Psicologia

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Meninas adolescentes e o acesso aos serviços de saúde mental na saúde pública: a perspectiva de profissionais da psicologia na atenção básica
    (2023-12) LAUREANO, Ana Lívia Guanabara; MELO, Luana da Silva; PEREIRA, Mariana
    Compreendendo a Atenção Básica como um relevante meio de garantia do cuidado integral à saúde e principal porta de entrada para os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), este artigo tem como objetivo explorar as percepções das(os) profissionais da Psicologia acerca do acesso de meninas adolescentes aos serviços de saúde mental na Atenção Básica do município de Florianópolis/SC. Para aprofundar essa temática, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em formato digital, com três psicólogas que atuam com o público adolescente nos Centros de Saúde da capital de Distritos Sanitários distintos, sendo eles Norte, Sul e Continente. Os dados coletados foram submetidos a uma análise qualitativa mediante a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o impacto significativo dos determinantes sociais na concretização do direito das adolescentes ao acesso à saúde, destacando que a atuação da Psicologia na Atenção Básica perpassa problemáticas como carências estruturais e a falta de profissionais diante de uma crescente demanda. As barreiras de acesso para as adolescentes abarcam questões relacionadas à vulnerabilidade social, experiências de violência e sobrecarga de responsabilidades. A ausência de familiaridade com os cuidados oferecidos pelos Centros de Saúde é um desafio, destacando a urgência de estratégias territoriais e de uma comunicação intersetorial mais eficaz. Para proporcionar um cuidado mais amplo e inclusivo às adolescentes, salienta-se a necessidade de mais estudos na área, maior investimento em políticas públicas, qualificação profissional e ampliação das estruturas físicas especializadas
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O manejo clínico da gestalt terapia em adolescentes
    (2023-12) SANTOS, Agnyz Kharen Silva; STALL, Helenice Izabel
    O presente trabalho é uma revisão de literatura de alguns dos principais autores da abordagem Gestalt-terapia, visando o manejo clínico no atendimento com adolescentes. Tal análise foi feita através de leitura e pesquisa de artigos e livros que trazem a temática, com o objetivo de se fazer uma revisão bibliográfica a respeito de como a Gestalt terapia compreende e intervém na adolescência, para se criar e ampliar possibilidades que contemplem as necessidades do adolescente e faça sentido na relação terapeuta/cliente, se construindo assim um processo terapêutico mais humanizado e individualizado. Revisar temáticas da adolescência, entender que adolescentes possuem peculiaridades, mas também são seres únicos e chegam no consultório com suas histórias, cultura, subjetividades que desenvolveram num determinado contexto. Para a Gestalt-terapia a adolescência não tem limítrofes, podem existir indivíduos adultos com comportamentos de adolescentes ou vice-versa. O que precisa ser visto é o aqui e agora do atendido, as possibilidades que ele possui para utilizar o ajustamento criativo a seu favor. Além desta visão, a pesquisa apresenta algumas técnicas da Gestalt-terapia, para o uso em processo terapêutico, não sendo um manual, apenas sugestões para o manejo clínico com adolescentes. Alertando que o setting terapêutico deve ser observado e aproveitado com o que acontece naquele momento. Fica entendido que se faz necessário seguir com pesquisas, estudos e investigações em como as práticas da Gestalt-terapia podem contribuir para uma melhor percepção e compreensão no auxílio ao atendido, para este conseguir refletir sobre sua existência e ser no mundo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Feminino: constituição através do complexo de Édipo
    (2023-12) BAIER, Nadine Cauanne; CARVALHO, Gabrielly Caetano; SOUZA, Lucas Grisard de
    O Complexo de Édipo, conforme descrito por Freud, é utilizado para explicar a formação subjetiva feminina e masculina. A análise das implicações desse complexo na constituição do sujeito feminino nos textos freudianos entre 1924 e 1933 é o foco desta pesquisa qualitativa. O estudo se baseia em referências bibliográficas e nos escritos de Freud nesse período, buscando compreender como se dá a formação da menina por meio do Complexo de Édipo. Freud destaca, nesse processo de constituição ao redor do Complexo de Édipo, a relevância da diferença anatômica como um significante crucial, em que o falo assume papel representativo. Essa ênfase evidencia como os textos de Freud não apenas foram utilizados como fonte de pesquisa por outros analistas, mas também continuam sendo uma ferramenta científica valiosa para pesquisadores interessados em explorar a natureza da feminilidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A gestalt terapia e a terapia cognitivo-comportamental no manejo clínico em adolescentes com comportamento suicida
    (2023-12) FREITAS, Hellen Amanda Lima de Oliveira; VIEIRA, Kauany Luana; SANTOS, Luana da Silva dos
    A ocorrência de suicídios tem um impacto significativo na sociedade, porém a implementação de estratégias preventivas e a realização de pesquisas que promovam a importância da vida ainda são limitadas devido à sensibilidade e controvérsia associadas a esse tema. Neste artigo, buscaremos aprofundar essa temática, com objetivo de explorar como a Gestalt Terapia e a Terapia Cognitivo-Comportamental manejam a intervenção clínica no comportamento suicida durante a adolescência, visando a prevenção desse fenômeno, que ao decorrer dos anos vem aumentando cada vez mais seus números. Para realizar o presente estudo, fez-se necessário um levantamento bibliográfico, com pesquisa qualitativa buscando investigar o mesmo fenômeno por meio dessas duas abordagens através de materiais relevantes já publicados sobre o tema. Diante disso, a Gestalt-Terapia nos traz que o propósito do terapeuta é potencializar seu cliente em diversas áreas ao longo do processo terapêutico. É necessário reconhecer e identificar os fatores predisponentes destacados por especialistas, os quais demandam ação imediata em determinadas circunstâncias e sendo indispensável uma auto-avaliação por parte do terapeuta sobre suas próprias crenças e emoções relacionadas ao suicídio, visto que esses elementos terão grande impacto no processo terapêutico. Já para a Terapia Cognitivo-Comportamental, o terapeuta tem a possibilidade de introduzir o planejamento de segurança como uma abordagem para ajudar o paciente a reconhecer os sinais de alerta ou os gatilhos, estes identificados na entrevista inicial. Destaca-se a participação dos pais como crucial, bem como a importância de estabelecer um contrato de segurança com o adolescente, o qual deve conter estratégias e alternativas para lidar com desafios. As técnicas aplicadas se centralizam na regulação emocional, no desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais, bem como na resolução de problemas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relação de vínculo afetivo na interação do homem com o animal de estimação
    (2023-12) LEAL, Ana Paula Gioscia; PEREIRA, Felipe Queiroz
    O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre a interação do ser humano com o animal de estimação. Tem por objetivo caracterizar a relação de vínculo afetivo do ser humano com seu animal de estimação, identificar os possíveis benefícios emocionais adquiridos e verificar possíveis fatores emocionais adoecedores nessa relação e compreender qual o papel social atribuído pelo tutor ao seu animal de estimação. Os entrevistados dessa pesquisa foram dez voluntários, tutores de no mínimo um animal de estimação. Para a execução da pesquisa foi aplicado uma entrevista estruturada, onde foi possível coletar características da relação dessas pessoas com seus animais de estimação, a influência que os animais exercem em suas vidas, os benefícios adquiridos nessa interação e os sentimentos envolvidos na relação. A idade dos participantes variou entre 26 e 73 anos, sendo um entrevistado do sexo masculino e as demais entrevistadas do sexo feminino. Analisando os resultados obtidos observou-se que todos os entrevistados trouxeram um vínculo com aspectos emocionais positivos na relação com seus animais, e um papel social atribuído ao animal de filho ou membro da família. Os aspectos negativos e/ou possivelmente adoecedores foram associados ao afastamento do animal e ao estado de saúde do animal.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação entre presença e ausência paterna no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança pela perspectiva psicanalítica
    (2023-12) FERNANDES, Amanda de Abreu; SILVA, Thuanne Alexandra Vargas Farias da
    Entre as diferentes representações familiares, o presente trabalho tem como objetivo abordar aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil nos casos em que há a ausência afetiva paterna independente das estruturas familiares e nele serão apresentados fatores sobre a função paterna, os benefícios do envolvimento paterno no desenvolvimento da criança, contrapondo como sua ausência afeta diretamente o desenvolvimento emocional e cognitivo infantil. Neste trabalho, não foram considerados aspectos de violência intrafamiliar, de ambiente hostil e abusivo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Características da dinâmica relacional familiar de pessoas com Transtorno de personalidade borderline: revisão integrativa
    (2023-12) JUNKES, Adriana; SENGER, Adriana; SILVA, Miriam Carolina da
    Por meio de uma revisão integrativa objetivou-se entender a qualidade dos vínculos familiares, verificar a dinâmica familiar pregressa e identificar as principais características da rede de apoio social de pessoas com este transtorno. Foram encontrados 15 artigos aderentes ao objetivo da pesquisa, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online – Scielo Brasil e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS Saúde), considerando a janela dos últimos 10 anos, por meio dos descritores Transtorno de personalidade borderline. Dentre os achados, evidenciou-se um ambiente familiar conturbado, caracterizado pela violência verbal e física, abuso sexual, dependência química e cuidados básicos negligenciados. Tudo isso corrobora para que os vínculos familiares sejam frágeis, com baixa confiança, na maior parte das amostras. Este cenário, por sua vez, impacta na dificuldade de criar e manter relações interpessoais saudáveis, implicando negativamente na criação de uma rede de apoio eficaz, configurando o maior desafio do psicólogo clínico a criação e o nutrimento de um vínculo com seu paciente, para o não-abandono do tratamento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Características da dinâmica relacional familiar de pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline: revisão integrativa
    (2023-12) JUNKES, Adriana; SENGER, Adriana; SILVA, Miriam Carolina da
    Por meio de uma revisão integrativa objetivou-se entender a qualidade dos vínculos familiares, verificar a dinâmica familiar pregressa e identificar as principais características da rede de apoio social de pessoas com este transtorno. Foram encontrados 15 artigos aderentes ao objetivo da pesquisa, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online – Scielo Brasil e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS Saúde), considerando a janela dos últimos 10 anos, por meio dos descritores Transtorno de personalidade borderline. Dentre os achados, evidenciou-se um ambiente familiar conturbado, caracterizado pela violência verbal e física, abuso sexual, dependência química e cuidados básicos negligenciados. Tudo isso corrobora para que os vínculos familiares sejam frágeis, com baixa confiança, na maior parte das amostras. Este cenário, por sua vez, impacta na dificuldade de criar e manter relações interpessoais saudáveis, implicando negativamente na criação de uma rede de apoio eficaz, configurando o maior desafio do psicólogo clínico a criação e o nutrimento de um vínculo com seu paciente, para o não-abandono do tratamento.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Repercussões da síndrome de burnout no contexto familiar
    (2023-12) RIBEIRO, Manoela Maris; SCHEIDT, Elisabete; SOARES, Eliana Amorim
    Em 2019 a Síndrome de Burnout, que é o resultado do estresse crônico no trabalho não administrado com sucesso, foi inclusa na Classificação Internacional de Doenças – CID 11. Em 2020, cerca de um terço da população brasileira já havia sido diagnosticada com a doença. Além das repercussões na saúde do sujeito, o excesso de trabalho também incide sobre o contexto familiar, inclusive quando o trabalhador adoece em decorrência da sua atividade laboral. Este estudo teve como objetivo compreender as repercussões da Síndrome de Burnout no contexto familiar. A pesquisa foi realizada através da metodologia de estudo de caso múltiplo, com entrevista semiestruturada com três participantes entre 18 e 65 anos que foram diagnosticados com a Síndrome de Burnout há pelo menos dois anos, e que moravam com a família no período do acometimento. Foi possível observar rompimentos de vínculos familiares em decorrência da doença, ideações e comportamentos suicidas do membro acometido, impactando as relações familiares, bem como a busca por espiritualidade e acompanhamento com profissionais de saúde mental, sendo essas, estratégias de enfrentamento do sujeito e seus familiares. Além disso, a importância do acolhimento e apoio familiar se destacaram como aspectos positivos no tratamento dessas pessoas. É possível concluir que podem ocorrer mudanças profundas nas relações familiares quando um dos membros da família é acometido pela Síndrome de Burnout. E ainda, pesquisas com amostras maiores e outros recortes socioeconômicos devem ser realizadas acerca desse tema para uma compreensão mais ampla do assunto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Repercussões da síndrome de burnout no profissional docente do ensino fundamental do município de São José-SC
    (2023-12) FAGUNDES, Eduarda Gabriely Almeida; OLIVEIRA, Karine Mourão
    Este artigo aborda a repercussão da Síndrome de Burnout na vida dos docentes, sendo que é caracterizada por uma junção de esgotamento crônico, comportamento, emoções e atitudes negativas na relação do individuo com suas condições do trabalho. Nesse contexto, o estudo analisa como os aspectos relacionados à falta de reconhecimento, sobrecarga de trabalho, pressão por resultados e a insuficiência do apoio emocional e psicológico colaboram para o adoecimento dos docentes. Portanto, o estudo analisa as repercussões da síndrome de burnout no profissional docente do ensino fundamental da rede municipal de São José-SC, sendo uma pesquisa qualitativa de caso único de um professor diagnosticado com Síndrome de Burnout, usando o modelo de entrevista semiestruturada, onde foi utilizado a técnica de captação de participantes bola de neve e a entrevista foi transcrita e categorizada de acordo com a teoria de Olabuénaga (1999). Diante disso, foi constatado através dos dados coletados que a falta de tempo, estresse e a falta de uma rede de apoio pelo Estado influenciaram para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout, evidenciando a necessidade de políticas de valorização e suporte profissional, e a difusão da busca por ajuda profissional e de um ambiente de trabalho saudável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mulheres e envelhecimento: como a vivência do corpo no envelhecimento afeta a saúde mental das mulheres na meia-idade
    (2023-12) MARIANO, Leandra Martinha; JUNQUEIRA, Camila Maiara Kaiper da Rosa; SANTOS, Ângela Alvarenga dos; REIS, Sheila Cristiane de Oliveira
    O presente artigo discute de forma reflexiva sobre o envelhecimento feminino, atravessado pelas questões dos corpos e da saúde mental das mulheres a partir da meia-idade. Neste contexto, estudou-se as questões históricas, culturais, biológicas, psicológicas e sociais que atravessam o cotidiano feminino e que necessitam ser avaliadas de forma integrada para melhor compreensão do tema. Nesta perspectiva foram abordados pontos específicos a fim de contemplar diversas nuances envolvidas na complexidade do conteúdo apresentado, sendo eles: significado do envelhecimento para as mulheres de meia-idade; o relacionamento das mulheres de meia-idade com os seus corpos no decorrer do processo de envelhecimento; e por fim, a caracterização dos fatores que afetam a saúde mental das mulheres de meia-idade no processo de envelhecimento. O estudo enfatizou a necessidade de se buscar estratégias para desafiar os padrões de beleza, promover a aceitação do corpo e fortalecer a autonomia. Ademais, a pesquisa instigou a interdisciplinaridade no desenvolvimento de estratégias e políticas públicas inclusivas, contribuindo para a compreensão e promoção do bem-estar das mulheres no processo do envelhecimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Pós-internação institucional em saúde mental: desafios e perspectivas dos egressos para a reinserção social
    (2023-12) RODRIGUES, Lucas de Souza; SILVA, Regina Vieira Leandro da
    Este artigo aborda a pós-internação em saúde mental, examinando desafios e perspectivas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza entrevistas semiestruturadas para compreender a experiência de pessoas com internações psiquiátricas de duração igual ou superior a quatro semanas. Evidenciam-se a falta de suporte estruturado, deficiências na comunicação entre serviços e persistência da influência institucional na autonomia pós-alta. Destaca-se a importância da participação social na reinserção. Recomenda-se uma abordagem integrada para uma transição ao convívio social eficiente e promotora de saúde, que proporcione segurança física e psicológica aos egressos.