como uma espécie de cinema de atrações contemporâneo. Dessa forma, o estudo propõe duas analogias, a partir da experiência multidimensional: o Efeito Montanha-Russa, em que os estímulos contam mais do que a narrativa, como acontece num passeio dessa atração; e a Gangorra dos Estímulos, em que o conforto do espectador e o seu envolvimento com a narrativa diminuem conforme aumentam os estímulos sensoriais a que este é submetido. Essas observações sugerem um percurso evolutivo dos processos criativos no cinema e convidam à reflexão sobre relações diferentes e similares entre fazer e assistir a filmes. Além disso, o trabalho pode contribuir com um importante reconhecimento de como a tecnologia influencia a prática de produção cinematográfica contemporânea, e quais os maiores interesses, sejam mercadológicos, comerciais ou culturais.Tese Acesso aberto Rituais de Hospitalidade no Caminho de Cora Coralina: protagonismo das anfitrãs de meios de hospedagem em povoados goianos(2023-08) PASSOS, Lisandra Lavoura CarvalhoNo interior do estado de Goiás, foi inaugurado em 2018, o Caminho de Cora Coralina em homenagem à poetisa que nasceu na cidade de Goiás, que retrata em um estilo único a natureza, a vida cotidiana e a cultura brasileira. Trata-se de uma rota turística, com cerca de 300 km de extensão, entre os municípios de Corumbá de Goiás e a Cidade de Goiás, em um local conhecido como Região do Ouro, palco da exploração desse minério no século XVIII, onde há presença de sítios naturais, históricos e arqueológicos. A implementação desse caminho gerou mobilização do poder público e a criação da Associação do Caminho de Cora Coralina que reúne, aproximadamente, 30 empreendedores, com a presença de mulheres à frente de vários meios de hospedagem em povoados, que não possuem as mesmas características e condições de cidades consolidadas que fazem parte do caminho. Nesse cenário desenvolvi uma pesquisa qualitativa, com base no método etnográfico, a fim de compreender as relações de hospitalidade presentes nos rituais protagonizados pelas anfitriãs dos meios de hospedagem em povoados do Caminho de Cora Coralina. Após abordar rotas e trilhas turísticas, seguida pela vida e legado da poetisa, entendo o Caminho como uma rota cultural, ecoturística e de turismo esportivo e, ainda, uma trilha de longo curso de caráter polissêmico, símbolo da poetiza como fonte de inspiração e persistência aos caminhantes e ciclistas. Com base em documentos e entrevistas com pioneiros, planejadores e executores, apresento o histórico do Caminho desde o seu plano conceitual em 2013, a inauguração em abril de 2018 e sua gestão até junho de 2023. Em quatro viagens ao campo identifiquei seis anfitriãs em meios de hospedagem de povoados rurais, percorri todo o Caminho como turista-peregrina, vivenciando as suas etapas de esforço físico, esforço mental e introspecção e coletei dados sobre atuação dessas anfitriãs por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas. A partir da descrição densa, analisei e discuti, à luz de estudiosos sobre o assunto, os rituais e as cenas nas relações de hospitalidade entre anfitriãs e seus hóspedes nas etapas de iniciação, acolhimento e estreitamento dos vínculos. Na primeira, percebi a falta de planejamento na recepção, na segunda, a hospedagem e a alimentação como essenciais e, na terceira, o eventual estreitamento de vínculos, caracterizando a intensidade dessas relações. Observei que, em alguns meios de hospedagem, todos os rituais e todas as etapas se desenvolveram, mas, em outros, pouco avançaram para além da recepção ou não se instalaram. Percebi elementos no cotidiano da vida simples das anfitriãs no meio rural como características associadas à perpetuidade dessa ruralidade que produzem uma conexão peculiar nas relações de hospitalidade entre elas e seus hóspedes, personalizando, assim, os rituais de hospitalidade nos meios de hospedagem analisados no Caminho de Cora Coralina. Enfatizo, ao final, a identificação dessas mulheres com a poetisa Cora Coralina, uma mulher antes desconhecida, mas que se tornou fonte de inspiração para elas.Dissertação Acesso fechado Selfie museum e espaços instagramáveis: design de ambientes para o meio digital(2023-09) SAGRILLO, Isabela CovreEsta dissertação aborda o estudo dos ambientes conhecidos como instagramáveis, que são espaços projetados com o objetivo de atrair e cativar a atenção das pessoas para a produção de conteúdo nas redes sociais, principalmente no Instagram. O trabalho se justifica pela falta de uma base acadêmica dedicada à compreensão desses ambientes sob uma perspectiva mercadológica. Para desenvolver esse tema, inicialmente é apresentado um contexto histórico sobre o autorretrato e sua evolução ao longo do tempo, acompanhando o surgimento e aprimoramento das tecnologias de imagem, especialmente em relação às selfies. Além disso, é feita uma análise da cultura da exposição pessoal por meio das selfies e do fenômeno "aqui e agora", impulsionado pelas possibilidades da internet. Um ponto central da dissertação é a introdução do conceito de selfie museum, um espaço projetado exclusivamente para a produção de conteúdo destinado à internet, visto no decorrer da pesquisa que não necessariamente ao compartilhamento de selfies nas redes sociais. Esses espaços apresentam diversos ambientes elaborados com a intenção específica de serem instagramáveis, ou seja, de proporcionarem cenários visualmente atrativos e estimulantes para as fotos compartilhadas. Posteriormente, é proposta uma taxonomia que enumera e descreve as principais características de design que contribuem para a formação do conceito de ambiente instagramável. Para a análise dessas características, foram escolhidos como objeto de estudo os selfie museums, devido à sua conexão direta com o tema em questão. Por fim, a pesquisa se encaminha para um levantamento técnico que visa investigar os selfie museums existentes no Brasil, com o intuito de analisar a adequação desses ambientes ao contexto do Design. Essa análise visa compreender como os espaços são concebidos e projetados para serem atrativos para o público, estimulando o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Em resumo, esta dissertação preenche uma lacuna na pesquisa acadêmica ao explorar os ambientes instagramáveis e os selfie museums sob uma perspectiva mercadológica, contextualizando-os historicamente e examinando suas características de design. Ao fazer isso, busca-se compreender como esses espaços se conectam com a cultura da exposição pessoal nas redes sociais e como o Design pode ser aplicado para aprimorar a experiência dos usuários nesses ambientes digitais.