Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Autor "FAGUNDES, Eduarda Gabriely Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Repercussões da síndrome de burnout no profissional docente do ensino fundamental do município de São José-SC(2023-12) FAGUNDES, Eduarda Gabriely Almeida; OLIVEIRA, Karine MourãoEste artigo aborda a repercussão da Síndrome de Burnout na vida dos docentes, sendo que é caracterizada por uma junção de esgotamento crônico, comportamento, emoções e atitudes negativas na relação do individuo com suas condições do trabalho. Nesse contexto, o estudo analisa como os aspectos relacionados à falta de reconhecimento, sobrecarga de trabalho, pressão por resultados e a insuficiência do apoio emocional e psicológico colaboram para o adoecimento dos docentes. Portanto, o estudo analisa as repercussões da síndrome de burnout no profissional docente do ensino fundamental da rede municipal de São José-SC, sendo uma pesquisa qualitativa de caso único de um professor diagnosticado com Síndrome de Burnout, usando o modelo de entrevista semiestruturada, onde foi utilizado a técnica de captação de participantes bola de neve e a entrevista foi transcrita e categorizada de acordo com a teoria de Olabuénaga (1999). Diante disso, foi constatado através dos dados coletados que a falta de tempo, estresse e a falta de uma rede de apoio pelo Estado influenciaram para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout, evidenciando a necessidade de políticas de valorização e suporte profissional, e a difusão da busca por ajuda profissional e de um ambiente de trabalho saudável.