Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Autor "MAGNO, Maria Ignês Carlos"
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Dissertação Acesso aberto HACIA UN CINE REVOLUCIONARIO: A Práxis do Cinema Revolucionário Latino-americano das Décadas de 1960 e 1970(2023-11) FREITAS, Allan Brasil deO presente trabalho tem por objetivo o estudo comparado da práxis do assim chamado cinema revolucionário, praticado na América Latina durante as décadas de 1960 e 1970, com foco nos grupos Cine Liberación, da Argentina, Grupo Ukamau, da Bolívia e o Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematograficos – ICAIC, de Cuba. Analisaremos as elaborações teóricas desenvolvidas por estes grupos, suas consequências para a prática cinematográfica, e como estas elaborações se traduzem em linguagem cinematográfica, utilizando como objeto para tal os filmes “Hasta la Victoria Siempre” (1967) e “De Cierta Manera” (1974/1977), ambos realizados pelo ICAIC, “El Coraje del Pueblo” (1971), realizado pelo Grupo Ukamau e “La Hora de los Hornos” (1968), realizado pelo Cine Liberación. Com este estudo, pretendemos suprir parte da falta de pesquisas dentro do audiovisual que articulem continentalmente a práxis deste tipo de cinema, entendendo seus objetivos políticos como intrínsecos ao seu projeto cinematográfico.Dissertação Acesso aberto Raimiverso: a experiência multidimensional no cinema de Sam Raimi(2024-04) GARCIA, Francisco GabrielEsta pesquisa visa refletir uma possível relação existente entre a maneira como o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), do cineasta Sam Raimi, é assistido na experiência do cinema 4D, e o modo como o seu primeiro filme, Uma Noite Alucinante (1981) foi filmado. O estudo propõe um olhar sobre a evolução da criatividade no fazer cinema e como a tecnologia vem transformando tanto os produtos audiovisuais quanto o modo que o espectador do século XXI os experimenta. O cineasta Sam Raimi, participante ativo desta evolução, está presente na cultura popular por mais de quatro décadas. É pensado, portanto, o universo transmidiático de filmes do cineasta, cujas marcas autorais de horror-cômico e aparatos analógicos criativos que visam atingir profundidade em suas tomadas compõem o chamado “Raimiverso”. O romancista de horror Stephen King é posicionado como o crítico fundamental para a formação desse universo, ao escrever sobre o primeiro filme de Sam Raimi. São, então, traçadas relações com a magia dos filmes de truques, os filmes de William Castle, o Cinema de Atrações, e perspectivas sobre o observador, a percepção, a narrativa e a experiência no cinema 4D – este como uma espécie de cinema de atrações contemporâneo. Dessa forma, o estudo propõe duas analogias, a partir da experiência multidimensional: o Efeito Montanha-Russa, em que os estímulos contam mais do que a narrativa, como acontece num passeio dessa atração; e a Gangorra dos Estímulos, em que o conforto do espectador e o seu envolvimento com a narrativa diminuem conforme aumentam os estímulos sensoriais a que este é submetido. Essas observações sugerem um percurso evolutivo dos processos criativos no cinema e convidam à reflexão sobre relações diferentes e similares entre fazer e assistir a filmes. Além disso, o trabalho pode contribuir com um importante reconhecimento de como a tecnologia influencia a prática de produção cinematográfica contemporânea, e quais os maiores interesses, sejam mercadológicos, comerciais ou culturais.